ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Almeida, Ana Patricia"
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- Educar para as EmoçõesPublication . Raimundo, Jéssica; Almeida, Ana PatriciaO presente Relatório Final de Mestrado apresenta o projeto desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Relatório Final, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa (ISEC Lisboa). O projeto “EDUCAR PARA AS EMOÇÕES” foi desenvolvido e aplicado numa turma de alunos do 2.º ano, do 1.º ciclo do ensino básico. Um dos objetivos deste estudo, foi desenvolver uma ação pedagógica, enquadrada na área da educação para a cidadania e da formação pessoal e social, que levasse estes alunos a desenvolver competências de identificação e de compreensão das emoções, de empatia e, diminuir a existência de certas formas de atuação dos alunos que perturbam as aulas e a aprendizagem dos mesmos. Para que os professores possam ajudar os alunos nesta tarefa da educação e gestão das emoções, também eles necessitam de formação e apoio para serem capazes de o fazer. No sentido de concretizar estes objetivos foi desenhado e implementado um projeto de intervenção, no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde foram desenvolvidas atividades com vista à exploração de comportamentos, de emoções e procurando soluções para certos comportamentos, que os alunos tinham em sala e, em contexto de recreio.
- O Ensino DomésticoPublication . Dias, Márcia; Almeida, Ana PatriciaO presente estudo insere-se no âmbito do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico debruçando-se sobre o Ensino Doméstico. Legislado em Portugal desde meados do século XIX, o Ensino Doméstico foi a primeira forma de ensino no nosso país e hoje em dia há cada vez mais pais a assumir novamente a total responsabilidade sobre a educação dos seus educandos/e ou filhos. Este é um dos regimes de ensino alternativo que os Encarregados de Educação têm como opção ao tradicional, pelos mais diversos motivos, desde o bullying até crenças religiosas. Esta possibilidade de acompanhamento da educação das crianças deverá ser feita de forma plena e consciente. Para orientar este estudo, foi fundamental definir alguns objetivos, entre eles: ➔ Conhecer o contexto do Ensino Doméstico em Portugal; ➔ Conhecer as representações das famílias sobre o Ensino Doméstico; ➔ Compreender o grau de conhecimento dos pais e encarregados de educação sobre o regime de Ensino Doméstico. Por forma a dar resposta a estes objetivos, foi desenvolvida uma metodologia quantitativa, através de um questionário que nos ajudou a compreender a natureza dos acontecimentos e a explicá-los. Após a análise deste questionário, concluiu-se que alguns dos Encarregados de Educação pouco conhecem sobre esta temática apesar de lhe reconhecerem alguns benefícios para o desenvolvimento da criança, contudo os dados existentes das inscrições no Ensino Tradicional prendem-se com a vinculação que os Encarregados de Educação têm com este regime de ensino.
- A Inclusão de Crianças com Transtorno do Espectro Autista no Ensino RegularPublication . Estêvão, Ana Catarina; Almeida, Ana PatriciaO presente estudo foi desenvolvido com o intuito de conhecer as representações de vários atores educativos face à inclusão de crianças autistas no ensino regular. Para dar inicio à investigação, formulou-se uma questão de partida: “Qual a representação que os vários intervenientes-chave, na inclusão de crianças com Perturbação do Espectro Autista, têm sobre este processo e sobre a importância de um trabalho em equipa multidisciplinar?”. A partir desta questão definiram-se três objetivos específicos: 1) Conhecer as representações de vários agentes educativos face à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais e em particular com transtorno do espectro autista nas escolas de ensino regular; 2) Conhecer os meios e recursos existentes para a inclusão de crianças autistas e 3) Conhecer as representações de vários agentes educativos relativamente às estratégias utilizadas para a inclusão de crianças autistas. No sentido de dar resposta aos objetivos definidos e tendo em conta a temática deste estudo, optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa. Os dados foram recolhidos por entrevista semiestruturada e foram sujeitos a análise de conteúdo. Os resultados deste estudo permitiram afirmar que os vários atores educativos que participaram neste estudo demonstraram uma postura de adesão à inclusão de crianças com NEE nas escolas de ensino regular mas que deve ser analisado caso a caso devido às especificidades da problemática. E, consequentemente referiram que são necessários recursos humanos e materiais específicos para que a inclusão destas crianças seja benéfica. Mencionaram que o trabalho cooperativo é um fator muito importante porque permite dar continuidade ao trabalho desenvolvido com estas crianças. Por fim, fizeram referência a algumas estratégias que utilizam no dia-a-dia para a inclusão destas crianças.