IPS - ESE - Escola Superior de Educação
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IPS - ESE - Escola Superior de Educação by Author "Alcântara, Cíntia Daniela Gonçalves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Organização do espaço como promotor das interações em educação de infânciaPublication . Alcântara, Cíntia Daniela Gonçalves; Figueira, SofiaO presente projeto de investigação, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar, tem como principal objetivo compreender de que forma a organização do espaço pode promover interações em contextos de infância. A questão de partida que orienta este estudo é: “Como organizar o espaço de forma a potenciar interações entre pares, em creche e jardim de infância?” O estudo insere-se numa metodologia de investigação qualitativa, e de investigação-ação, desenvolvido nos contextos de creche e jardim de infância. Durante o processo, foram utilizados vários procedimentos de recolha de informação, tais como a observação e as notas de campo, a análise documental, os registos fotográficos e o inquérito por questionário. Posterioamente, os dados foram analisados através da técnica de análise de contéudo. A reflexão das intervenções realizadas permitiu perceber como a organização do espaço influencia diretamente as interações entre pares, destacando a importância de um espaço bem organizado, que permita a exploração e a interação. Foi possível compreender que, ao responder às necessidades e interesses das crianças, a organização do espaço facilita interações sociais espontâneas e contribui para o seu desenvolvimento e aprendizagem. Este estudo evidenciou ainda o papel fundamental do educador de infância enquanto gestor do ambiente educativo, sendo essencial que o educador planeie e organize o espaço de forma intencional, criando condições que favoreçam as interações e o desenvolvimento social das crianças.
