ISG - Dissertações de Mestrado em Gestão Pública
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISG - Dissertações de Mestrado em Gestão Pública by advisor "Dias, Álvaro"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Descentralização: Implicações na Gestão Municipal - Uma aplicação na Ilha de Santiago, Cabo VerdePublication . Furtado Afonso, Adriano; Dias, ÁlvaroA presente dissertação centrou-se na análise do programa de descentralização em Cabo Verde e as suas implicações na gestão municipal, particularmente nos municípios da Ilha de Santiago. Os objectivos foram avaliar a percepção da participação dos cidadãos na elaboração de políticas, nas decisões locais, na fiscalização e controlo da acção dos dirigentes municipais, estudar o conhecimento dos mecanismos de participação, analisar o nível de dependência financeira em relação ao governo central e discutir a relação entre as capacidades técnicas municipais e a qualidade das decisões. Com base em questionários aplicados aos cidadãos e autarcas de três municípios da Ilha e, nos documentos oficiais e estudos já publicados, constatou-se que a participação dos cidadãos na gestão municipal é limitada e, por conseguinte, um fraco controlo, por parte dos cidadãos, sobre a acção dos governantes. Outrossim, a capacidade dos municípios em gerar receitas próprias é limitada, e sua dependência face à administração central é muito elevada, e uma certa carência em termos de pessoal técnico.
- Metodologia COSO: Aplicação em uma Instituição Financeira no BrasilPublication . Fernandes, Ângela; Dias, Álvaro
- A Nova Gestão Pública e a Sustentabilidade no Sector Público Autárquico na óptica das Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Estudo de caso da Câmara Municipal de Loures.Publication . Reis Caetano, Carla Maria; Dias, ÁlvaroA conjuntura económica, social e a necessidade de desenvolvimento e inovação, encaminha a gestão das autarquias locais a adoptarem estratégias integradas que possibilitem suportar a sustentabilidade, o controlo de gestão, a eficácia e eficiência, como factores processuais de sucesso exigidos pela população. Na qual as premissas de conversão de gestão privada à gestão pública devidamente ajustadas da Nova Gestão Pública são mais adequadas e pertinentes à aplicabilidade na administração local, visto ser a gestão mais próxima do cidadão, interferindo directamente na sua qualidade de vida, tornando-se cidades com gestão equiparada com os devidos ajustes à privada, que lhes permite obter a designação de Cidades Sustentáveis e Cidades Inteligentes. No âmbito do estudo de caso da Câmara Municipal de Loures elaborou-se modelo teórico de interconecção dos itens inerentes às dimensões das três temáticas para os quais se realizou classificação dicotómica e respectiva valoração. A validação do modelo teórico demonstra que das cinco dimensões das três temáticas existe maior entrosamento nas dimensões da governança e sustentabilidade, que possui uma aplicação parcial ficando aquém da satisfação, apesar dos pressupostos de Cidades Inteligentes quase atingirem a satisfação de aplicação, nos das Cidades Sustentáveis essa satisfação já é mais notória, no entanto a aplicação dos princípios da Nova Gestão Pública na organização é largamente cumprida. Concluiu-se que é necessário desenvolver a interactividade da informação na autarquia, a sustentabilidade territorial e a gestão considerar a dependência simbiótica das três temáticas.
- Relatório ProfissionalPublication . Robalo Guerra, Marco Alexandre; Dias, ÁlvaroO presente Relatório, tem como objetivo, apresentar o meu percurso académico e profissional. Destaca-se, em sede académica, os conceitos de Controlo de Gestão, as suas definições e seus modelos BSC e EFQM, o conceito de Gestão de Equipas e os seus condicionamentos e uma breve explicação sobre POCP. Os aspetos relevantes do meu Curriculum Vitae, serão abordados de acordo com os conceitos anteriormente mencionados. Para a concretização do objetivo proposto, o método de pesquisa deste trabalho baseou-se em várias fontes, a destacar livros e experiência profissional. Utilizou-se como objeto do método de recolha de dados de artigos científicos.
- Tipologia de Políticas Públicas: Uma Proposta de Extensão do Modelo de LowiPublication . Muzzi, Débora; Dias, ÁlvaroO presente trabalho trata do desafio de discutir a gestão de pessoas na administração pública, enquanto política pública derivada, que tem o propósito de impactar estratégica e positivamente a capacidade de agir do governo na promoção do interesse público. Vários autores estudaram os conteúdos das políticas públicas e criaram tipologias que funcionam como guias interpretativos e são utilizadas pelos analistas sintetizando o que seria um expressivo número de páginas de descrição. Contudo, poucos são os estudos teóricos sobre as políticas públicas derivadas, como é o caso das políticas de gestão de pessoas, o que dificulta que tais políticas tenham tipologia de conteúdo adequada à sua análise, obstando os avanços nesse campo do conhecimento. O principal objetivo deste trabalho é propor uma tipologia própria capaz de classificar e diferenciar as políticas públicas de gestão de pessoas, oferecendo um contributo para a academia, analistas e políticos. Como embasamento teórico, é apresentada breve análise da gestão pública como ação de governo, com seus propósitos, atores e instrumentos; em seguida, os estudos sobre tipologias de análise de políticas públicas e, por fim, o enfoque do campo da gestão de pessoas nas organizações, com destaque para o paradigma público e o seu contexto modernizante Para particularizar a análise e propiciar a identificação de variáveis a serem consideradas na construção de um novo esquema tipológico, foram descritas e estudadas as principais políticas de gestão de pessoas do governo de Minas Gerais, Brasil e sua correspondente no governo de Portugal. Para testar a tipologia proposta foi utilizado o método Delphi com questionário eletrônico aplicado a 20 especialistas em políticas de gestão de pessoas e políticas públicas de Minas Gerais, Brasil e de Portugal, contando de forma equilibrada com acadêmicos, consultores e técnicos da estrutura da administração pública. As análises desenvolvidas durante a pesquisa reforçam o entendimento de que as políticas de gestão de pessoas têm intencionalidades que as diferenciam e afetam a sua capacidade de contribuir para que a criação de valor público aconteça. Ficou ainda mais evidente que as políticas de gestão de pessoas não podem ser adequadamente classificadas, pois as tipologias existentes não permitem apropriada categorização e diferenciação dessas políticas entre si ou em relação às demais. Por fim, a tipologia proposta teve muito boa aceitação por parte dos especialistas consultados, que representam três diferentes dimensões de análise de políticas públicas – administração pública, academia e consultorias privadas. Com elevado nível de concordância alcançado, a menor sendo de 83,5% (política do tipo estruturante), as intermediárias de 91,5% (política do tipo diferenciação e apoio à gestão) e a maior de 100% (políticas do tipo influência na conduta), entende-se que a tipologia proposta pode ser considerada validada, estando disponível para ser aplicada e utilizada em novos estudos.