ESEJD - Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEJD - Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Boaventura, Diana Mendes"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Moura, Cláudia Sofia da Silva; Boaventura, Diana MendesO presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV reúne, antes de mais, uma identificação e contextualização dos locais de estágio, seguida de uma calendarização e um cronograma dos quatro semestres referentes aos anos letivos 2016/2017 e 2017/2018. Encontra-se dividido em quatro capítulos, mais concretamente, os relatos de estágio, as planificações, os dispositivos de avaliação e apresentação de uma proposta de Trabalho de Projeto. Relativamente ao primeiro capítulo, este é constituído por dez relatos de estágio, em que três são de atividades/aulas lecionadas por mim e os restantes sobre práticas mais significativas observadas no mesmo contexto, isto é, das educadoras/professoras ou da minha colega de estágio. No segundo capítulo, apresento oito planificações, quatro relativas à Educação Pré-Escolar e quatro ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, de atividades/aulas realizadas durante os momentos de estágio. Nestas planificações encontram-se os componentes ou os conteúdos abordados, a duração, as estratégias empregues nas aulas e os recursos utilizados. Quanto ao terceiro capítulo, apresento a avaliação de duas propostas de atividade para as faixas etárias dos 3 e 5 anos e duas propostas de trabalho para o 1.º e 2.º ano do Ensino Básico. Foram utilizadas grelhas e gráficos circulares para a observação e análise dos grupos e turmas. No quarto e último capítulo apresento uma proposta de Trabalho Projeto, designado Praias – Um caixote do lixo? Este projeto tem como objetivo sensibilizar e aprofundar, não só conhecimentos, como também valores, para uma melhor preservação do ambiente, mais precisamente, as nossas praias. Por fim, apresento a reflexão final, no qual faço o balanço destes momentos de estágio, seguido das referências bibliográficas que utilizei para fundamentar o meu relatório.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Henriques, Cátia Filipa Neves; Boaventura, Diana MendesO presente Relatório de Estágio Profissional surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e é referente às unidades curriculares de Estágio Profissional I, II, III e IV. O relatório está dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e, por fim, uma apresentação de um Trabalho de Projeto. De acordo com os estágios realizados durante os anos letivos 2017/2018 e 2018/2019 são apresentados 10 relatos, em que sete são de aulas observadas e três são reflexões de atividades realizadas por mim. Estes relatos estão distribuídos de igual modo para a Educação Pré-Escolar e para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Relativamente às planificações, são apresentadas oito estratégias dinamizadas por mim, e justificadas através de investigação. O terceiro capítulo aborda a avaliação, e são apresentados quatro dispositivos de avaliação. Por fim, no quarto capítulo é apresentado um trabalho de projeto com o tema “Plástico no mar é para acabar!”. Com este projeto pretendo sensibilizar as crianças sobre o problema do excesso da utilização de plástico, bem como as consequências que provoca quando não lhe é dado o destino mais correto.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Silva, Filipa Alexandra Pereira e; Boaventura, Diana MendesO presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV apresenta uma análise e reflexão sobre a importância da intervenção da supervisão pedagógica e engloba a informação mais significativa obtida ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2018 e terminado em julho de 2020. O relatório encontra-se dividido em quatro capítulos, apresentados através de uma contextualização e enriquecidos com uma fundamentação teórica com referências a diversos autores. No primeiro capítulo encontram-se descritos dez relatos de estágio da Prática Pedagógica que considero relevantes para uma melhor aprendizagem enquanto futura docente. Estes relatos estão distribuídos igualmente pelas duas valências, e são apresentadas todas as faixas etárias das mesmas. Nestes relatos são vivenciadas atividades/aulas de educadoras/professoras, de colegas de estágio e da minha autoria. O segundo capítulo engloba oito planificações de momentos realizados por mim em ambas as valências. Após a observação de cada planificação, descrevo como planifiquei a atividade/aula, os recursos e estratégias utilizados, fundamentando através de autores. O capítulo três reúne quatro dispositivos de avaliação, aplicados e divididos de igual forma pelas duas valências. Cada atividade é avaliada através de vários parâmetros e critérios de avaliação e posteriormente será realizada uma análise através dos resultados dos gráficos. O quarto, e último capítulo, é dedicado a um projeto intitulado de Astroescola e tem como objetivo principal incluir a astronomia no quotidiano das crianças, para além dos conteúdos abordados na Disciplina de Estudo do Meio, incutindo o pensamento crítico e científico. Por fim, o relatório termina com uma reflexão final sobre o meu percurso académico, referindo a variedade de experiências pedagógicas assistidas e praticadas, bem como a sua importância para a formação profissional e pessoal.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Coimbra, Cátia Sofia Ferreira; Boaventura, Diana MendesO presente relatório de estágio profissional, referente à prática pedagógica dos anos letivos 2016/17 e 2017/18, está dividido em quatro capítulos: relatos de estágio, planificações, dispositivos de avaliação e apresentação de uma proposta de trabalho de projeto. No início de cada capítulo encontra-se uma pequena descrição do mesmo e, de seguida, são desenvolvidos os temas correspondentes a cada capítulo. O primeiro capítulo apresenta dez relatos de estágio: sete relatos de atividades e aulas observadas na valência da Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico; e três relatos de atividades e aulas lecionadas por mim em diferentes faixas etárias. O capítulo dois diz respeito às planificações e, neste, são apresentadas oito planificações realizadas em estágio: quatro na Educação Pré-Escolar e quatro no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nestas planificações, relativas a diversas áreas e disciplinas de cada nível de ensino, constam os conteúdos abordados, a duração de cada atividade, as estratégias utilizadas e os recursos necessários. No terceiro capítulo, dispositivos de avaliação, encontram-se quatro avaliações: duas na Educação Pré-Escolar, na faixa etária dos 4 e 5 anos, e duas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos 2.º e 3.º anos de escolaridade. Neste capítulo estão inseridos os diversos dispositivos de avaliação que realizei com as crianças, as grelhas com os parâmetros e as cotações, bem como os gráficos com a respetiva análise. O quarto e último capítulo é composto por uma proposta de trabalho de projeto, designada “Higiene – o que temos nas nossas mãos?”. Este projeto interdisciplinar tem como objetivo alertar e sensibilizar crianças da valência da Educação Pré-Escolar para a importância da higiene das mãos. Por último, é apresentada uma reflexão final onde se encontram as considerações e as limitações da realização deste relatório, bem como as referências bibliográficas e eletrónicas.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Nogueira, Alexandra Sofia Haran; Boaventura, Diana MendesEste Relatório de Estágio Profissional visa responder à necessidade de refletir e investigar acerca das perspetivas teóricas na área do ensino-aprendizagem e da educação. Surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico co a duração de quatros semestres. Este relatório confronta a revisão de literatura com as práticas reais. Consiste na observação (capítulo 1), realização (capítulo1), planificação (capítulo 2) e avaliação (capítulo 3) de atividades pedagógicas direcionadas para diferentes grupos de crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.º CEB, O primeiro capítulo contém a descrição e análise de sete atividades observadas e três atividades por mim realizadas. Exibindo oito planificações, o segundo capítulo reflete sobre estratégias pedagógicas. O terceiro capítulo envolve a aplicação e discussão de quatro dispositivos de avaliação. Finalmente, sugere-se um projeto de cidadania ativa sobre desperdício alimentar, combinando as necessidades de uma comunidade sustentável com uma visão holística do processo de ensino-aprendizagem.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Silva, Matilde Alexandra Lourenço; Boaventura, Diana MendesO presente Relatório de Estágio Profissional tem como objetivo refletir sobre as vivências e aprendizagens realizadas nos estágios I, II, III e IV, ao longo do Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em outubro de 2022 e finalizado em julho de 2024, na Escola Superior de Educação João de Deus. Este documento está dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto. No primeiro capítulo estão reunidos dez relatos de momentos que experienciei e considerei significativas no meu processo de formação enquanto futura docente. No decorrer dos relatos refleti sobre os mesmos de forma fundamentada de modo a sustentar a sua relevância no processo de ensino e aprendizagem. No segundo capítulo estão reunidas oito planificações realizadas por mim, quatro referentes a atividades realizadas em Educação Pré-Escolar e as quatro restantes no 1.º Ciclo do Ensino Básico, justificando as diferentes estratégias e recursos utilizados. O terceiro capítulo inclui quatro dispositivos de avaliação, realizados nas duas valências de ensino. É ainda feita a análise e interpretação dos resultados obtidos através da correção destes dispositivos. O quarto capítulo apresenta uma proposta de projeto educativo, denominado “Dar uma nova vida aos objetos”. Este projeto tem como objetivo incutir nos alunos a importância de um consumo responsável, desenvolvendo um conjunto de valores e atitudes de modo a tornarem-se cidadãos conscientes e responsáveis. Por último, apresento as considerações finais, e uma reflexão sobre as aprendizagens que realizei ao longo deste percurso.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III, IVPublication . Mota, Marta Alexandra Diogo; Boaventura, Diana MendesO presente Relatório de Estágio Profissional, apresenta vários momentos experienciados e aprendizagens realizadas no decorrer do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e refere-se às unidades curriculares de Estágio Profissional I, II, III e IV. Desta forma, a estrutura deste Relatório encontra-se dividida em quatro capítulos, sendo estes: Relatos de Estágio; Planificações; Dispositivos de Avaliação e Proposta de uma atividade través da Metodologia de Trabalho de Projeto. No primeiro capítulo serão apresentados dez relatos de estágio relativamente a atividades e aulas realizados no contexto da prática pedagógica decorrida durante quatro semestres. Dos dez relatos presentes, quatro deles são narrativas de atividades/aulas realizadas por mim, e as restantes seis debruçam-se sobre aulas e atividades observadas. Ao longo deste capítulo, são citados autores que suportam as temáticas abordadas. O segundo capítulo, Planificações, contém oito planificações, estando distribuídas igualmente pela Educação Pré-Escolar e pelo 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas planificações referem-se a atividade e aulas elaboradas por mim com a fundamentação das estratégias utilizadas. O capítulo dos Dispositivos de Avaliação, apresenta quatro dispositivos de avaliação. Dois dispositivos referentes a atividades da Educação Pré-Escolar e dois dispositivos ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para cada um, estão descritos parâmetros, critérios e cotações atribuídas. No último capítulo apresento uma proposta de projeto denominado “Feira de Ciências”, que pretende melhorar, incentivar e promover a curiosidade e o pensamento crítico das crianças. Este Relatório termina com uma reflexão e considerações finais onde faço um balanço sobre este percurso e os objetivos futuros que pretendo alcançar.
