ISEC Lisboa - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Administração Educacional
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Administração Educacional by advisor "Grave-Resende, Lídia da Conceição"
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- A liderança do coordenador do 1.º ciclo: um estudo numa escola do concelho do BarreiroPublication . Augusto, Vanda Maria da Fonseca Duarte; Grave-Resende, Lídia da ConceiçãoA capacidade para liderar consiste num conjunto de aptidões, a maior parte das quais apreendidas, aperfeiçoadas e melhoradas progressivamente, através da educação, do treino e de um conjunto especial de experiências. O sucesso do líder depende da sua flexibilidade para adaptar o seu comportamento e ação, às exigências das diferentes circunstâncias e situações que lhe forem surgindo. Assim, o Coordenador de Estabelecimento, pelas funções que desempenha, adquire competências de liderança que lhe permite atingir uma maior eficácia na prossecução dos objetivos. Entendeu-se, face à relevância do tema “Liderança”, realizar a presente dissertação que resulta de um trabalho de investigação direcionado para a identificação do estilo de liderança de um Coordenador de Estabelecimento do 1.º Ciclo do Ensino Básico e compreensão das perceções que a Coordenadora e os docentes têm face ao estilo de liderança da Coordenadora. A investigação integra-se no domínio da Administração da Educação, no âmbito dos estudos sobre as organizações escolares e capacidade de liderança na escola, considerada hoje como organização. Tendo em conta o enquadramento teórico focalizado ao nível das teorias de liderança, privilegiando os estilos de liderança: Autoritário; Democrático e Laissez-Faire, tendo em conta a visão da escola como organização e as imagens organizacionais e, considerando os objetivos propostos para esta dissertação, optámos por elaborar uma investigação que privilegia a metodologia qualitativa, estudo de caso. Desta forma, e numa primeira fase, recolhemos e analisámos documentos do Agrupamento e da Escola, que nos possibilitaram realizar a contextualização do estudo; seguidamente realizámos entrevistas semiestruturadas à Coordenadora da Escola e a um conjunto de quatro professores que, foram sujeitas a uma detalhada codificação e a criteriosa análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitiram verificar que a Coordenadora da Escola exerce um estilo de liderança democrático. Os dados indiciam que, nesta Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, a Coordenadora é considerada o alicerce da instituição, boa ouvinte, idónea e compreensiva, promovendo, na escola, um ambiente de segurança, confiança e interajuda. Finalmente, o estudo efetuado permitiu reconhecer que a Coordenadora exerce uma liderança assertiva e partilhada, onde o trabalho de equipa acentua a troca de experiências, a participação na tomada de decisões e a partilha de responsabilidades.