EUVG - Dissertações do Mestrado Integrado em Arquitetura
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing EUVG - Dissertações do Mestrado Integrado em Arquitetura by advisor "Ferreira, Joana Rita Pedro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Centros comerciais enquanto parques temáticos: um preconceito da arquitectura sobre realidades forjadas para o consumoPublication . dos Reis, Cláudia Filipa Lopes Gomes Jorge Campos; Ferreira, Joana Rita PedroOs centros comerciais têm vindo a disseminar-se pelos territórios, reflexo de uma crescente procura pelos consumidores. Para alguns autores, a atração a estes está ligada à replicação da oferta comercial dos centros das cidades, mas com um controlo das variáveis atmosféricas, e um aumento do conforto para quem faz compras. A evolução da arquitetura destes, e da sua composição interior, conduz a questões sobre a autenticidade versus artificialidade que, em último caso, levam à semântica sobre o que é autêntico (socialmente visto como bom), e o que é falso (socialmente mal visto). (Gottdiener, 1995; Dovey, 1999) Este olhar sobre o que é bom, e o que é mau, a condenação que transpira da crítica da arquitetura, bloqueou a análise de questões pertinentes relacionadas com a conceção dos centros comercias. São algumas destas questões que pretendemos apresentar com este trabalho. Os argumentos de Beatriz Colomina relativamente ao poder da imagem, são o ponto de partida para analisar o fenómeno dos centros comerciais, a sua arquitetura e, sobretudo, o profuso recurso dos mesmos a símbolos e temáticas. Para a compreensão da utilização de componentes cénicas e temáticas nos centros comerciais, analisamo-los em algumas das suas dimensões e, posteriormente, observamo-los, em concreto. Procura-se, assim, entender sobre uma aparente inevitabilidade da utilização da informação cénica nos espaços comerciais.