ESEL - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESEL - Dissertações de Mestrado by advisor "Afonso, Esmeralda Batalha Henriques"
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- Promoção da clampagem tardia do cordão umbilicalPublication . Nascimento, Cristina Maria Barbosa; Afonso, Esmeralda Batalha HenriquesEste relatório pretende espelhar o meu percurso de aprendizagem, sobretudo na unidade curricular “Estágio com Relatório”. Nele faço uma descrição e análise das competências desenvolvidas, na prestação de cuidados especializados à mulher inserida na família e comunidade, em situação de urgência obstétrica e ginecológica, no âmbito pré-natal, durante o trabalho de parto, nos cuidados imediatos ao recém-nascido e na transição e adaptação à parentalidade. No âmbito das competências desenvolvidas aprofundei conhecimentos acerca duma temática específica: os contributos do enfermeiro obstetra na promoção da Clampagem Tardia do Cordão Umbilical (CTCU). A CTCU é uma temática pertinente e atual, que deve ser abordada durante a vigilância pré-natal para que os casais possam tomar decisões atempadas, conscientes e informadas. Esta intervenção deve ser realizada tendo por base a melhor evidência, sendo igualmente importante, que os profissionais de saúde estejam sensibilizados para esta temática. Nas estratégias utilizadas, procurei fundamentar a minha prestação de cuidados através do contacto e partilha de experiências com peritos, pesquisa bibliográfica contínua, realização de uma scoping review, divulgando o conhecimento da evidência através de uma ação de formação e contacto diário com as mulheres/famílias a meu cuidado. Também a reflexão e a partilha de conhecimentos e saberes, cruzadas com a evidência científica permitiram a construção de um guião de registo e observação que me permitiu obter informação relativamente à temática específica sob a forma de “notas de campo”. A observação participante, reflexão, análise e prestação de cuidados baseados na evidência, permitiram-me a aquisição destas competências. Os cuidados de enfermagem, bem como a análise e reflexão do percurso de aprendizagem, sustentaram-se no modelo de Kristen Swanson, que acredito ter contribuído para uma prestação de cuidados baseados na evidência, culturalmente sensíveis durante o trabalho de parto e implementação de intervenções que visam o bem-estar da mulher e recém-nascido.