ESAP - Mestrados : Dissertações
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESAP - Mestrados : Dissertações by advisor "Rosa, Liliana"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- DIÁSPORA, SAUDADE E ESPAÇOS LIMINARES NO CINEMA CONTEMPORÂNEOPublication . Khodr, Yohanan; Araújo, Nelson; Rosa, LilianaThis thesis explores the intersection of diaspora, liminal spaces, and saudade in contemporary cinema. Drawing on the theories of Hamid Naficy, Avtar Brah, and Robin Cohen, the study examines the representation of diasporic experiences and identities in films from different regions and contexts. Additionally, the thesis delves into the concept of saudade and its representation in Lusophone literature through the works of various authors. Through the analysis of nine selected films and works of literature, the study aims to identify patterns and tendencies in the representation of diaspora and liminal spaces in cinema and saudade in cinema and literature. Overall, the research contributes to the understanding of diaspora, liminal spaces, and saudade as crucial themes in contemporary cinema and literature.
- O ESTRANHAMENTO COGNITIVO NO CINEMA DE WERNER HERZOG: AS RETÓRICAS DO DOCUMENTÁRIO E DA FICÇÃO CIENTÍFICA NOS FILMES LIÇÕES DA ESCURIDÃO E ALÉM DO AZUL SELVAGEMPublication . Ribeiro, Deborah Lemes; Rosa, LilianaO presente estudo objetivou analisar dois filmes Além do azul selvagem /The Wild Blue Yonder (2005) e Lições da escuridão / Lektionen in Finsternis (1992),do realizador Werner Herzog, com vistas a investigar a existência de aspectos do estranhamento cognitivo nestas produções. Os filmes foram selecionados pela utilização intercalada de duas retóricas cinematográficas, a da ficção científica e o documentário, utilizadas pelo realizador para comunicar uma verdade sublime, que vai além da realidade factual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de investigação e análise fílmica, tendo como base os fundamentos da teoria crítica, que possibilita o aprofundamento teórico e a análise. Desta forma, explanamos sobre os gêneros da ficção científica e documentário, o modelo narrativo clássico e sua negação, o estranhamento cognitivo, e a hibridização da ficção e não-ficção, a luz das teorias críticas. Nos remetemos as ideias de Bertolt Brecht e Serguei Eisenstein para mediar a análise dos filmes. Concluímos que foi possível relacionar o que Herzog chama de verdade extática, com o estranhamento cognitivo nas películas analisadas. O formato híbrido encontrado uniu a retórica da ficção científica e do documentário, o que consiste em um facilitador para a localização dos problemas sociais, formação de sujeitos mais perceptivos e críticos com relação a condição individual, e seu papelcomo agente de mudanças coletivas.