ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar by Author "Abú, Dalila Taibo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Aprender matemática de forma lúdica: os materiais manipuláveis na educação pré-escolarPublication . Abú, Dalila Taibo; Machado, RicardoO presente relatório insere-se no âmbito da prática pedagógica supervisionada do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-escolar e pretende refletir sobre a prática desenvolvida ao longo de dois semestres, assim como analisar a evolução dos grupos perante a temática abordada. A matemática assume um papel muito importante no quotidiano das crianças. Na educação pré-escolar, promover o raciocínio matemático é algo que os educadores devem ter como objetivo. Ao utilizarmos materiais manipuláveis estruturados e não estruturados, estamos a contribuir para que as crianças consigam de uma forma mais prática, lúdica e autónoma, apropriar conhecimentos e desenvolver capacidades e competências (matemáticas). Assim, o recurso a materiais manipuláveis, assume-se como facilitador no desenvolvimento raciocínio matemático em crianças pequenas, fomentando a aprendizagem e o gosto pela matemática. Nesta investigação desenvolvemos um design de investigação-ação, do paradigma interpretativo. Os participantes deste estudo foram um grupo de nove crianças, de cinco anos de idade e a educadora/investigadora. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação, as conversas informais, o diário de bordo, o protocolo das crianças e a recolha documental. Os resultados iluminam como foram utilizados os materiais manipuláveis no pré-escolar, evidenciando a existência de uma mudança quanto à atribuição de sentidos às aprendizagens, por parte das crianças, quando utilizam este tipo de materiais, contribuindo para o desenvolvimento de capacidades e competências, nomeadamente, o ao nível do raciocínio matemático.