ESAD - Produto
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESAD - Produto by advisor "Amorim, Almiro"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Design e desenvolvimento de um veículo de três rodas para a prática do golfePublication . Ramos, Ana; Amorim, AlmiroO presente documento foi elaborado no âmbito de um estágio curricular realizado na IDEIA.M entre Novembro de 2015 e Novembro de 2016, para a conclusão do mestrado em Design de produto da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos. Um dos projetos que a empresa vinha a desenvolver era um veículo de três rodas – Trike – projeto esse que já existia internamente como um conceito e na forma de um protótipo estrutural funcional, tendo-me sido proposto reorientar o conceito, transformando o veículo num produto com uma aplicação concreta. Foram realizadas pesquisas no sentido de perceber para onde orientar o produto tanto a nível do seu utilizador como da inserção no meio e para cada uma das opções encontradas foi criada uma lista de características e realizada uma pesquisa de mercado. Por fim, a tipologia escolhida para aprofundar recaiu numa solução para utilização em campos de Golfe, uma escolha decidida em conjunto com a empresa. A descrição de todo o trabalho desenvolvido durante o estágio curricular é feita neste documento sob a forma de relatório de estágio e visa a demonstração e explicação do processo de desenvolvimento projetual, desde a pesquisa até ao conceito final, tendo produzido soluções distintas para o veículo.
- Design e desenvolvimento de uma alcofaPublication . Santos, Ana; Amorim, AlmiroEste documento foi realizado no âmbito da conclusão do mestrado em Design de produto da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, consistindo num relatório de estágio com duração de 12 meses, tendo sido realizado na empresa Grupo Bébécar, situada em Caldas de São Jorge, no concelho de Santa Maria da Feira. A Bébécar é uma empresa com 50 anos de história, tendo como atividade a produção e comercialização de artigos de puericultura e utilidades para criança. O seu negócio foi-se diversificando, produzindo cadeiras auto para bebés, carrinhos, alcofas, sacos, e ainda diversos produtos complementares, como mobiliário infantil. É uma empresa que se encontra em constante inovação e com elevados padrões de qualidade e segurança. Os seus produtos primam pela execução e acabamento, originando um artigo de design distinto e funcional. Todos os anos é lançada um nova coleção englobando várias gamas, incluindo a alta “Privé”, cuidadosamente pensada, tendo sempre em consideração as tendências da moda. O meu projecto na Bébécar, consiste no desenvolvimento de uma nova alcofa, chamada de “T-Bob”, para um novo carrinho em desenvolvimento na Empresa. Esta nova alcofa “T-Bob” teria de acoplar o sistema universal da empresa que se denomina “Easylock”. É de maior importância frisar que o objectivo seria produzir um artefacto que pertencesse ao universo da marca. A Bébécar teve um longo caminho, adaptando-se e fidelizando-se a uma certa imagem e ao mesmo tempo acompanhando a evolução das tecnologias. Ao longo do seu desenvolvimento, estudaram-se os mercados para qual é destinada, para a caracterização do produto. Devia ainda ser desenvolvida uma pega para a alcofa “i.Bob”, modelo já existente na empresa. O processo do trabalho desenvolvido, é descrito ao longo deste relatório de estágio, são ainda referidas outras atividades e trabalhos realizados durante o mesmo, para a empresa. É demonstrada a validade do processo de design da alcofa, desde uma pesquisa intensiva de tendências, benchmarking, marcas da concorrência e estudo de mercado. Foram feitos desenhos, modelos variados, para se estudar linhas e formas, chegando até um protótipo final. Pensamos ter concretizado um produto final, com materiais resistentes e uma confeção bem executada com detalhes diferenciadores, com criatividade e inovação. Toda a estratégia de marketing ajudou a criar a imagem da alcofa “T-Bob”, sendo um produto adequado ao estilo de vida e expectativas do target. consolidando e reforçando a imagem de marca da Bébécar.
- Identidade: do conceito ao produto final - criação e desenvolvimento de uma coleção de jóias através do acto criativo e artísticoPublication . Dalloz, Diogo; Amorim, AlmiroO trabalho de investigação proposto teve como objetivo, o desenvolvimento de uma coleção de joias com uma vertente comercial, destinada a um determinado segmento de mercado. Este trabalho busca suprir a escassez de projetos de investigação direcionados para a área comercial do setor, procurando novas possibilidades para o desenvolvimento de coleções de joias através de pequenas e médias empresas. Para isso, foi proposto o desenvolvimento de uma coleção, a partir de uma pequena mostra de joias conceptuais, que representam a expressão artística do seu criador e que foi levada ao extremo. Numa primeira fase, procurou-se analisar as diferentes vertentes da joalharia, tendo como base um levantamento histórico e conceitual da joia e do design, visto que ainda existe falta de consenso sobre tais vertentes. Numa segunda fase foi necessário o estudo de mercado e de marca, com o objetivo de se obter as características necessárias para gerar interesse por parte dos consumidores e agregar valor às joias. Não menos importante, foi o estudo sobre o corpo que possui relação direta com a joia, sendo este último necessário para a sua existência. Numa terceira fase, foi desenvolvida a coleção conceptual de três peças que serviram como base para o desenvolvimento e produção da coleção de joias de vertente comercial. Nesta fase também foram descritas todas as etapas da criação à produção das joias, exemplificando-as com imagens, desenho técnicos e suas devidas observações. Numa quarta e ultima fase, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com quatro pessoas influentes em áreas da joalharia, a fim de validar e consolidar o trabalho realizado.
- Moto urbana AJP: Design incremental e aproveitamento de recursos.Publication . Pereira, Filipe; Amorim, AlmiroO presente documento descreve a participação do aluno num programa de estágio académico no âmbito da formação superior em grau de mestrado, na área do design de produto e interfaces. Este estágio promove a cooperação entre entidades, sendo os principais intervenientes o aluno, a Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos e a empresa de acolhimento AJP Motos. Os primeiras intervenções do aluno foram úteis para a sua integração na empresa, nomeadamente a execução de um novo conjunto de decorações para os modelos AJP a comercializar em 2013 e a reorganização da estrutura do stand de exposições da AJP para o espaço disponível na feira de Londres de 2012. Esses trabalhos foram essenciais para um entendimento inicial do funcionamento interno e do modelo de produção da empresa, permitindo também a aquisição de noções prévias acerca do posicionamento de mercado da AJP. O projecto principal assenta na execução de um modelo que permitirá à marca uma deslocação do seu nicho de mercado actual, abrindo portas à entrada no mercado das motas urbanas. Todo o projecto é desenvolvido com base em princípios de economia de recursos e aproveitamento do know how detido pela AJP em 25 anos de experiência com motas de enduro, respeitando os conceitos de durabilidade e acessibilidade, tal como o aspecto prático bem patente nos modelos em produção, principalmente no modelo que serve de base ao projecto.