ISCAC - Dissertações de Mestrado
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Browsing ISCAC - Dissertações de Mestrado by advisor "Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães de"
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- A comunicação e distribuição de vinho durante a pandemia Covid 19: um estudo comparativo entre Bairrada, Beira Interior e DãoPublication . Madeira, Rafael André Ferreira; Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães de; Botelho, Goreti Maria dos AnjosO presente estudo tem como principal objetivo analisar e compreender as medidas tomadas no que concerne à comunicação e distribuição de vinhos nas regiões demarcadas da Bairrada, Beira Interior e Dão durante a pandemia Covid-19. Este trabalho centra-se nestas três regiões vitivinícolas de forma a compreender qual o impacto da pandemia no mercado vitivinícola regional e quais foram as estratégias e ações de marketing adotadas como forma a ultrapassar os possíveis problemas causados pela pandemia. Assim, foi realizada uma análise crítica ao mercado vitivinícola de Portugal, tendo como método de estudo uma análise quantitativa e qualitativa do sector vitivinícola das três regiões. Posteriormente, para a recolha de dados procedeu-se ao envio de um questionário eletrónico, contendo um total de 12 questões, dirigido a representantes das três comissões vitivinícolas das regiões alvo do estudo. As principais conclusões foram as seguintes: a) Digitalização: As três regiões vitivinícolas investiram significativamente em marketing digital, especialmente pela criação de loja online e no aumento da presença nas redes sociais; b) Enoturismo: O Dão e a Beira Interior destacaram-se na promoção do enoturismo, aproveitando a mudança das preferências das pessoas para ambientes rurais; c) Comunicação: A Bairrada focou-se na comunicação da sua resiliência e segurança, enquanto o Dão e a Beira Interior utilizaram campanhas promocionais e workshops virtuais para manter a ligação com os consumidores. Em suma, apesar das dificuldades impostas pela pandemia Covid-19, as regiões vitivinícolas da Bairrada, Beira Interior e Dão demonstraram resiliência e capacidade de adaptação. A transformação digital e a aposta no enoturismo emergiram como respostas eficazes, contribuindo para a recuperação e desenvolvimento nas três regiões vitivinícolas abordadas neste trabalho.
- Digital Marketing in Portuguese Religious OrganizationsPublication . Figueiredo, Iúri Filipe Cardoso; Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães deDigital Marketing has changed how organizations communicate with their audiences. The internet has become part of every consumer’s life, as they are increasingly online. Therefore, marketers taken marketing to the digital space through several digital marketing tools. However, Non-profit organizations (NPOs), including religious organizations, have been slow to adapt to this new way of communication. NPOs characteristics cause barriers which justify this delay. Religious organizations have specific characteristics which further difficult digital marketing usage. It is interesting, therefore, to study the adoption of digital marketing in the Portuguese religious context. For the present study, 10 of the main protestant religious organizations were interviewd. This purposive sample was used after a previous analysis of the digital space of religious organizations. However, others were contacted without previous knowledge about their digital presence. The findings showed that, although not every organization prioritizes digital marketing the same way, each organization uses digital marketing tools to some extent, with social media being the main digital marketing tool. The main difference between them is their objective: member maintenance or member acquisition. Overall, this study gives insights into the development of digital marketing in protestant religious organizations in Portugal, their perspectives, the reasons for not using it more intensively, the tools are being used, the objectives they have and the targets they are addressing.
- Estudo de caso sobre o impacto do marketing digital no mercado online de vinhos em Portugal: comparação entre a geração X e YPublication . Silva, João Carlos Domingues; Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães de; Botelho, Goreti Maria dos AnjosNo atual contexto de desenvolvimento tecnológico, os meios digitais passaram a estar presentes em todos os setores de atividade, ajudando a promover e comercializar os produtos no mercado, nomeadamente os vinhos. O principal objetivo deste estudo centrou-se na análise do impacto que o marketing digital tem no mercado online de vinhos em Portugal para as gerações X (nascidos entre 1961 e 1981) e Y (nascidos entre 1982 e 2004). Realizaram-se duas sessões de focus group cada uma com seis participantes da geração X e Y, respetivamente, tendo-lhes sido disponibilizado um questionário com oito perguntas, resultante de recolha em publicações científicas consultadas. A metodologia utilizada na análise das respostas foi numa primeira fase qualitativa, para comparar as opiniões dos participantes e em que a geração X foi mais conservadora e a geração Y mais despreocupada. Numa segunda fase utilizou-se uma metodologia quantitativa para interpretar duas perguntas relativas aosfatores de escolha do e-commerce de vinhos e das preferências dos participantes na escolha de vinho online. Concluiu-se, com o presente estudo comparativo, que as motivações e preferências de compra de vinho são diferentes nas duas gerações. Este estudo poderá ser útil para os profissionais de marketing cativarem o seu público, indo ao encontro das suas necessidades, utilizando a comunicação mais correta e lançando os produtos mais adequados para a geração que pretendem atingir.
- Um estudo sobre o comportamento do consumidor religiosoPublication . Marçalo, Joana Patrícia Lé; Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães de; Alturas, Bráulio Alexandre BarreiraSendo Portugal um país maioritariamente religioso, especificamente de tradição católica, torna-se importante realizar um estudo para saber quem são os consumidores religiosos e quais as suas necessidades. No largo espectro da temática do consumo religioso, é assim necessário compreender como a religião impacta os comportamentos de consumo e, com maior especificidade conhecer o comportamento destes consumidores nos seus momentos de lazer que envolvem atividades religiosas e espirituais. Com efeitos as viagens por motivos religiosos, e em especial as peregrinações e os retiros, ocupam um ligar relevante para os consumidores religiosos e, por consequência, no âmbito económico do turismo religioso. Assim, o principal objetivo do presente estudo, concentra-se na análise do comportamento do consumidor, especificamente nas suas escolhas de locais para viver experiências religiosas e espirituais, e como usufrui das mesmas. Foram realizadas online sete entrevistas individuais a consumidores religiosos, com questões sociodemográficas e questões estruturadas de resposta aberta. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, para a recolha de informação e dados primários. Conclui-se que, e no contexto de experiências religiosas e espirituais, os consumidores religiosos procuram o silêncio e o refúgio do quotidiano, privilegiando onde se possam concentrar na comunicação espiritual com Deus.
- How does the application of neuromarketing techniques impact consumer behavior and decision-making in Portugal?Publication . Gonçalves, Bárbara Inês Silva; Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães de; Baía, Bárbara Alexandre Regadas CorreiaNeuromarketing uses powerful techniques and plays a significant role in how marketing campaigns are created today and what services and products are needed or developed. Because neuromarketing is the study of the consumer buying process, marketers use it in accordance with the wants and needs of consumers. The purpose of this study is to determine whether consumers are consciously engaging with neuromarketing or whether they are unconsciously influenced by its tactics. It interprets demographic data, measures consumer awareness of neuromarketing in marketing campaigns and assesses perceptions of its effectiveness on behavior and decision-making. It also explores potential concerns, and behavioral implications and examines ethical and legal perspectives on neuromarketing. In order to gain a more complete understanding of the research topic, a survey was designed that included both qualitative and quantitative questions. The results, when broken down by generation, showed that generations do not play a key role in influencing consumer awareness or opinion. Furthermore, the use of neuromarketing techniques does not raise any major ethical concerns.
- Impacto da adoção de ferramentas de marketing sensorial: o caso da região das Caldas da RainhaPublication . Oliveira, Anita Couto; Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães de; Viseu, Clara Margarida PiscoA estimulação sensorial reconhece-se, cada vez mais, como um instrumento valioso no envolvimento e relação do consumidor com a marca. Os cinco sentidos humanos assumem a capacidade de moldar comportamentos, ultrapassar expectativas e imergir o consumidor numa experiência de consumo altamente satisfatória e prazerosa. E é na possibilidade de transportar as vantagens sensoriais para múltiplos contextos que se realiza a presente investigação. O principal objetivo da dissertação passa por determinar qual a influência de medidas sensoriais nos consumidores e o seu impacto nas pequenas regiões marcadas por artesanato. Desse modo, pretendeu-se selecionar um local caracterizado por história, tradição e cultura. Caldas da Rainha assume ser um território de elevado interesse, além disso, o seu maior ponto de atração – a cerâmica artesanal – oferece à região uma singularidade inconfundível. Como tal, a investigação permitiu validar, por meio de uma análise eminentemente quantitativa, o contributo positivo de ferramentas sensoriais nos consumidores e na região de Caldas da Rainha. Os resultados admitem que o fortalecimento da imagem e características do artesanato da região caldense, através da estimulação dos cinco sentidos, potencia o benefício global do território, e consequentemente, o seu reconhecimento.
- A importância do branding no processo de internacionalização da marca:um estudo de caso da marca Embraer S. A.Publication . Filho, José da Silva; Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães deDevido à globalização, muitas empresas têm vindo a adotar estratégias que lhes permitiram obter vantagens competitivas nos mercados internacionais, bem como desenvolver novas formas de gestão através da criação de ideias, conhecimentos e reinvenção de marcas, visando manter/elevar o prestígio das empresas face aos seus concorrentes. Este estudo visa compreender de que forma as empresas se direcionam para os mercados externos com o objetivo de melhorar o seu desempenho e transformar marcas locais em empresas com presença internacional ou atémesmo criar marcas globais. Através de uma preparação estruturada e um planeamento objetivo para atingir os mercados internacionais, as empresas tendem a desenvolver melhores oportunidades de negócio e evoluir no mercado onde já estão inseridas de forma mais sólida. Como tal, esta investigação visa analisar a forma como o branding atua enquanto estratégia fundamental no processo de internacionalização através de uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso da empresa Embraer. A análise, por meio deste estudo de caso e de uma investigação documental aprofundada, mostra de que forma o branding contribui para o processo de internacionalização das empresas, através do caso da Embraer, empresa de aviação brasileira que se internacionalizou através de estratégias ligadas à marca.
- A importância do CRM e o seu impacto no relacionamento com os clientesPublication . Simões, Joana Carolina dos Reis; Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães de; Pedrosa, Isabel Maria Mendes; Júdice, Diogo Côrte Real AlarcãoO aumento da concorrência e o desenvolvimento tecnológico, a que se tem vindo a assistir nas duas últimas décadas, têm provocado uma urgência às empresas para se destacarem no mercado e estabelecerem relações de proximidade com os seus clientes. Assim, o marketing relacional tem ganho bastante relevo no mundo empresarial, sendo que muitas empresas têm vindo a implementar iniciativas de Customer Relationship Management (CRM) para garantir uma boa gestão do relacionamento com os seus clientes. Porém, ainda existem algumas dúvidas em relação ao que consiste efetivamente o CRM e quais as mudanças organizacionais necessárias para a sua implementação, pelo que muitas destas iniciativas têm resultado em falhas e oportunidades perdidas. Neste sentido, esta dissertação pretender trazer novas contribuições para a temática do CRM, dando relevo especial à análise do impacto de determinados fatores no sucesso destas iniciativas em mercados Business-to-Business (B2B), nomeadamente o impacto dos fatores de marketing interno, como formação e educação dos funcionários, apoio da gerência, comunicação interna e sistema de recompensas. Para além disto, no sentido de combater a falta de estudos sobre o CRM nestes mercados, esta dissertação tem também como objetivo estudar o impacto do CRM na satisfação, confiança e compromisso dos clientes em mercados B2B. Para cumprir os objetivos propostos foi desenvolvido um estudo quantitativo a empresas que atuam no mercado B2B português. Foram obtidas 60 respostas que foram analisadas através do método dos componentes principais e da técnica de regressão linear. Os resultados obtidos permitiram concluir que a formação e educação dos funcionários contribui positivamente para o sucesso do CRM, não tendo sido possível demonstrar a existência de uma relação entre as variáveis relativas ao apoio da gerência, comunicação interna e sistema de recompensas, e a variável do CRM. Por sua vez, o presente estudo permitiu ainda comprovar o impacto positivo do CRM na satisfação, confiança e compromisso dos clientes no mercado B2B português
- O Mapeamento da Jornada da Experiência dos Nómadas Digitais em PortugalPublication . Sampaio, Luana Pinheiro; Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães deO presente estudo busca mapear a jornada do consumidor os “nómadas digitais”. Estes consumidores apresentam características peculiares, ao conciliarem trabalho, lazer, viagens e auto-realização em sua rotina. Ao sairem do estilo de vida padrão, no contexto da sua vida profissional, os nómadas procuram transformar o seu espaço profissional e de lar, mesmo que temporariamente. Determinar os locais onde pretendem viver e compartilhar as experiências faz parte do leque de decisões importantes que os nómadas tomam. Por consequinte, esta investigação procura entender os motivos pelos quais os nómadas digitais crescentemente procuram e escolhem Portugal como moradia, bem como perceber quais são os seus principais critérios de decisão, a sua rotina, as suas atividades, entre outros dados. Portugal apresenta características singulares, como o clima agradável, as boas infraestruturas, as políticas e a economia voltada ao turismo. Compreender o perfil deste tipo de consumidor e mapear os principais passos durante a sua jornada será importante para determinar quais são experiências fundamentais para atrair e cativar este público e gerar um maior desenvolvimento regional. No que se refere à metodologia, além da revisão da literatura realizada por meio de artigos e estudos disponíveis atualmente, serão aplicados questionários para avaliar o perfil, o estilo de vida e o processo de decisão dos nómadas digitais. Por fim, serão elaboradas as devidas conclusões.
- Marketing digital: uso das redes sociais nas organizações do terceiro setor: o caso Sermais.orgPublication . Santos, Rosana Elisabete Garcia; Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães de; Pedrosa, Isabel Maria MendesAs organizações sem fins lucrativos procuram, através de diversas formas, manter uma relação com os beneficiários e benfeitores, dois grupos fundamentais na vida destas estruturas. Com efeito, a gestão ativa das relações e do marketing nestas organizações é uma realidade vital no que diz respeito à captação bem-sucedida dos recursos humanos, materiais e financeiros. Perante a evolução das tecnologias e dos sistemas de informação e consequente crescimento exponencial da utilização das redes sociais, as organizações sem fins lucrativos têm que, se pretendem ser sustentáveis, tornar-se criativas e utilizar novas estratégias de marketing para conseguir captar o maior e adequado número de recursos possível, significando isto a correta utilização do marketing digital. Este estudo pretende analisar a utilização dessas redes sociais pelas organizações sem fins lucrativos, e, ainda e de forma mais específica, examinar este processo através de uma campanha de financiamento colaborativo. Para o efeito foi desenvolvido um estudo de caso envolvendo uma organização do terceiro setor: o Sermais.org.