ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências
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Oficialmente reconhecido em Agosto de 1991, o ISEC Lisboa define-se como um estabelecimento particular de ensino superior e de investigação, sem fins lucrativos, cuja missão institucional consiste em conferir formação científica, técnica, cultural, pedagógica, profissional e humana. Enquanto instituição de utilidade pública, o ISEC pretende apontar para um crescimento orientado pelas necessidades do País bem como pelos objectivos que estatutariamente persegue, contribuindo assim para o desenvolvimento qualificado, integrado e harmónico da educação superior em Portugal. Esta missão concretiza-se principalmente através de um projecto de formação orientado por elevados padrões de exigência e inspirado em princípios de natureza ética e humanista, no sentido de preparar cidadãos de cultura e profissionais competentes. A adequação de um projecto de formação a um desempenho profissional de qualidade depende, em grande parte, da integração do conhecimento cientificamente produzido, razão pela qual a experiência de aprendizagem marcada pela curiosidade intelectual e pelo espírito de pesquisa constitui, no nosso projecto educativo, uma estratégia de integração de saberes teóricos e práticos, de reflexão crítica e de desenvolvimento profissional ao longo da vida..
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Browsing ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências by advisor "Almeida, Ana Patrícia"
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- AGIR PARA MUDAR – UMA ESCOLA PARA TODOSPublication . Prata, Ana; Almeida, Ana PatríciaAGIR para mudar- Uma Escola para todos, é um projeto de Educação para o Pluralismo e Inclusão de Pessoas LGBT- Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais, no sentido de promover uma visibilidade positiva no meio escolar, e consequentemente na sociedade. Surge a partir de um estudo de caso, numa investigação de uma perspetiva orientada para a prática ou sob o paradigma Sociocrítico. Assume-se que a escola desempenha um papel fundamental na construção da identidade de género1, e que é a partir das interações que estabelecem com o meio que as rodeia, que crianças e jovens se afirmam em termos de orientação sexual. Salientando que é no contexto educativo, tanto os professores, como os Diretores de escola, tem um papel de responsabilidade acrescida, no sentido de os orientar para uma sociedade justa, pluralista e democrática.2 Este projeto, pretende envolver os alunos, os professores e os Diretores de dois dos Pólos da Escola Profissional Gustave Eiffel (Queluz – Concelho de Sintra e Lumiar- Concelho de Lisboa), e visa ser um contributo para promover um ambiente seguro e facilitador em contexto escolar, capacitando os alunos, e os educadores para uma sociedade pluralista e democrática, com enfoque na orientação sexual e identidade de género.
- Aprender Inglês? Porquê?Publication . Gomes, Cátia Alexandra Madrugo Leitão; Almeida, Ana PatríciaO presente estudo visa conhecer e compreender as representações de diferentes atores sobre a importância do ensino precoce de uma língua estrangeira na infância, neste caso a língua inglesa. Este estudo surgiu no âmbito da importância do ensino de uma língua estrangeira pois, atualmente, a aprendizagem de uma segunda língua deverá ser considerada como um instrumento para a participação e a incorporação de um indivíduo na sociedade. Desta forma, a aprendizagem da língua inglesa na infância permitirá às crianças investirem e inserirem-se num espírito cooperativo, pavimentando o seu caminho e tendo um impacto positivo nas relações sociais e culturais que possa ter futuramente, possibilitando ainda um desenvolvimento pleno. Decorrente do explicitado, definiram-se as seguintes questões de pesquisa: “Qual o contributo da aprendizagem precoce de uma língua estrangeira durante a infância?” e “Qual a importância da aprendizagem precoce de uma língua estrangeira para o desenvolvimento global da criança?” Para responder a estas questões de pesquisa, foi definido um estudo de carácter qualitativo, ao longo do qual se realizaram três entrevistas a interlocutores-chave, que permitiram fazer emergir algumas considerações importantes nesta matéria. Com efeito, este estudo permitiu observar que a aprendizagem de uma segunda língua tem um grande impacto na vida de uma criança, pois possibilitará com que a mesma se torne num cidadão consciente de que existem diferentes culturas. Este conhecimento fará ainda com que a criança aprenda a respeitá-las.
- A arte na educação infantil. A importância para o desenvolvimento infantilPublication . Conceição, Raquel Sofia Guerreiro da; Almeida, Ana PatríciaO presente relatório dá conta de um estudo de caráter descritivo com o intuito de analisar o papel que a arte tem no desenvolvimento infantil. Com este objetivo cen-tral, definiu-se como questão de investigação «Qual a importância das expressões na arte para o desenvolvimento da criança?», tendo esta servido como fio condutor para este estudo. Partindo desta questão principal, identificou-se um conjunto de questões de pesquisa, a saber: a) qual o contributo das expressões/ Educação pela arte no desen-volvimento das crianças? Como é que são implementadas as expressões nas salas de pré-escolar? E quais as representações por parte das educadoras sobre a utilidade das expressões no desenvolvimento global das crianças? Para dar resposta a estas questões, bem como aos objetivos inicialmente defini-dos: a) conhecer e analisar o modo como são implementadas as expressões em salas de pré-escolar e b) reconhecer a importância das expressões no desenvolvimento global das crianças, desenvolveu-se um trabalho empírico que procurava a descrição das conceções de um grupo de profissionais (educadoras e especialista na área das expressões) sobre o papel da arte nas suas práticas e no desenvolvimento da criança. Neste sentido, o desenho metodológico baseou-se num estudo de caráter qualitativo, tendo-se optado pela técnica de entrevista como instrumento principal de recolha de dados. Estas entrevistas de caráter semiestruturado foram feitas com base num guião de entrevista e foram posteriormente analisadas. Os resultados obtidos com as entrevistas permitem tecer algumas considerações finais, a saber: na opinião das várias profissionais, a arte é fundamental e tem um papel fulcral no desenvolvimento da criança; as expressões são consideradas pelos vários participantes como promotoras e estimuladoras dos domínios sensorial, cognitivo, emocional e social e do desenvolvimento global da criança.
- Articulação curricular entre o pré-escolar e o 1,º ciclo: contributos para a eficácia escolarPublication . Sanches, Rute Isabel Saloio Rodrigues; Almeida, Ana Patrícia
- O bolso, o saco e as histórias com as galáxias dentroPublication . Vieira, Maria Natália dos Santos; Almeida, Ana PatríciaO estudo que aqui se apresenta teve como ponto de partida o estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), com um grupo de crianças de 4 anos, numa sala de jardim-de-infância de uma instituição privada da cidade de Lisboa. Durante a prática desenvolvida foi nítida a adesão das crianças às histórias lidas e contadas e o interesse na exploração derivada de cada história. A constatação desse interesse deu lugar a uma observação mais atenta e intencional, a par de uma análise documental sobre a importância das histórias junto das crianças em idade pré-escolar. Devido a alguns constrangimentos inerentes ao funcionamento da prática, seria difícil manter uma regularidade na implementação de atividades e recolher dados suficientes para uma investigação aprofundada, que desse resposta às questões subjacentes a todas as pesquisas: Porquê as histórias? Para quê as histórias? Estas perguntas conduziram à questão de investigação: conceções de diferentes profissionais, ligados às histórias e às crianças, sobre a importância das histórias na educação de infância. Os objetivos gerais foram então delineados: i) Conhecer as conceções de diferentes profissionais sobre a importância das histórias na educação de infância; ii) Compreender o sentido educativo e a intencionalidade pedagógica na criação e na utilização das histórias. Para dar resposta a estas questões e inquietações foram realizadas entrevistas a diversos profissionais ligados à criação e/ou utilização das histórias para/com crianças em idade pré-escolar. Foi feito um estudo exploratório, com inspiração na grounded theory – a teoria enraizada, contando com a triangulação dos dados recolhidos através da observação participante em contexto da prática supervisionada, da análise documental e da análise de conteúdo às respostas obtidas nos inquéritos por entrevista, aos diversos profissionais que colaboraram neste estudo. Os resultados apontam maioritariamente para a relação de afeto que se cria entre quem conta, ou lê, uma história, e quem ouve essa história. Mais do que a veiculação de conteúdos, mais do que a necessidade de sensibilização estética ou ética, todos os intervenientes neste estudo sublinham a importância desse momento de comunhão entre seres humanos – quem conta e quem escuta.
- O Conselho Geral: representações dos actores e participaçãoPublication . Veva, Manuel João Belém; Almeida, Ana PatríciaA administração e gestão das escolas tem sido marcada por ciclos de reforma acompanhando a evolução sócio – económica e cultural da sociedade proclamando a “democratização do ensino” e a “igualdade de oportunidades” com base no reforço da representação/participação das famílias e comunidades na direcção estratégica dos estabelecimentos de ensino. Esta investigação tem como objectivo central identificar as representações dos membros do Conselho Geral sobre o modo de funcionamento e desempenho do órgão no contexto de reforço de autonomia previsto no dec - lei nº 75/2008, de 22 de Abril, no agrupamento X do Concelho do Barreiro. Para o efeito foi realizado um estudo de caso num Conselho Geral de um Agrupamento de um Concelho do Barreiro situado na margem sul do Tejo, no distrito de Setúbal no qual se procurou dar resposta a questões como: quais as representações dos membros do Conselho Geral quanto ao modo de funcionamento e desempenho do órgão?; quais as representações dos membros do Conselho Geral quanto à forma de participação dos diferentes actores/grupos representados?; quais as representações que os membros do Conselho Geral têm sobre a importância do órgão no funcionamento e organização do agrupamento? Ao longo do estudo recorreu-se a uma investigação empírica do tipo qualitativo e a várias técnicas de recolha de dados como seja o inquérito, a entrevista semi estruturada e a observação directa. O estudo de caso forneceu pistas que permitiu recolher evidências para concluir que estamos longe da retórica assumida pela “participação decretada” veiculada no dec – lei nº 75/2008, porquanto esta investigação deixou a nu que a mesma não se mostra suficiente para alcançar os pressupostos do referido normativo, nomeadamente o reforço da participação das famílias e comunidades locais na direcção estratégica das escolas, não se assumindo como suficiente a simples alteração do quadro normativo para que as mudanças possam ocorrer, muito menos partir do pressuposto que a mudança legislativa só por si vai operar as mudanças pretendidas. No entanto no caso do agrupamento em estudo começam a surgir sinais positivos e um desses sinais é a consciência e a importância que os conselheiros atribuem ao Conselho Geral assim como os assuntos nele tratados e a contribuição que o mesmo poderá assumir na definição da política educativa e na organização e funcionamento do agrupamento. Neste sentido a actuação do Conselho Geral tem contribuído para uma maior democraticidade e maior participação de todos na vida da escola.
- Construção da Identidade profissional do osteopataPublication . Sousa, Luís Filipe Gomes e; Almeida, Ana PatríciaO presente trabalho de investigação é resultado do processo de obtenção e construção de conhecimento através da via de investigação empírica, enquadrado no domínio das ciências da educação, nomeadamente na área de especialização da supervisão pedagógica, sobre a construção da identidade profissional dos osteopatas. A temática da identidade profissional dos osteopatas revela-se premente e fundamental na medida em que a profissão de osteopata se tenta impor como opção terapêutica em Portugal. Este estudo de caráter exploratório, visava obter resposta à seguinte questão de partida: como se constrói a identidade profissional do osteopata? Desta forma estabeleceram-se três objetivos: compreender e caraterizar a construção da identidade profissional do osteopata; caraterizar o desenvolvimento profissional do osteopata e por fim compreender como o osteopata se vê a si mesmo e os outros. A metodologia adotada nesta investigação, com vista a atingir os objetivos estabelecidos, situa-se no paradigma qualitativa, tendo sido realizadas entrevista semiestruturadas a cinco osteopatas. O estudo permitiu concluir que não existe um percurso académico uniforme dos osteopatas, existindo uma maioria de osteopatas com licenciatura em áreas da saúde tradicionais. De uma forma genérica as fases do desenvolvimento profissional dependem de diversos fatores, contudo de uma forma concisa os entrevistados associam-no a dois fatores: volume de cliente e eficácia dos tratamentos.
- Cultura organizacional e liderança num agrupamento de escolas: Estudo de caso sobre as representações de professoresPublication . Damião, Pedro Carlos Mateus Alves; Pratas, Helena; Almeida, Ana PatríciaAs relações entre a cultura organizacional e a liderança têm atraído considerável atenção e alguns estudos da área têm apontado a interdependência entre ambos os constructos. Ainda que inseridas num contexto cultural bastante mais alargado, as organizações escolares são produtores de uma cultura interna que lhes é própria, que lhes confere identidade e que exprime os valores e as crenças que os membros da organização partilham, tornando-as únicas. A essência da liderança reside na habilidade do líder em perceber as limitações da sua própria cultura, e adaptar essa cultura à mudança. Numa cultura organizacional constantemente sujeita a mudanças, a liderança tem um papel importante a desempenhar na criação de condições para a motivação dos seguidores e para a criação de condições de desenvolvimento da própria organização escolar. A formação dos agrupamentos verticais de escolas consubstancia um processo de transformação da cultura organizacional, no qual a ação da liderança assume especial relevo. Este estudo pretende investigar o funcionamento organizacional de um Agrupamento de Escolas, para identificar e caracterizar as representações dos docentes relativamente ao papel da Diretora, na criação e na sedimentação de uma cultura organizacional, assente em padrões simbólicos partilhados pelos docentes. A investigação norteia-se pelos objetivos de contribuir para conhecer as representações dos professores quanto ao estilo de liderança e ao tipo de cultura dominante no Agrupamento de Escolas. Outro aspeto pelo qual se norteia a investigação é o de compreender as representações dos professores sobre os processos que estão por detrás da construção da cultura organizacional. O estudo empírico apresenta-se sob a forma de estudo de caso, pelo que se optou por um trabalho de natureza essencialmente qualitativa. Recorreu-se à análise de conteúdo de uma entrevista de grupo (focus group), semiestruturada, com a participação de vários docentes coordenadores, bem como à análise estatística dos resultados dos questionários aplicados aos docentes, de modo a abranger um maior leque de diversidades e perspetivas acerca da temática em estudo.O enquadramento teórico sobre a problemática em estudo incidiu em reflexões acerca da cultura organizacional e da liderança. Espera-se que as conclusões possam de algum modo contribuir para a compreensão dos processos de construção da cultura organizacional num Agrupamento de Escolas e do papel que a liderança desempenha nessa criação.
- O Desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto no 1º Ciclo do ensino BásicoPublication . Silva, Carina; Almeida, Ana PatríciaA metodologia de trabalho de projeto é uma temática com uma relevância bastante importante nos tempos atuais, pois esta destaca-se por defender um currículo baseado e integrado numa visão de aprendizagens coerente, democrático e centrada nos alunos. Esta metodologia é promotora do trabalho colaborativo entre os alunos e docentes, o que traz alguns benefícios para a prática educativa, nomeadamente, o trabalho de equipa, autonomia, responsabilidade, cooperação, gestão de conflitos e a resolução de problemas. Neste estudo é possível observar o desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico num colégio privado situado na área Metropolitana de Lisboa. Através desta Metodologia foi possível analisar o contributo que esta tem no envolvimento dos alunos na sua aprendizagem. Esta investigação desenvolveu-se em dois grandes momentos, o primeiro no ano letivo 2020/2021 quando os participantes do estudo frequentavam o 2.º Ano do Ensino Básico e o segundo momento desenrolou-se no ano letivo seguinte, 2021/2022, em que os alunos já frequentavam o 3.º ano. Este estudo teve como finalidade conhecer e descrever a implementação da Metodologia de Trabalho de Projeto em contexto de sala de aula a partir das perceções dos professores e dos alunos. Com esta investigação pretendemos responder a três questões pertinentes: Quais as perceções dos docentes e dos alunos sobre a Metodologia de Trabalho de Projeto; Quais as perceções docentes sobre as vantagens e desvantagem da abordagem por Projeto; De que forma é implementada a Metodologia de Trabalho de Projeto. Para dar resposta às questões de pesquisa optou-se por uma abordagem de investigação qualitativa, tendo sido utilizados como instrumentos de recolha de dados a entrevista, inquérito por questionário e a observação. No que diz respeito aos resultados, foi evidente a perspetiva positiva dos alunos e docentes na utilização da Metodologia de Trabalho de Projeto, contribuindo para o desenvolvimento das competências e aprendizagens dos alunos.
- O desenvolvimento linguístico das crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Formiga, Joana Filipa Rodrigues; Almeida, Ana PatríciaDiferentes e vastos são os modos através dos quais podemos avaliar a competência linguística. Apresentando uma evolução ao longo dos anos, os testes de avaliação da linguagem permitem compreender se os processos que são esperados, relativos à compreensão e produção desta, estão a ser desenvolvidos corretamente. No contexto nacional, em 1997, um teste foi adaptado por Inês Sim-Sim, no sentido de avaliar o desenvolvimento linguístico e de obter um conhecimento mais alargado sobre as crianças falantes da língua portuguesa. Considerando a importância deste desenvolvimento e da sua avaliação, procurou-se neste estudo compreender o modo como se processa o desenvolvimento da linguagem oral aos 4 e 6 anos, recorrendo-se, desta forma, ao teste de Avaliação da Linguagem Oral de Inês Sim-Sim (de 1997) para avaliar os dois grupos de crianças. Para tal, adotámos uma metodologia de natureza qualitativa e de carácter interpretativo e recorremos à análise estatística para analisar e avaliar as respostas obtidas nos testes aplicados às 51 crianças participantes, à observação participante e participada e à análise documental. Quanto aos principais resultados encontrados, concluímos que não existe uma relação entre o sexo das crianças e o seu desenvolvimento linguístico e que as idades dos inquiridos têm uma estreita relação com desenvolvimento da sua linguagem oral. Para além disso, é notório um desenvolvimento positivo do domínio linguístico fonológico, a partir dos 4 anos, o que indica uma igualmente positiva preparação para o passo seguinte, a aprendizagem da leitura e escrita.