ISEC Lisboa - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica
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- Avaliação de desempenho do pessoal docente: necessidades formativas dos professores com funções de avaliadoresPublication . Carvalho, Rosa Maria Ferreira Matias; Jorge, José ReisO trabalho de investigação que nos propomos desenvolver enquadra-se na tipolo-gia de estudo exploratório. Pretende-se perceber como encaram os professores avaliado-res o recente modelo de avaliação de desempenho docente que tem vindo a ser imple-mentado em Portugal nos últimos anos, mais concretamente nos biénios de 2007 a 2009 e de 2009 a 2011, e identificar as necessidades de formação sentidas pelos avaliadores para o exercício das funções que lhes estão acometidas. O estudo incluirá o conjunto de professores dos ensinos básico e secundário que exerçam as funções de professor avaliador em todas as escolas situadas no concelho do Barreiro. Esta amostra, de tipo não probabilístico, é formada por seleção racional, em que os elementos da população são escolhidos por causa da correspondência entre as suas características (grupo etário, fase da carreira profissional, tipo de formação profis-sional) e os objetivos do estudo.
- Avaliação Diagnóstica: a sua influência na prática letiva na disciplina de Biologia e GeologiaPublication . Martins, Maria de Fátima Lopes; Jorge, José Reis; Rodrigues, Rosária Maria Jorge dos SantosEste estudo teve como objetivo geral conhecer como a Avaliação Diagnóstica e os seus resultados são utilizados na planificação da disciplina de Biologia e Geologia. Através da análise da aplicação da avaliação diagnóstica pretendeu-se dar um contributo para melhorar a operacionalização do currículo e consequentemente as práticas letivas e o aproveitamento dos alunos. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa na qual os dados foram recolhidos através de inquéritos por questionário e por entrevista e ainda de análise documental, incluindo os registos de avaliação e planificação das Unidades Didáticas. Existem poucos registos da atividade docente, das suas práticas e da avaliação que fazem aos seus alunos. Os professores consideraram a avaliação diagnóstica importante para a planificação da disciplina de Biologia e Geologia, nomeadamente na planificação das Unidades Curriculares, no entanto nem todos os professores a utilizam. A maioria dos docentes referiu que o tempo disponível não condiciona a aplicação da avaliação diagnóstica. Concordam que é preciso alterar estratégias em relação à avaliação diagnóstica, construir novos instrumentos, uma vez que a principal forma de aplicação é através de testes escritos, que muitas vezes são semelhantes aos que são construídos para os outros tipos de avaliação. Desta forma poderá haver motivação para aplicar mais regularmente a avaliação diagnóstica. Também consideram que os alunos não atribuem importância à avaliação diagnóstica, uma vez que este tipo de avaliação não intervém na classificação final.
- Ciclo de vida, ciclos de estudo, autoconceito e perceção de avaliação de desempenho: contributo para um modelo de avaliação do desempenho docente.Publication . Jesus, Maria do Céu Silva Nunes de; Jorge, José Reis; Correia, RosáriaO estudo apresentado neste documento pretende perceber a relação entre a perceção dos docentes, quando posicionados em diferentes fases da carreira, ou a lecionar a dis-tintos ciclos de estudo, acerca do modelo de avaliação do seu desempenho e do auto-conceito profissional. Assim, este estudo visa estimar o impacto do modelo de avaliação de desempenho para o desenvolvimento de expetativas de realização pessoal e profis-sional nos docentes. Numa fase inicial, a investigação enquadra-se na tipologia dos “estudos descritivo-exploratórios” ou na “investigação descritiva de nível I”, segundo Fortin (2009, p.52), na medida em que se irão procurar as dimensões que levem à caracterização de um modelo de Avaliação do Desempenho Docente (ADD). No desenvolvimento dos traba-lhos, a investigação toma um desenho do tipo “correlacional-explicativo”, de nível III (Fortin, 2009, p. 54), ao verificar se a perceção do modelo de avaliação de desempenho é suscetível de variar consoante as etapas do ciclo de vida profissional / fases da carreira ou os Ciclos de Estudo da docência e, se esta poderá relacionar-se com o autoconceito profissional dos docentes. O universo do estudo é constituído pelos docentes de dois concelhos da península de Setúbal. O processo de amostragem é probabilístico. A amostra, de 203 professores, foi estratificada em seis classes, das quais três são expressivas dos docentes de ciclos de estudo distintos e as outras três são representativas dos docentes em diferentes fases da carreira. O processo de inquirição utilizado foi o de um questionário, constituído por três secções distintas: i) dados profissionais; ii) a Escala de Avaliação do Autoconceito Profissional dos Professores (EAPP) de F. H. Veiga, P. Roque, T. Guerra, L. Fernandes e J. Antunes (2003); e iii) conhecer a perceção dos docentes acerca da avaliação de desempenho. Ficámos a conhecer as dimensões da avaliação de desempenho (ADD) onde se regista o maior desacordo entre os sujeitos – critério e finalidade – e que são percebidos de modo diferente pelos docentes da educação pré-escolar e 1.º Ciclo do ensino básico quando contrastados com os docentes do 3.º Ciclo (ensino básico) e ensino secundário. Não se registaram diferenças significativas quanto às fases da carreira. Na interação Fases da carreira vs. Ciclos de Estudo, é a dimensão procedimento que se destaca como significante nas diferenças. O estudo não encontrou uma relação significativa entre o Autoconceito Profissional do Professores (APP) e os Ciclos de Estudo, no entanto, verificou-se uma tendência para aquele se tornar menos positivo ao longo do ciclo de vida profissional do docente. Adicionalmente, o estudo não encontrou a existência de uma correlação entre o autoconceito profissional e a perceção mais satisfatória da avaliação de desempenho pelos docentes.
- Contributo da avaliazação do desempenho docente para o desenvolvimento pessoal e profissional: um estudo exploratórioPublication . Queiroz, Elsa Ortélia Cipriano; Jorge, José ReisNo ano letivo de 2007/2008 foi introduzido um novo modelo de avaliação do desempenho do pessoal docente, mais exigente que o anterior, que incide sobre toda a atividade desenvolvida pelos professores e recorre a uma diversidade de fontes de informação. Este modelo visa contribuir para a melhoria do serviço educativo e, simultaneamente, proporcionar orientações para o desenvolvimento pessoal e profissional no quadro de um sistema de reconhecimento do mérito e da excelência. Este contexto determinou a realização deste estudo de carácter exploratório, com o objetivo central de compreender em que medida o novo modelo de avaliação de desempenho docente tem contribuído para o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes avaliados. A metodologia adotada baseou-se numa abordagem mista de cariz qualitativo e quantitativo. Como técnicas de recolha de dados utilizou-se a entrevista individual semi-estruturada e o questionário escrito, que foram posteriormente submetidos à análise de conteúdo e ao tratamento estatístico, respetivamente. Os resultados obtidos revelaram que os professores que participaram neste estudo concordam com a avaliação do desempenho, essencialmente na sua dimensão formativa, como forma de promover o desenvolvimento profissional, mas consideraram que o modelo aplicado apresentou vários aspetos negativos e provocou tensões nas relações pessoais e profissionais entre os docentes, que destabilizaram o clima da escola. Este estudo permitiu ainda concluir que o novo sistema de avaliação contribuiu para o aumento da reflexão crítica sobre a atividade letiva e incentivou a atualização e a formação profissional, mas não contribuiu para melhorar a motivação dos docentes, não estimulou ambientes de trabalho colaborativo e não promoveu melhoria significativa das práticas pedagógicas.
- Contributo da Osteopatia no Desenvolvimento Global em Alunos com PHDA do 1º CEBPublication . Cunha, Hélder Romeu Calado da; Torres, Zélia; Jorge, José ReisCe thème de recherche a été La Contribution de l'Ostéopathie dans le Développement Global des Enfants avec Hyperactivité et Déficit de l'Attention tenue en Master en Sciences de l'Éducation, Spécialisation en Supervision Pédagogique. Le travail a été divisé en trois parties distinctes et complémentaires, le premier, l’Encadrement Théorique, nous avons effectué une revue de la littérature concernant le sujet à l'étude, qui a été la base de la recherche. Dans la deuxième partie, la Méthodologie a été appliquée à la technique de receuil de données avec un questionnaire à tous les éléments qui constituent le groupe d'étude, observation diagnostic et Traitement Ostéopathique d'Ajustement du Corps (TOAC) et une interview des parents d'un élève et un professeur à un étudiant. Dans la troisième partie de la Discussion, nous avons fait une évaluation finale des résultats et de laisser des notes pour la postérité. Nous visons à atteindre comme l'objectif principal de ce travail était de vérifier les changements dans le développement cognitif et psychosocial sur la base du point de vue de l'école, la famille et la communauté, afin de contribuer au développement global efficace des élèves qui on était étudiés et démontrer le potentiel de valeur ajoutée de ostéopathie dans le traitement des élèves atteints de Trouble de Déficit de l’Attention avec Hyperactivité (TDAH). Les résultats ont montré que le TOAC contribué au développement global de ces quatre étudiants avec TDAH contrôlé. Nous concluons que l'intervention de TOAC pour les élèves atteints de TDAH contrôlée, a contribué de manière significative à l'amélioration de la vie de ces enfants en termes d'autonomie, de la concentration, des capacités cognitives, la qualité du sommeil, l'intégration sociale et scolaire, il doit être considéré une valeur de plus dans les groupes multidisciplinaires de surveillance et d'intervention d'accompagnement des étudiants avec le TDAH.
- Do individual ao colectivo: estudo de caso de uma experiência de promoção de trabalho colaborativo docentePublication . Laranjo, Mário João de Sousa; Jorge, José ReisA problemática deste trabalho enquadra-se no âmbito do paradigma das culturas profissionais docentes. A questão de investigação que motivou este trabalho, consistiu na necessidade de perceber o impacto resultante da implementação de um conjunto de medidas promotoras do trabalho colaborativo, e as suas implicações nas relações pessoais e nas dinâmicas profissionais dos professores nos docentes de uma escola do distrito de Setúbal. O trabalho colaborativo, é assim o conceito em torno do qual se desenvolve este estudo empírico, que se concretiza através de um estudo de caso, e adota uma metodologia mista, já que articula uma abordagem qualitativa/interpretativa, com os dados resultantes de variáveis quantitativas e de carácter demográfico. Os resultados aproximam-se das teorias mais aceites na comunidade científica, na medida em que reafirmam os pressupostos do trabalho colaborativo, aliados à dificuldade de mudança do paradigma profissional docente. Não obstante, são encorajadores focos emergentes de mudança, nalguns grupos de professores, que podem ser indicadores da mudança que se pretende, a bem da qualidade do ensino e do bem-estar dos docentes.
- FORMAÇÃO CONTINUADA DEDOCENTESContribuições do Sindicato visando auma educação de qualidadePublication . Costa, Antonia Benedita Pereira; Jorge, José ReisA formação continuada de professores é algo inerente à sua profissão, sendo um item indispensável e de extrema necessidade para o bom desempenho das funções desses profissionais. Entretanto, entendemos que a formação continuada não deve ser realizada apenas com o intuito teórico sem bases na realidade vivida pelos docentes e alunos, mas também deve permear temas do cotidiano, haja vista que as mudanças acontecem de forma acelerada em todo o mundo, e a educação tem que acompanhar esse processo a partir de professores devidamente habilitados para abordar as questões em sala de aula. Para tanto, entendemos que todos devem empenhar-se para que essa formação aconteça, citando-se não só o governo, mas também entidades da esfera do terceiro setor, como os Sindicatos de Classe Profissional. O tema desta dissertação de mestrado centra-se na Formação Continuada de Docentes:contribuições do sindicato visando a uma educação de qualidade. O objeto do estudo é a formação proporcionada pelo SINPROESEMMA, sito no Município de São Luís, Capital do Estado do Maranhão, aos docentes do ensino fundamental maior e ensino médio da rede pública do Maranhão sobre a temática Doenças Sexalmente Transmissíveis e Síndrome da Imunudeficiência Adquirida (DSTs/AIDS). O objetivo do estudo foi conhecer a percepção dos docentes participantes da formação sobre as contribuições desta na sua vida profissional e pessoal. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, retrospectivo, com abordagem quanti-qualitativa dos dados. A coleta de dados deu-se com a aplicação de questionários com 160 docentes dos municípios de Zé Doca, Santa Inês, Santo Amaro e a capital São Luís. Os resultados apontaram que 87,5% eram do sexo feminino, 30% tinham entre 16 a 20 anos de docência, 70% tinham ensino superior completo e 46,5% atuavam na docência no Ensino Médio; e 76,25% (n= 122) era concursado. Quanto à motivação para realização de formação contínua, 52% responderam ser o conhecimento teórico; 30% citaram como fatores positivos conhecimentos novos, contribuições para a qualidade do ensino, e 85% não destacaram nenhum ponto negativo e nenhum fator externo; 80% avaliaram a formação como excelente e 70% classificaram o desempenho dos coordenadores como excelente; 85% dos docentes tiveram participação total, 65% destacaram como excelente a apresentação da pauta, seleção dos temas, metodologia, material didático e atividades. Em relação ao contributo da formação em termos de desenvolvimento pessoal e profissional, 65% disseram que a formação contribui para a área profissional, 65% aplicam esses conhecimentos em sala de aula, 100% afirmaram que a formação trouxe mudanças para a prática pedagógica. O estudo concluiu que a participação do Sindicato na Formação de docentes sobre a temática DSTs/AIDS foi de grande relevância para esses profissionais porque eles puderam contribuir de forma mais eficaz na construção de uma educação de qualidade.
- Formação para avaliação do desempenho docente. Perceções dos avaliadores do grupo disciplinar de Artes Visuais - 600Publication . Silva, Isabel Margarida do Rosário Nunes da; Jorge, José ReisAtualmente, no campo específico da educação, a avaliação do desempenho docente tem vindo a assumir uma importância crescente e uma maior atenção dos investigadores pelos contextos escolares e pela relação direta entre a qualidade das abordagens de ensino e desenvolvimento a nível dos diferentes desempenhos docentes. Centrando-se nos diferentes modelos de avaliação do desempenho (1º ciclo e 2º ciclos de avaliação, assim como no novo modelo de avaliação de 2011 a 2013), pensamos que o presente estudo constituirá uma mais-valia, no sentido de evidenciar alguns aspetos relacionados com as perspetivas dos docentes envolvidos nos diferentes modelos de avaliação, proporcionando uma reflexão sobre as diferentes características dos modelos e apontando eventuais pistas para estudos posteriores sobre as necessidades formativas dos avaliadores no atual percurso implementado pelo Ministério de Educação e Ciência neste processo de avaliação de docentes . No contexto do sistema educativo português, a preocupação com a eficácia passa a considerar a formação dos professores como uma prioridade, trazendo à discussão a profissionalidade docente e a sua avaliação. Assim, este estudo tem como objetivo a análise dos elementos potenciadores e condicionadores dos diferentes modelos, bem como a sistematização de elementos complementares e /ou alternativos ao modelo vigente, a partir do que perspetivam os professores do grupo de Artes Visuais do ensino básico/secundário. Para a sua realização, optou-se por um estudo empírico de investigação de natureza qualitativa. Para a recolha das perceções dos intervenientes, realizámos seis entrevistas semiestruturadas cuidadosamente selecionadas, cujo grau de pertinência, validade e fiabilidade foi analisado na perspetiva dos objetivos da recolha de informação. O estudo permitiu concluir que os modelos apresentam dimensões controversas, que condicionam os objetivos intrínsecos dos mesmos, sendo que prevalecem questões burocráticas que impossibilitam ou dificultam a sua implementação. Em consequência, foram apresentadas reflexões e algumas recomendações sobre o tipo de formação, tempo e metodologia a utilizar assim como a determinação do perfil do avaliador para a função em causa: avaliar professores.
- NECESSIDADES FORMATIVAS DOS ENFERMEIROS PORTUGUESES EM OZONOTERAPIAPublication . Santos, José Luís Pires dos; Jorge, José Reis; Fonseca, Ana Maria Leitão PintoTendo como premissas a educação, a formação, a supervisão e a aprendizagem ao longo da vida, em áreas de conhecimento tão importantes como os Cuidados de Saúde, o presente trabalho investiga as práticas pedagógicas que estão a ser utilizadas no âmbito da Ozonoterapia. Visa identificar as “Necessidades Formativas dos Enfermeiros Portugueses em Ozonoterapia” e tem como objetivo geral conhecer a situação atual no que concerne às competências dos Enfermeiros em Ozonoterapia no sentido de propor um Plano de Estudos de Pós-Graduação em Enfermagem para Ozonoterapia. A Ozonoterapia é uma técnica que utiliza o ozono clínico como agente terapêutico, num grande número de patologias e em aplicações de estética. É uma terapia totalmente natural e que sendo realizada corretamente, por profissionais habilitados e utilizando geradores de ozono fiáveis, os riscos são quase nulos. O diagnóstico de identificação de necessidades de formação foi realizado através de um inquérito por questionário exploratório, construído para o efeito. Na amostra apenas participaram Enfermeiros com o título de Enfermeiro reconhecido e válido perante a Ordem dos Enfermeiros e que exerçam atividade no âmbito da Ozonoterapia em Portugal. O questionário foi disponibilizado online, tendo sido enviada uma carta de apresentação e convite via e-mail, com o link para participação no estudo. Toda a informação recolhida foi analisada, validada e alvo de tratamento estatístico. Dos resultados obtidos destaca-se que cerca de 90% dos inquiridos não só manifestaram interesse em frequentar ações de formação em Ozonoterapia, como identificaram como áreas prioritárias de atuação - a estética, a neurologia, a cirurgia geral e a ginecologia. Em relação aos métodos de aplicação, o consenso sobre as necessidades de formação incidiu na infiltração para-vertebral e na insuflação.Como corolário do estudo, para 95,8% dos inquiridos a formação em Ozonoterapia é essencial para aquisição de competências e exerce um contributo significativo na melhoria da prática diária do profissional de Enfermagem.
- Refelxão sobre o papel do supervisor pedagógico no contexto da educação escolar. Estudo de caso de uma supervisora pedagógicaPublication . Siciliano, Florencia Beatriz Aranda; Jorge, José ReisEste trabalho pretende apresentar uma reflexão sobre figura do papel do supervisor pedagógico e sobre os processos educativos, destacando aspetos relevantes desta figura, como a aquisição de uma perspetiva reflexiva e a capacidade de escuta ativa. Apresenta-se a problemática, analisando-se a importância crescente da reflexão sobre este papel. Optou-se por uma metodologia qualitativa, tratando-se de um estudo de caso único, dada a sua natureza essencialmente exploratória e o facto de o sujeito do estudo constituir simultaneamente o próprio caso. Fez-se, assim, uma abordagem narrativa integrada na linha de pesquisa de “vida profissional”. Conclui-se que é de grande importância o papel reflexivo desenvolvido pela figura do supervisor nos processos educativos.