ISEC Lisboa - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica by advisor "Correia, Rosária"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A aprendizagem da leitura: análise de manuais do 1.º ano de escolaridadePublication . Costa, Ana Cristina Maia da; Araújo, Luísa; Correia, RosáriaOs manuais escolares são ferramentas fundamentais na prática letiva dos docentes, substancialmente, aqueles que são utilizados como suportes da aprendizagem da leitura no primeiro ciclo do ensino básico e, muito particularmente, no primeiro ano de escolaridade, ano em que se inicia a aprendizagem formal da leitura. O treino explícito e sistemático das correspondências grafema-fonema é considerado fundamental para o sucesso desta competência. Neste sentido, os textos dos manuais devem contribuir para do desenvolvimento da consciência fonémica, incidindo no treino das correspondências grafema-fonema e na consolidação das regras ortográficas mediante o uso de palavras descodificáveis, elementos fónicos e estruturas silábicas simples. Contudo, as práticas dos docentes mostram que estes nem sempre têm uma visão precisa acerca da leitura nem sobre as caraterísticas dos manuais para o ensino desta habilidade e baseiam as suas escolhas a partir de critérios múltiplos e pessoais, esquecendo-se, por vezes, que os manuais servem de base como procedimentos teóricos da aprendizagem. Este estudo incide na análise da forma como os manuais contribuem para a aprendizagem da leitura. Assim, foram analisados os textos com dígrafos e encontros consonantais dos três manuais mais adotados no nosso país no ano letivo 2009/2010. Visto que durante a realização deste estudo se deu a transição de um ano letivo para outro, sendo esta transição acompanhada de uma alteração no Programa disciplinar, procedeu-se também à análise dos manuais das mesmas editoras, mas editados à luz do novo programa. Com este estudo podemos concluir que nem todos os manuais têm em conta o tipo de habilidade de leitura que os seus textos deverão exercitar, de forma, a que os alunos automatizem o processo de descodificação, essencial na fase inicial da aprendizagem da leitura. Também os docentes, nem sempre têm em conta estes critérios no momento em que adotam o manual de Língua Portuguesa do 1.º ano de escolaridade, o que poderá surtir implicações na aprendizagem dos alunos, uma vez que o manual continua a ser o suporte de aprendizagem mais utilizado pelos professores.
- Ciclo de vida, ciclos de estudo, autoconceito e perceção de avaliação de desempenho: contributo para um modelo de avaliação do desempenho docente.Publication . Jesus, Maria do Céu Silva Nunes de; Jorge, José Reis; Correia, RosáriaO estudo apresentado neste documento pretende perceber a relação entre a perceção dos docentes, quando posicionados em diferentes fases da carreira, ou a lecionar a dis-tintos ciclos de estudo, acerca do modelo de avaliação do seu desempenho e do auto-conceito profissional. Assim, este estudo visa estimar o impacto do modelo de avaliação de desempenho para o desenvolvimento de expetativas de realização pessoal e profis-sional nos docentes. Numa fase inicial, a investigação enquadra-se na tipologia dos “estudos descritivo-exploratórios” ou na “investigação descritiva de nível I”, segundo Fortin (2009, p.52), na medida em que se irão procurar as dimensões que levem à caracterização de um modelo de Avaliação do Desempenho Docente (ADD). No desenvolvimento dos traba-lhos, a investigação toma um desenho do tipo “correlacional-explicativo”, de nível III (Fortin, 2009, p. 54), ao verificar se a perceção do modelo de avaliação de desempenho é suscetível de variar consoante as etapas do ciclo de vida profissional / fases da carreira ou os Ciclos de Estudo da docência e, se esta poderá relacionar-se com o autoconceito profissional dos docentes. O universo do estudo é constituído pelos docentes de dois concelhos da península de Setúbal. O processo de amostragem é probabilístico. A amostra, de 203 professores, foi estratificada em seis classes, das quais três são expressivas dos docentes de ciclos de estudo distintos e as outras três são representativas dos docentes em diferentes fases da carreira. O processo de inquirição utilizado foi o de um questionário, constituído por três secções distintas: i) dados profissionais; ii) a Escala de Avaliação do Autoconceito Profissional dos Professores (EAPP) de F. H. Veiga, P. Roque, T. Guerra, L. Fernandes e J. Antunes (2003); e iii) conhecer a perceção dos docentes acerca da avaliação de desempenho. Ficámos a conhecer as dimensões da avaliação de desempenho (ADD) onde se regista o maior desacordo entre os sujeitos – critério e finalidade – e que são percebidos de modo diferente pelos docentes da educação pré-escolar e 1.º Ciclo do ensino básico quando contrastados com os docentes do 3.º Ciclo (ensino básico) e ensino secundário. Não se registaram diferenças significativas quanto às fases da carreira. Na interação Fases da carreira vs. Ciclos de Estudo, é a dimensão procedimento que se destaca como significante nas diferenças. O estudo não encontrou uma relação significativa entre o Autoconceito Profissional do Professores (APP) e os Ciclos de Estudo, no entanto, verificou-se uma tendência para aquele se tornar menos positivo ao longo do ciclo de vida profissional do docente. Adicionalmente, o estudo não encontrou a existência de uma correlação entre o autoconceito profissional e a perceção mais satisfatória da avaliação de desempenho pelos docentes.
- As implicações do novo programa de português no desenho curricular do curso de Professores do 1º CEB, na formação contínua e sua aplicabilidade nas escolasPublication . BARATA, CLÁUDIA DOS SANTOS OLIVEIRA; Araújo, Luísa; Correia, RosáriaO trabalho de investigação que nos propomos desenvolver pretende perceber as implicações que o novo Programa de Português teve no desenho curricular do curso de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, na formação contínua e a sua aplicabilidade nas escolas. Trata-se de um estudo exploratório que conta com a participação de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico de diferentes agrupamentos de Portugal, com professores supervisores do Ensino Superior do curso de Mestrado de Qualificação para a Docência – Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico e estagiários do referido curso, constituindo estes uma amostra do tipo não probabilístico, pois não foi formada por uma seleção aleatória, mas sim por elementos da população selecionados devido à correspondência entre as suas características e os objetivos do estudo. Do cruzamento dos dados obtidos através de inquérito por questionário, análise documental e inquérito por entrevistas, verifica-se que tanto os professores de 1º Ciclo do Ensino Básico, como os supervisores e respetivos estagiários desenvolvem as planificações das suas aulas de Português, sejam elas ou não com atividades de escrita, tendo por base o novo programa de Português. Existe, contudo, uma minoria que o faz tendo ainda em conta o antigo programa de Língua Portuguesa.