ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
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- O clima em sala de aula: perceções dos alunos, dos seus pais e da professoraPublication . Silvestre, Joana; Araújo, LuísaO presente relatório foi pensado e elaborado no âmbito da prática de ensino supervisionada do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa turma de 3.º ano de escolaridade que, no decorrer do estudo, acabou por transitar para o 4.º ano de escolaridade. Esta prática em sala de aula permitiu observar e posteriormente explorar as perceções da professora, dos encarregados de educação e dos alunos sobre o clima em sala de aula. Abordam-se as interações, dinâmicas e estratégias adotadas em contexto escolar que, por sua vez, podem influenciar o clima que se vive em sala de aula. Esta investigação é um estudo de caso numa sala de aula, em particular, que pretende compreender e comparar as perceções dos alunos, dos encarregados de educação e da professora titular de turma relativamente ao clima. É também um estudo exploratório, visto que pouca informação existe sobre a temática em estudo. Foram utilizados diversos instrumentos de recolha de dados – a observação, o Diário de Bordo (DB), as conversas informais, uma entrevista direcionada à professora e um questionário aplicado aos alunos e aos pais. Para analisar os dados obtidos recorremos ao resumo de respostas que é apresentado na plataforma onde foram realizados os questionários – o Google Forms. As respostas abertas presentes nos questionários e na entrevista realizada à professora titular foram analisadas recorrendo a uma análise de conteúdo. Esta etapa foi dividida em duas fases: a primeira fase que visou organizar toda a informação recolhida e a segunda fase caracterizou-se pela análise, e comparação das respostas dos participantes. Os resultados obtidos evidenciam uma perceção, de forma geral, muito positiva da professora, dos pais e dos alunos relativamente ao clima que se vive em sala de aula. Em particular, identificaram-se as seguintes estratégias promotoras de um clima positivo: o estabelecimento de regras claras,o respeito mútuo, a comunicação, a organização e a flexibilidade, sendo a perceção da professora que todas elas contribuem para que o ambiente que se vive em sala de aula seja positivo. Tanto os alunos como os pais expressam uma visão maioritariamente unânime sobre o clima que se vive em sala de aula, descrevendo-o como positivo e estimulante para a aprendizagem.
- O que significa essa palavra?Publication . Magalhães, Joana; Araújo, LuísaO vocabulário de uma criança é essencial, tanto para a sua vida escolar, como para a sua vida quotidiana, pois o mesmo é a base para o desenvolvimento de atitudes, valores e conhecimento. A literatura para a infância é um recurso importante para a aprendizagem do vocabulário - significado das palavras. A presente investigação recai sobre o desenvolvimento do léxico através da leitura de histórias, incidindo num grupo heterogéneo de vinte e cinco crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos, num jardim de infância situado no concelho de Lisboa. Esta investigação teve como principal objetivo o desenvolvimento do léxico através da leitura de histórias e através do ensino explícito do vocabulário em jardim de infância. Relativamente à metodologia adotada, aos instrumentos de recolha e análise de dados, recorreu-se a um levantamento de livros, à observação participante de conversas informais, e a um teste de aferição do conhecimento do vocabulário. Recorreu-se à análise do conteúdo das transcrições dassessões de leitura. Observou-se uma progressiva melhoria e efeitos positivos na aquisição do sentido das palavras trabalhadas durante a leitura de histórias. Observou-se ainda, durante a intervenção, interesse por parte do grupo de crianças nas várias sessões de leitura. A presente investigação permitiu descrever a forma como a literatura para a infância pode constituir um recurso para o ensino explícito de vocabulário, a partir de explicações de palavras novas, e levar crianças em idade pré-escolar a adquirir vocabulário
- Relatório de estágio de ensino da prática supervisionada. As áreas temáticas e a cooperaçãoPublication . Monteiro, Susana Filipa da Rocha Lourenço; Araújo, LuísaEncarando a educação como o maior valor de todo o ser humano, pretendeu-se com o trabalho realizado, consciencializar as crianças para a importância da partilha e da solidariedade. Este relatório comporta o trabalho que foi realizado no que respeita aos dois estágios praticados em diferentes níveis de ensino, Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Aqui se apresentam os dados recolhidos sobre os contextos socioeducativos e as práticas que foram desenvolvidas evidenciando algumas das atividades mais significativas, assim como os seus resultados e respetivas avaliações. O tema “As Áreas Temáticas e a Cooperação” adveio da necessidade de dar continuidade a um projeto já existente na valência de Pré-Escolar, assim como da carência sentida no que respeita a trabalhar em conjunto para um mesmo projeto ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Considering that education is the biggest value of the human being, this work intended to make children aware of the importance of sharing and solidarity. This report describes the work that has been done regarding the two internships practiced in different levels of teaching, Preschool and Primary School level. Here are presented the data acquired about the social-educative contexts and the developed practices, noticing some of the most significant activities and its results and respective evaluations. The theme “The Thematic Areas and Cooperation” arose from the necessity of giving continuity to a project that already existed in the Preschool, as well as the feeling regarding the absence of group work at the Primary School level.
- Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada. Dos valores sociais ao valor das palavrasPublication . Frazão, Joana Patrícia Barreiros; Araújo, Luísa; Figueira, JoanaEste relatório aborda duas grandes problemáticas, as quais se traduzem na abordagem aos valores sociais, no âmbito da valência em Pré-Escolar, e na procura da determinação do real valor/alcance das palavras, na valência de 1.ºCiclo. Começando pela abordagem aos valores sociais, esta traduziu-se num conjunto de etapas, as quais visaram, numa primeira fase, a obtenção de dados. Tal “colheita” de informação foi realizada através da observação, tanto em sala de aula, como no recreio, e traduzia-se na verificação das relações entre as crianças, entre as crianças e a educadora, ou a estagiária, e entre as crianças e auxiliares. A segunda fase passou pela criação de um projeto que visava abordar a referida temática. A esse projeto foi dado o nome de “Saber Viver Comigo e Com os Outros”, tendo este sido constituído por um conjunto de atividades que visavam despertar as necessidades, não apenas a nível individual, mas também de grupo, e o desenvolvimento pessoal de cada criança com base em diversas experiências, numa perspetiva de promover a cidadania. Relativamente à temática do valor das palavras (em sentido lato), começámos, numa primeira fase, com a recolha de dados mediante observação em contexto de sala de aula. Desses dados foi percetível que, de uma maneira geral, as crianças tinham dificuldades na interpretação de enunciados, nem sempre conseguindo compreender aquilo que lhes era pedido e não conseguindo estruturar corretamente as respostas. Tendo em conta que este grupo de crianças do 4.º ano (1.ºCiclo) transitaria, normalmente, no ano seguinte, para o 2.º Ciclo, decidimos realizar um questionário para diagnosticar mais algumas das dificuldades/receios que os mesmos sentiam. Desta forma, trabalharíamos a temática do valor das palavras, ao mesmo tempo que trabalhávamos outras questões relacionadas com a transição para o 5.º ano. Posto isto, foram realizadas um conjunto de atividades relativas aos conteúdos programáticos de 4.º ano, com as quais visávamos incidir sobre o valor das palavras e a transição para a etapa escolar seguinte. Suplementarmente, tentámos ir enquadrando algumas metodologias adequadas a alunos de 5.º ano como forma de preparar o grupo para a referida transição.
- Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada. Ouvir e criar históriasPublication . Anjos, Maria Inês Ferreira Marinho dos; Araújo, LuísaEntende-se que a educação não deverá apenas transmitir conhecimentos pré-definidos, mas educar despertando nas crianças outras curiosidades e criando hábitos saudáveis entre eles, o interesse e gosto pela leitura. Numa perspetiva de desenvolver esta área, tendo em conta as característica das crianças, surgiu a motivação para despertar o gosto pela leitura ao longo do estágio realizado na valência de Pré-Escolar, bem como do estágio realizado ao nível do 1.º Ciclo. No primeiro, tendo em conta o Projeto Educativo da instituição onde foi possível intervir, numa sala de cinco anos, enveredou-se pela problemática das “curiosidades do dia-a-dia”, sendo estas introduzidas a partir da leitura de livros. No segundo estágio, realizado numa turma de 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, definiu-se como problemática a consolidação dos diferentes “géneros de texto”. Neste sentido, podemos encontrar no presente relatório todas as etapas realizadas nestes estágios. Desde a forma da planificação e intervenção aplicadas nos diferentes contextos, à prática desenvolvida. Assim, serão apresentados alguns exemplos concretos do trabalho realizado e os resultados obtidos que se traduziram na evolução das aprendizagens, bem como do crescimento individual de cada um dos intervenientes da ação, não sendo referidas apenas as crianças, mas também a educadora/professora estagiária.
- Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada. Quando me conheço... adoto bons comportamentos e atitudes adequadasPublication . Soares, Ana Rita Narciso; Araújo, Luísa; Figueira, JoanaO presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de prática de ensino supervisionada, e teve como finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este mesmo relatório pretende demonstrar todo o trabalho realizado nas duas valências, tanto no Pré-Escolar com crianças de quatro anos, como no 1.º Ciclo com alunos do 2º ano de escolaridade. Na valência de Pré-Escolar foi desenvolvido como tema principal a identidade. Com este, pretendemos que as crianças se conhecessem um pouco melhor e, para tal realizámos diversas atividades onde esse tema pôde ser observado. Com a implementação deste mesmo tema pudemos concluir que as crianças apesar de já se conhecerem passaram a tomar consciência de determinadas partes do seu corpo, que até ao momento eram banais, isto é, não lhes davam grande importância: como à cor do cabelo, ao tipo de cabelo, à cor dos olhos, entre outras situações. No que respeita, ao 1.º Ciclo foi desenvolvido o tema do comportamento e das atitudes, com ele pretendemos que os alunos tomassem consciência das atitudes e comportamentos a ter numa sala de aula. Como forma de colocar em prática este tema, decidimos que os alunos todos os dias se iriam avaliar e tomar consciência de como tinha sido o seu comportamento ao longo do dia. Com base nisto, podemos dizer que houve algumas melhorias, mas não tão significativas como desejámos no início da implementação.
- Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada. Ser amigo é conhecer-me a mim e aos outros. As relações em contexto escolarPublication . Rebola, Ana Cláudia Marques; Araújo, Luísa; Figueira, JoanaO presente relatório tem como objetivo dar a conhecer toda a prática desenvolvida em contexto de estágio na valência de Pré-Escolar e a nível de Primeiro Ciclo, organizando-se o mesmo em quatro fases. Na primeira fase relativa à introdução, é realizada uma breve apresentação de todo o trabalho desenvolvido fazendo-se também referência à sua organização. Na segunda fase inicia-se a abordagem ao estágio na valência de Pré-Escolar, realizando-se uma exposição de todo o trabalho desenvolvido nesse contexto, passando-se de seguida para a terceira fase, onde se apresenta o trabalho realizado ao nível de Primeiro Ciclo. É possível através da leitura do documento conhecer um pouco acerca das instituições nas quais se realizaram os estágios, bem como encontrar algumas atividades que foram realizadas com os grupos e perceber como decorreu todo o processo de adaptação aos locais e conhecimento dos mesmos. Por fim, a quarta fase refere-se às conclusões e reflexões finais, focando-se esta em todo o processo de ensino-aprendizagem e na importância do professor enquanto eterno aprendiz.
- Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada.À descoberta do gosto pela leitura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Mendes, Carla Sofia Ferreira Nunes; Araújo, Luísa; Figueira, JoanaO presente relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico reflete a prática pedagógica realizada nas duas valências. A apresentação deste relatório divide-se em duas partes, a primeira evidencia o estágio de intervenção na valência Pré-Escolar e a segunda na valência de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ambas estão estruturadas da mesma forma; caracterizações do ambiente educativo, seguido de perspetivas educacionais, objetivos, área de intervenção, apresentação da prática desenvolvida em cada ensino e avaliação, reflexão. Na prática pedagógica das duas valências delineámos uma área prioritária de intervenção. Neste sentido, na Educação Pré-Escolar desenvolvemos um projeto de promoção de literacia, traçámos objetivos a atingir a longo prazo cujos resultados nem sempre foram os esperados. No 1.º Ciclo do Ensino Básico promovemos a aquisição de competências de Educação Literária cujo resultado foi ao encontro dos objetivos propostos. No término deste relatório apresenta-se uma conclusão das atividades desenvolvidas, dos resultados obtidos e da prática pedagógica desenvolvida.
- Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada: Descobrindo Portugal com os sentidosPublication . Gonçalves, Vanessa; Araújo, LuísaO presente relatório surge no âmbito de dois estágios realizados durante o mestrado de qualificação para a docência em Pré-Escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Estes foram realizados no Colégio de São Tomás com uma turma de Pré-escolar com idades entre os 3 e os 4 anos e com uma turma do Primeiro Ciclo, do 1.º Ano do Ensino Básico. Este Colégio assenta sobre dois modelos pedagógicos: para a língua portuguesa, apoia-se no modelo João de Deus e para a matemática adota o modelo de Singapura. Assim sendo, na minha prática pedagógica apoiei-me nestes dois modelos, tanto para o Pré-Escolar como para o 1.º Ano, do Ensino Básico. O tema da minha tese é então descobrindo Portugal pelos sentidos, pois no Pré-Escolar o trabalho desenvolvido foi no conhecimento do nosso país – Portugal. A prática desenvolvida no Pré-Escolar, foi uma prática interdisciplinar, onde visualizávamos sempre um filme de conhecimento sobre a região que iriamos conhecer, criado pela estagiária, depois provávamos, usando o nosso paladar, algo típico da região em questão e depois criámos um trabalho de expressão plástica para conhecer um monumento típico também da região em questão e depois trabalhávamos a disciplina de matemática e português com materiais e/ou ilustrações típicas de cada região. No Primeiro Ciclo, com o 1.º Ano, temos um horário e metas que temos de atingir, desta forma segui o planeamento das aulas e apesar de termos aprendido as letras, termos aprendido a interpretar textos e realizado problemas matemáticos, descobrimos também, os cincos sentidos através de experiencias e jogos. Houve duas atividades desenvolvidas, o jogo da glória e a escrita e ilustração de um livro com a vida de Jesus, que foram realizadas em ambas as valências, mas no Primeiro Ciclo o grau de dificuldade foi superior. A prática desenvolvida teve influências de modelos de ensino como: Modelo Reggio – Emilia (envolvimento da comunidade, encarregados de educação no ambiente escolar); Modelo de Maria Montessori (Pré-Escolar); Modelo Comportamentalista de Skinner (Pré-Escolar e Primeiro Ciclo); Modelo Pedagógico Cognitivista de Jean Piaget (Primeiro Ciclo).
- Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada: Dos omportamentos e atitudes para a autoconfiança na aprendizagemPublication . Almeida, Stephanie Liliana Braz Lopes de; Araújo, Luísa; Figueira, JoanaO estágio para a obtenção do grau de Mestre em educação Pré-escolar e 1º ciclo, foi realizado respetivamente no Externato Maristas, localizado em Lisboa (Pré- Escolar) e no Colégio da Torre em Paço d’Arcos (1º ciclo). Em cada um dos estágios, primeiramente foi analisado o grupo de crianças de forma a ser possível destacar uma problemática/área de intervenção em específico de forma a intervir de uma forma positiva e enriquecedora. Dessa forma, foi possível destacar áreas de intervenção para cada valência sendo essas: “Atitudes, comportamentos e valores a ter no último ano no jardim-de-infância” (área de intervenção em Pré-Escolar) e “Confiança na nossa Aprendizagem” (área de intervenção em 1º ciclo). Assim, há alguns instrumentos que permitiram a análise dos grupos de intervenção, nomeadamente recorreu-se à observação, a conversas com a educadora / professora cooperante e ao preenchimento de grelhas de avaliação. Relativamente ao registo de informação de dados, refere-se que foi realizada através do registo de grelhas elaboradas segundo Estrela (2008). Após terem-se definido as principais áreas de intervenção, foram planificadas as respetivas atividades que tiveram como objetivo tentar alcançar o melhor aproveitamento em cada um dos grupos. O estágio de um modo geral, permitiu aprofundar os conhecimentos teóricos já detidos e aplicar em contexto prático as teorias referidas ao longo do curso e verificar a sua aplicabilidade, bem como permitir o enriquecer quer a nível pessoal, quer profissional.