EN - TMI - Curso Engenheiros Navais – ramo Armas e Electrónica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing EN - TMI - Curso Engenheiros Navais – ramo Armas e Electrónica by advisor "Correia, Fernando Jorge Ribeiro"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Aplicabilidade de redes tolerantes a atrasos (DTN) nas Forças Navais da Marinha PortuguesaPublication . Moço, Tiago Nunes Mendes; Correia, Fernando Jorge RibeiroA conectividade de uma rede de dados em ambientes heterógenos representa um desafio constante para os investigadores face à capacidade de transferência de informação das infraestruturas de suporte. Como tal, uma área de investigação com enorme potencial são as redes móveis Ad Hoc, especificamente as Mobile Ad hoc Network (MANET) por serem redes que não pressupõem infraestruturas fixas. Face à natureza tecnológica das MANET, este tipo de rede usa dispositivos móveis de comunicações para formar a rede, onde cada dispositivo (ou nó da rede) é um elemento terminal (estação de trabalho) ou um encaminhador de rede (router). Este tipo de equipamento carece do desenvolvimento de protocolos de encaminhamento próprios que possibilitam a utilização de diversos serviços na rede. O emprego de uma MANET em ambientes militares potencializa a capacidade de comunicação. Porém, a falta de conectividade na rede pode ser um fator restritivo à sua utilização. Uma solução para este problema pode passar pela utilização de Delay/Disruptive Tolerant Networks (DTN). A arquitetura de uma DTN minimiza o problema de falta de conectividade na rede, assegurando a capacidade de comunicação. No entanto, se a falta de conectividade for prolongada, os serviços que uma rede DTN suporta podem ser limitados. Em ambientes navais, nomeadamente Operações Navais e Fiscalização/Boarding, os dispositivos da rede estão em constante movimento, apresentando um padrão arbitrário. Desta forma, a utilização de uma MANET com capacidade DTN, aparenta ser uma solução possível para melhorar o serviço de comunicações e aumentar a oferta de serviços na rede. Neste trabalho, será estudada a aplicabilidade de rádios de comunicações móveis com capacidade DTN e analisada a respetiva Qualidade de Serviço (QdS), em ambientes de utilização navais como Operações Navais e Fiscalização/Boarding.
- Archinaves - Implementação do Projecto Archinaves numa Arquitectura ASP.NET MVCPublication . Salgueiro , João António Palhinha da Cunha; Correia, Fernando Jorge Ribeiro
- Otimização das Standard Operator Checks (SOCS)Publication . António, Adilson Euclides Maquita; Correia, Fernando Jorge Ribeiro; Marques, Fernando Sérgio Bryton DiasA prática de execução das SOCs na preparação do navio antes da largada é iminentemente móvel e com necessidades de documentação substanciais, no que concerne aos registos das mesmas. No entanto, os sistemas de informação utilizados atualmente, não estão aptos para fazer a atualização do estado dos equipamentos em tempo real, sendo essa tarefa adiada para momento posterior. A evolução dos dispositivos móveis, associado o desenvolvimento das capacidades para operação em rede sem fios, promove novas formas de os utilizar no auxílio à execução das SOCs. Assim, esses dispositivos podem ser utilizados para estenderem a informação para todos pontos no navio, possibilitando assim uma melhor partilha de informação em tempo real. Para além disso, a tecnologia móvel e as capacidades emergentes introduzem novas possibilidades, principalmente no que concerne a interatividade, entre o utilizador e aplicação móvel instalada no dispositivo. Nesta dissertação foi desenvolvido um sistema de informação integrado para apoiar o utilizador no registo dos itens da SOC de cada equipamento. Este sistema surge com a intenção de utilizar a tecnologia móvel para otimizar o modo de execução das SOCs atuais. Além da tecnologia móvel, o sistema também tem um módulo web que permite o acompanhamento da execução através de um computador, permitindo assim que todos os elementos do navio tenham acesso a informação. Também é possível armazenar os registos de cada atividade na base de dados do servidor, o que permite uma posterior avaliação das atividades decorrida em cada SOC, de acordo com a data da realização da mesma e o elemento responsável pela mesma.
- Segurança da Informação no Ciberespaço – A Cibereducação no caminho da CibersegurançaPublication . Vieira, Salomé de Jesus; Correia, Fernando Jorge Ribeiro; Sousa, Gonçalo Nuno Baptista deO papel das Tecnologias de Informação (TI) nas sociedades atuais épreponderante. O aparecimento da Internet e a vulgarização do seu uso veio alterar o paradigma do modo de funcionamento das sociedades. As sociedades industriais transformaram-se em sociedades da informação, onde o conhecimento e a informação são valorizados e têm um papel fulcral. A internet,primeiramente considerada como um espaço de liberdade absoluta e que possibilitava oacesso e compartilhamento de dados instantaneamente e a partir de qualquer ponto do globo, é hoje vista como um fator de insegurança. O ciberespaço está suscetível a novas formas de ameaça sobre a forma de crimeno mundo virtual. Os ciberataques colocam em risco a privacidade e liberdade dos cidadãos, põem em causa a soberania do Estado e podem, ainda, divulgar informação queameace a segurança nacional. O presente trabalho discute os desafios que o ciberespaço nos coloca e analisa acomponente legal que contribui para a cultura de segurança no ciberespaço, por forma autilizá-lo de forma mais livre e fiável. E não só, também propõe formas de mitigar os resultados de um ciberataqueatravés de mecanismos de formação, onde cada um tem conhecimento dos problemasatuais da internet e quais as eventuais soluções para se protegerem.
