ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar by Author "Alves, Mónica Alexandra Dias"
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- A IMPORTÂNCIA DAS INTERAÇÕESSOCIAIS NO DESENVOLVIMENTO DASCOMPETÊNCIAS SOCIAISPublication . Alves, Mónica Alexandra Dias; Machado, RicardoO presente relatório insere-se no âmbito da prática pedagógica supervisionada do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e, sabendo que as interações sociais podem promover formas de aprendizagem significativa por parte das crianças (Silva et al., 2016), este pretende refletir e analisar todas as intervenções realizadas dentro desta área ao longo deste período de prática pedagógica. As interações sociais assumem um papel importante quando se pretende promover um desenvolvimento e uma aprendizagem significativa. Assim, e tendo em conta que é através do desenvolvimento destas interações com os outros e com o meio que desenvolvemos as competências sociais necessárias ao saudável crescimento de qualquer ser humano, é através do contacto com os outros que refletimos sobre as práticas que devemos adaptar e sobre aquelas que devemos melhorar, sendo isto fundamental para uma vida plena em sociedade e consequente convivência democrática com os outros. Desta forma, o objetivo primordial desta investigação é, através das atividades desenvolvidas, promover interações sociais entre criança-criança e criançaadulto, contribuindo para o desenvolvimento de capacidades e competências. Esta investigação, tendo decorrido durante a prática de ensino supervisionada, foi desenvolvida com um grupo de crianças em idade de creche, tendo estas 2 anos de idade. Assumindo um paradigma interpretativo, sustentámos a nossa investigação num design de investigação-ação, onde se pretendia, através da observação e da análise das atividades colocadas em prática, refletir acerca destas intervenções, construindo-as e melhorando-as tendo em conta os objetivos propostos. Assim, e de forma a tornar esta investigação mais rica e completa, recorremos à utilização de diversos instrumentos de recolha de dados, como a observação, o diário de bordo, as conversas informais e a recolha documental, com a finalidade de compreender melhor a importância que as interações sociais têm no dia-a-dia de crianças tão pequenas. Os resultados obtidos evidenciaram a importância que a interações sociais assumem na vida das crianças e a forma como estas promovem o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma saudável vivência em sociedade.
