ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Artiaga, Maria José"
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- Contributos das expressões artísticas no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Funenga, Ana Luísa; Artiaga, Maria JoséO presente relatório insere-se no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e, pretende refletir sobre o papel das Expressões Artísticas e a articulação destas com outras áreas do currículo no 1.º Ciclo do Ensino Básico. As Expressões Artísticas, são um instrumento fundamental para desenvolver as aprendizagens das crianças, pois podem contribuir para o desenvolvimento do sentido estético, crítico e criativo. As artes contribuem igualmente para o desenvolvimento cognitivo das crianças, facilitam a expressão dos seus sentimentos, possibilitam o desenvolvimento da imaginação, da percepção e do domínio motor. Este estudo tem como principal objetivo demonstrar a importância das Expressões Artísticas para o desenvolvimento das aprendizagens das crianças, fortalecendo também o seu progresso pessoal e social. Os instrumentos utilizados nesta investigação foram: a observação, os registos diários, as conversas informais e os questionários. Os participantes envolvidos neste estudo foram os alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, os professores da instituição e os encarregados de educação da turma onde foi realizado o estágio. Os resultados obtidos para a concretização deste estudo revelaram que as Expressões Artísticas, embora consideradas fundamentais no desenvolvimento global da criança por professores e encarregados de educação, são objeto de contradição no discurso e prática dos docentes, levando à falta de empenho dos alunos e à dificuldade de trabalho quando estas são postas em prática.
- Práticas e perspetivas dos educadores de infância sobre a importância da músicaPublication . Leal, Raquel; Artiaga, Maria JoséA educação atual pretende dar liberdade à criança para construir o seu conhecimento e para participar de forma ativa em todos os instantes do seu dia. A educação de infância é confrontada com orientações cada vez mais detalhadas e expressas sobre quais os objetivos e estratégias para conseguirmos possuir salas de atividades inovadoras e que vão ao encontro dos interesses das crianças. Posto isto, com a presente investigação pretendemos saber qual a perceção e a importância que as educadoras de infância atualmente atribuem à área da música, visto que, para além de estar consignada nos diplomas oficiais para a educação pré-escolar, é parte fundamental dos interesses das crianças. O presente Trabalho Final de Mestrado foi realizado e executado na unidade curricular designada por prática de ensino supervisionada. Para a concretização do mesmo, foi realizado um estudo utilizando um paradigma interpretativo de natureza qualitativa. Este tipo de abordagem de pesquisa tem como objetivo aprofundar a compreensão e a interpretação dos dados obtidos. Para alcançar esse objetivo, elaborámos entrevistas detalhadas para cinco educadoras de infância e uma professora de música. Relativamente aos resultados, estes demonstram que embora exista reconhecimento pela música, por parte dos educadores de infância, a sua implementação e as práticas diárias evidenciam discrepâncias significativas. É percetível também que a realização de atividades musicais, quando existe um professor especializado na área, leva a que as educadoras se demitam de trabalhar a música nas suas salas. Foi igualmente interessante verificar que, por não haver um professor de música na creche, as educadoras mantêm várias atividades musicais com as crianças. Os resultados, no seu geral, apresentam uma grande distância entre a teoria e a prática, o que evidencia uma mudança urgente neste campo da educação.