ESAD - Produto
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Browsing ESAD - Produto by advisor "Aston, Jeremy"
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- Be 4.0 (conceito avançado)Publication . Carneiro, Jorge; Aston, JeremyO paradigma da mobilidade tem vindo a evoluir ao longo dos anos, esta evolução deve-se à sua importância na sociedade. Há diferentes conceitos de mobilidade que se adaptam a situações diversas, sendo que todas elas têm necessidades e limitações. A necessidade da deslocação é intrínseca ao ser humano, portanto torna-se uma área que está em constante evolução de modo a facilitar o dia a dia das pessoas. Na história da mobilidade, podemos verificar que desde a charrete até ao automóvel, surgiram vários tipos de soluções de transporte que transportaram o paradigma da mobilidade. Essa evolução nos meios de transporte diretamente ligada ao desenvolvimento tecnológico que tem vindo a melhorar e facilitar a utilização destes meios, melhorando a experiência de utilização do utilizador. este documento relata a criação e desenvolvimento de um conceito de um veículo elétrico autónomo destinado a um serviço de partilha. Este foi desenvolvido no âmbito de uma estágio curricular, onde foi possível explorar um conceito avançado com uma linguagem de design que definisse a equipa e os valores do CEiiA. O projeto contou com a orientação criativa do Jeremy Aston e Boris Fabris, estes são docentes da ESAD e têm experiência a nível profissional na área do design de produto e automóvel respetivamente. Estes permitiram que este projeto fosse desenvolvido da melhor forma sendo que as decisões mais relevantes relacionadas com o projeto foram tomadas com a devida consulta dos mesmo. O processo de design decorreu no Departamento de Mobilidade (Devices) do CEiiA, onde o projeto foi acompanhado por vários profissionais, especialmente pelo José Silva e pelo Luís Leitão que orientaram oficialmente o processo desde o início. O projeto foi concluído com um relatório de estágio e duas apresentações finais. A primeira apresentação do final num evento do CEiiA realizado para todos os colaboradores da empresa e mais tarde na ESAD Matosinhos, com o intuito de expôr o processo desenvolvido durante o estágio, explicando o conceito e as várias fases do projeto.
- Brincar hojePublication . Soares, Maria; Aston, JeremyBrincar hoje é um tema que poderá não estar tão distante do passado como o previsto. As tecnologias e inovações apresentadas num ritmo cada vez mais acelerado são abraçadas pelas crianças de uma forma natural e espontânea. No entanto, a Criança de hoje nasce com as mesmas necessidades primárias das dos séculos passados e assim como estas, o seu desenvolvimento saudável ainda implica correr, saltar, manipular objectos, estimular os sentidos e a socialização. Este documento relata o meu contributo direto na criação, desenvolvimento e lançamento comercial de uma marca - a elou cork toys, com a sua primeira coleção de brinquedos de cortiça. O projeto, com a orientação criativa da esad - idea, insere-se num contexto de estágio onde a aprendizagem se funde com um ambiente profissional em que a inter-relação com os parceiro industriais é crucial para uma conclusão do briefing, passando pela reunião e organização da informação dos temas apropriados e indispensáveis para uma base sólida de criação, até à conceção dos conceitos e concretização dos brinquedos finais. Também é descrita para cada peça através do esclarecimento junto dos produtores ou através da tentativa-erro no caso de peças dúbias. O relatório é concluido com a apresentação dos brinquedos em feiras internacionais e feedback do mercado.
- Conceito modular de um veículo elétricoPublication . Soares, Pedro; Aston, JeremyHoje em dia surgem cada vez mais novas propostas relacionadas com os veículos elétricos. As tendências de mercado estão a apontar para uma mudança no paradigma do sector automóvel. Também o contexto urbano está a mudar,as cidades estão a crescer a um ritmo muito acelerado e problemas de espaço relacionados com infra-estruturas inadequadas começas a ser uma realidade. O presente trabalho académico faz uma análise do estado da arte destas temáticas e desenvolve um projeto que visa responder com um novo conceito para resolver problemas e antecipar soluções relacionadas com a experiência do utilizador. Tendo em conta a natureza do projeto a relação com o utilizador é dos aspetos mais relevantes . Em suma, este documento pretende descrever uma experiência de projeto no âmbito da conclusão do Mestrado em Design de Produto, com uma proposta de veículo elétrico.
- Desenvolvimento de uma cápsula para bebidas espirituosasPublication . Costa, João; Aston, JeremyO negócio das bebidas espirituosas revela-se altamente dinâmico com o surgimento continuo de novos mercados. Em função das mudanças culturais e nuances de cada nova geração de consumidores, implica a necessidade de criação de novos sabores, abordagens visuais e experiências distintivas associadas ao consumo de bebidas espirituosas. A crescente segmentação e a necessidade de diferenciar os produtos servem de impulso a um modelo de inovação veloz, que se tornará cada vez mais predominante e disseminado nesta área de negócio. Detendo como finalidade captar o interesse do consumidor, faz-se senr uma tendência cada vez mais crescente ao apelo sensorial e à interação com a cápsula e embalagem como parte integrante da experiência. O projeto, apresentado neste documento, teve como objetivo a conceção e desenvolvimento de uma solução modular para vedantes (cápsula) de bebidas espirituosas, incluindo um sistema de iluminação acionável pelo utilizador.
- Design e exploração de um módulo de carga para um microcarro elétricoPublication . Teixeira, Júlio; Aston, JeremyO presente relatório é o resultado de um estágio no CEIIA e de um projeto que aborda a questão premente da poluição, agravada pelo aumento do tráfego automóvel devido à sobrelotação nas zonas urbanas. O objetivo central do projeto é a criação de um conceito de mobilidade com a promoção de uma rede logistica eficiente e a dissuasão da utilização de veículos privados para serviços quotidianos. O processo de conceção do produto propõe o EZ-MOVE, um módulo de carga para veículos elétricos (VEs), com um foco principal no apoio ao setor farmacêutico. A ideia é permitir aos habitantes das cidades a possibilidade de encomendar produtos farmaceuticos sem saírem de casa, criando assim uma rede de distribuição, armazenamento e preservação de produtos médicos. Paralelamente, este serviço promove a “partilha de viaturas” individuais com destinos compatíveis. O módulo EZ-MOVE foi concebido para maximizar o espaço, facilitando o armazenamento organizado e a separação de encomendas. Potencialmente, a solução pode oferecer vários serviços logísticos, incluindo entregas de alimentos e encomendas, para consumidores domésticos e empresas. Em suma, este trabalho de design oferece uma solução inovadora para a crise da poluição urbana, promovendo uma logística de transporte eficiente para pessoas e serviços com preocupações ambientais. O produto resultante é um módulo de carga versátil e , enquanto conceito, representa um papel fundamental na redefinição dos serviços de mobilidade urbana e na redução do impacto ambiental da utilização de veículos privados.
- Design e métodos de produção sustentáveis na indústria metalúrgica: aplicação na empresa LimalhaPublication . Gomes, Bernardo; Aston, JeremyAo longo dos anos, as metodologias de design e a definição de“designer” foram sofrendo mutações. Existiu uma transição, e ao mesmo tempo valorização, do designer como apenas projetista individual para inclusão numa equipa multidisciplinar, visto que o Design é uma área bastante complexa que engloba várias áreas de conhecimento. O Designer, para além de ser um criativo, tem que ser um elemento que busca ferramentas para desenvolver um conhecimento abrangente e o mais atualizado possível de acordo com as tendências e avanços tecnológicos que afetam o mercado onde está inserido, de forma a auxiliar e otimizar a empresa nos vários campos. Existe a necessidade de consciencializar as pessoas da longevidade dos seus produtos, tentar combater o consumismo e mais importante erradicar desperdícios através da reutilização de recursos. Vivemos numa sociedade consumista, onde existe cada vez mais a escassez de matérias-primas e eventualmente vão deixar de existir recursos suficientes para satisfazer as necessidades atuais da nossa sociedade. Daqui para a frente a função do designer vai ser preocupar-se cada vez mais com este tipo de problemáticas - projetar produtos com foco na durabilidade e na otimização do uso das matérias-primas, incluindo a reutilização inteligente de quaisquer resíduos criados durante o processo de fabricação. Durante a realização deste estágio curricular o objetivo principal será tentar implementar ideais mais sustentáveis e princípios de economia circular em todos os projetos realizados. O Design é o centro da economia circular, e nós como designers temos um papel crucial nesta abordagem de tentar desenvolver produtos e serviços que sejam ecologicamente corretos e economicamente viáveis.
- Estação móvel de trotinetes eletricasPublication . Silva, Fábio; Aston, JeremyO presente documento tem como base de trabalho um relatório do estágio curricular realizado no CEiiA entre Fevereiro e Outubro de 2019, para efeitos de conclusão do Mestrado em Design de Produto da ESAD- Escola Superir de Artes e Design de Matosinhos. As soluções de mobilidade urbana “leve” (micromobilidade) oferecem aos seus utilizadores uma forma económica, sustentável, ágil e até divertida de se deslocarem nas cidades. Contudo, têm surgido diversos problemas resultantes da deficiente organização e utilização dos equipamentos e espaços, com a consequente poluição visual provocada e impacto na vida das cidades, sendo as trotinetes elétricas, porventura, o exemplo mais marcante. O desenvolvimento de um módulo móvel de transporte de trotinetes poderá contribuir de forma determinante para a solução daqueles problemas, tornando a utilização dos espaços e dos equipamentos mais flexível e sustentável. O documento segue-se de acordo com o desenvolvimento do conceito (PaaS, foi concebido para suportar o ciclo de vida completo das aplicações Web) de uma estação móvel disponibilizadora de trotinetes com foco na experiência do utilizador e tendo por base uma plataforma “skate” autónoma.
- FACS - Future automotive cockpit storagePublication . Pinto, João; Aston, JeremyA optimização do espaço no habitáculo do automóvel é, hoje em dia, uma das preocupações que as equipas de desenvolvimento e produção anseiam evoluir. Atualmente, as múltiplas opções de personalização ajudam a que cada vez mais o veículo se possa adaptar às necessidades individuais de cada utilizador e não o contrário. Hoje sabe-se que o automóvel já não é um mero veículo que transporta pessoas do ponto A ao ponto B, mas sim uma extensão imprescindível das necessidades do ser humano, tanto por questões de trabalho como de lazer. O projeto FACS (Future Automotive Cockpit & Storage) aborda, como o próprio nome indica, os espaços de armazenamento aplicados ao futuro do habitáculo automóvel tendo três áreas de foco, o dashboard, door panel e o roof shelf. Sendo a modularidade um fator preponderante deste projeto. Os veículos de transportes de mercadorias e de pessoas de média dimensão, nomeadamente os furgões, são a base dimensional do projeto. Neste documento é evidenciado o meu contributo em todas as etapas do processo, desde a pesquisa de informação, à criação e apresentação de uma proposta. A colaboração com a ESAD-Idea promoveu uma relação entre diferentes instituições, proporcionando assim um sentimento de profissionalismo e de entreajuda para que o projeto decorresse de forma natural e findasse com sucesso. Existiram vários momento durante o processo tendo começado naturalmente com o briefing onde se delineou as etapas, tendo passado pela procura das necessidades dos utilizadores e pela colheita desses mesmos dados, posteriormente a elaboração de conceitos base e, por fim a realização de três propostas com características diferentes. De salientar que durante estas etapas foram realizadas reuniões com as instituições envolvidas de forma a mostrar todo o processo e assim obter algum feedback.
- FIXA, um produto pedagógico híbrido para apoiar atividades de aprendizagem criativaPublication . Melo, Maria; Aston, JeremyO alto desenvolvimento da indústria contemporânea expõe, as crianças a estímulos visuais e cognitivos com os quais os métodos educacionais convencionais não conseguem competir, fazendo com que a educação permaneça desatualizada, na medida em que não tem em conta as necessidades e especifidades das futuras gerações. Deste modo, é necessário haver uma transformação no contexto educativo em que se pretende uma restruturação de currículos, metodologias de aprendizagem, estilos e dinâmicas de comunicação pedagógica. Este projeto aborda novas tendências de ensino e aprendizagem por meio da análise de dado e do estudo de anomalias do ensino básico para projetar um jogo pedagógico capaz de tornar a experiência em sala de aula mais personalizada. Assim o resultado deste projeto-estágio é o FIXA, um produto pedagógico híbrido (composto por componentes físicos e digitais) para o 1º ciclo do ensino básico, focando-se nas crianças de 1º e 2º ano de escolaridade (dos 5/6 anos aos 7/8 anos) que permite aos alunos aprender através de métodos criativos, lúdicos e interação construtiva entre os pares. Este produto tem como objetivo encorajar a interação criativa e prática dentro da sala de aula, auxiliando o professor na entrega e análise do material curricular, oferecendo à comunidade modos de melhorar as necessidades de aprendizagem da criança.
- O futuro do design e sustentabilidade na indústria automóvel TMGPublication . Amorim, Francisco; Aston, JeremyO ramo automóvel, é sem dúvida alguma uma das maiores e mais influentes indústrias no mundo, sendo que com esta magnitude conseguiria ter um efeito substancial num movimento em direção a uma sociedade sustentável. O setor automóvel tem uma enorme responsabilidade em termos de proporcionar melhor qualidade de vida e melhorar o bem estar do ser humano. Contudo o aumento da taxa de produção e o crescimento desta indústria cria outros problemas como excesso de veículos, sendo que isto tem um impacto extremamente negativo no nosso meio ambiente. Já a produção de um veículo de transporte requer muitos materiais que são difíceis de reciclar e consome demasiados recursos, mas também a circulação deles e a utilização de combustíveis fósseis gera problemas em termos de emissões de carbono para a atmosfera criando assim um ambiente onde a qualidade do ar é afetada e o próprio aquecimento global. Considerando o impacto da indústria automotiva nas atividades econômicas, ambientais e sociais em todo o planeta, a gestão eficaz deste setor tornou-se vital para garantir o bem-estar da sociedade