IPAM - Aveiro
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Browsing IPAM - Aveiro by advisor "Ferreira, Pedro"
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- O impacto da necessidade de toque na experiência da marcaPublication . Almeida, Nadine; Ferreira, PedroA presente dissertação aborda a temática do Marketing Sensorial isto porque o tacto está a revelar-se um dos cinco sentidos que lentamente começa a ganhar expressão no mundo do marketing, o que faz com que os especialistas em marketing estejam mais atentos, isto porque os consumidores gostam de tocar nos produtos antes de os adquirirem. Cada vez mais as compras que os consumidores efectuam, são feitas na base do toque e da experimentação, no entanto é fácil perceber o porquê de sentirmos necessidade de tocar nos produtos. Sentimos esta necessidade porque ao tocar sentimos quais são as características dos produtos, e essas características tácteis muitas das vezes são o aspecto mais importante do produto, assim, tocamos para saber qual é a sensação de experimentar ou tocar esse mesmo artigo.
- Influência da experiência da marca no envolvimento e na fidelização de clientesPublication . Lemos, Ana; Ferreira, PedroAs crescentes e contínuas evoluções obrigam as empresas a estar atentas e preparadas para a mudança. No mundo atual é essencial para a sobrevivência de uma organização que esta privilegie o cliente e que o consiga encantar, envolver e comprometer. Para isso o cliente deve viver a marca, ou seja, deve poder ter experiências positivas com a Marca que o façam adquirir o produto ou serviço pela primeira vez, mas também que o façam querer repetir a compra. Para que isto aconteça o consumidor deve sentir-se envolvido com a marca. Assim, e tendo sido verificada a necessidade de perceber como a experiência da marca proporcionada pelas marcas pode desencadear o envolvimento e a fidelização do consumidor desenvolveu-se o presente estudo, enquadrado no Marketing Experiencial. Este estudo pretende ainda verificar se a Experiência da Marca pode promover diferentes comportamentos de acordo com o local de consumo, seja na loja física ou na loja virtual. Para isso, e baseado em escalas desenvolvidas em estudos anteriores, foi realizado um inquérito a 134 consumidores Nespresso, de forma a averiguar os pressupostos estabelecidos. O tratamento de dados fez-se com recurso a técnicas, como a análise fatorial que permitiu adequar o número de fatores à amostra em estudo, o teste t, para verificar se existe diferença estatística entre duas amostras independentes, e a regressão linear, que permitiu avaliar a influência dos constructos uns nos outros. As conclusões do estudo apontam no sentido de não haver diferenças estatisticamente significativas entre os consumidores na Boutique Nespresso e os consumidores online para a experiência da marca. Apontam também no sentido da experiência da marca apresentar uma influência no envolvimento do consumidor com a marca, mas não suporta a hipótese de o envolvimento apresentar influencia na fidelização dos consumidores. As conclusões do estudo indicam ainda que a experiência da marca influencia diretamente a fidelização.
- A influência do som nas emoções e comportamento dos consumidores: o caso da música em anúncios publicitáriosPublication . Silva, Paula; Ferreira, PedroO Marketing Sensorial é uma nova tendência do Marketing que tem crescido exponencialmente, não só no meio dos investigadores da área, mas também tem aumentado o interesse do próprio consumidor no que diz respeito aos sentidos e qual a sua influência no dia-a-dia. Posto isto, e após uma revisão à literatura com o intuito de encontrar áreas que ainda não estivessem muito exploradas, observou-se que o sentido da audição estava a começar a ter bastante atenção por parte dos investigadores, porém não relacionado com a música dos anúncios publicitários. Sendo assim, e com o foco no sentido da audição, o estudo foi feito com 123 alunos do IPAM Matosinhos (diurno e nocturno), com o objectivo de descobrir se o som influenciava as emoções e se essas emoções influenciavam o comportamento do consumidor. Usando os resultados obtidos com o procedimento, foi possível concluir que a música tem influência nas emoções do consumidor, tendo apontado emoções como admiração, poder, ternura e transcendência como as mais positivas e emoções como tensão e tristeza como as mais negativas. Porém, também foi possível apurar que as emoções não têm um impacto significativo na atitude perante a marca, mostrando que as emoções geradas pela música dos anúncios publicitários da Vodafone, TMN e Optimus não influência o consumidor na sua atitude com qualquer uma das marcas. O estudo sugere assim, que haja uma preocupação por parte das empresas de comunicação móvel em relação às músicas que figuram nos anúncios publicitários, uma vez que ficou demonstrado que estas não têm um peso significativo aquando da atitude perante a marca.