ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Almeida, Ana"
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- Atividades de Enrequeciemnto Curricular: Perspetivas dos atores sobre a sua importância no 1º CEB - Importância das Actividades de Enriquecimento Curricular no EnsinoPublication . Rodrigues, Diana; Almeida, AnaO estudo foi realizado durante o percurso académico, no Mestrado de qualificação para a docência em Pré-Escolar e Ensino 1º Ciclo do Ensino Básico, com o tema das Atividades de Enriquecimento Curricular. Este tema surgiu de dúvidas decorrentes de estágios realizados no âmbito da educação. Tendo o intuito de comparar a teoria com a realidade, no que diz respeito às Atividades de Enriquecimento Curricular, a partir das conceções dos diferentes atores envolvidos nesta temática. Para compreender esta temática, foi analisada alguma literatura relacionada com os temas que este estudo abrange e resultante dessa análise surgiu a problematização, as questões de pesquisa, os objetivos gerais e específicos e a abordagem geral de investigação. Alguns dos objetivos que surgiram após a formulação das questões de pesquisa, foram, analisar a forma como é feita a seleção das Atividades de Enriquecimento Curricular mediante o contexto de cada escola, conhecer a relação entre os Professores Titulares de Turma e o Professores Atividades de Enriquecimento Curricular e qual o modo de articulação entre eles, conhecer o caráter lúdico das Atividades de Enriquecimento Curricular, entre outros. Para atingir estes objetivos, este estudo adotou uma abordagem geral metodológica qualitativa e quantitativa e utilizou como técnicas de recolha de dados, as entrevistas realizadas aos Professores Titulares de Turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico, aos Professores de Atividades de Enriquecimento Curricular, aos alunos do 1.º Ciclo e à Coordenadora de Estabelecimento e a aplicação de questionários aos Encarregados de Educação. No final deste estudo foi possível tecer algumas considerações finais, nomeadamente, o pouco interesse de alguns atores no que diz respeito à flexibilização do horário como possível estratégia promotora de um maior envolvimento entre os intervenientes e a difícil relação entre a escola e a família, que apesar do interesse mútuo de participação tanto na vida escolar, como na vida familiar, pouco fazem para que haja essa articulação.
- EDUCAR PARA OS AFETOS NA ESCOLAPublication . Lopes, Vanessa; Almeida, AnaO presente estudo enquadra-se no âmbito do Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e tem como tema central as emoções e a gestão emocional. Estando as emoções na base de como nos sentimos e agimos, torna-se crucial identificar, conhecer e saber como as podemos gerir em diversas situações. Assim, foi pertinente realizar este estudo, pois o desenvolvimento de competências emocionais poderão vir a influenciar a maneira de agir e de o ser se relacionar com os outros. Para realizar o estudo, foi fulcral definir os seguintes objetivos: - desenvolver um projeto de intervenção que permita aos alunos um maior conhecimento das suas emoções e da forma de as gerir; - desenvolver nos alunos competências de identificação dos vários tipos de emoções (agradáveis e desagradáveis); - compreender a influência da gestão das emoções nas aprendizagens dos alunos. De forma a dar resposta aos objetivos, adotou-se a Metodologia do Trabalho de Projeto que contribuiu para definir e implementar um projeto de intervenção, numa turma do 1.º ano de escolaridade do Ensino Básico. A estratégia de pesquisa, investigação-ação em conjunto com esta metodologia possibilitou intervir sobre uma realidade concreta, onde se tornava premente um trabalho no âmbito da gestão das emoções. Após a implementação do projeto, foi possível observar alterações ao nível dos comportamentos e na gestão emocional dos alunos, pelo que se concluiu que o projeto realizado contribuiu de forma significativa para estes resultados.
- O Profissional de Educação em Contexto HospitalarPublication . Barros, Alexandra; Almeida, AnaO profissional de educação ao exercer as suas funções em contexto hospitalar constrói uma identidade própria, isto porque, o meio influencia a prática pedagógica. No seu percurso de internamento, a criança é influenciada e, é importante conhecer esta realidade. Assim, conhecer o processo de ensino e de aprendizagem, em contexto hospitalar. Para a realizar este estudo optou-se por uma metodologia baseada na abordagem qualitativa. Desta forma, foram utilizadas como técnicas de recolha de dados a entrevista semiestruturada e o inquérito por questionário. Os dados foram tratados e analisados com o objetivo de responder às questões de investigação. O presente estudo revelou que o educador de infância em contexto hospitalar é um elemento relevante para a criança hospitalizada, na medida em que ajuda as crianças no seu desenvolvimento pedagógico e cognitivo e constitui um apoio importante no próprio processo de internamento.
- Relação Escola - FamíliaPublication . Aguiar, Lígia; Almeida, AnaEste estudo foi realizado no âmbito do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico e visa a conclusão deste ciclo de estudos. Insere-se na temática do Envolvimento Parental e tem por objetivo principal estudar o envolvimento parental na vida escolar dos educandos e no sucesso escolar dos mesmos. O Envolvimento Parental é uma temática que tem vindo a ser estudada face à sua importância na vida dos educandos e dos demais intervenientes. Embora, ao longo dos anos, se tenha vindo a assistir a uma crescente preocupação e efetivo envolvimento e participação por parte dos encarregados de educação na vida escolar e educativa dos alunos, continua a demonstrar-se pertinente estudar e aprofundar esta temática, visto ser bastante atual e de extrema importância. Para a concretização do estudo foram definidos dois grandes objetivos que conduziram a investigação, designadamente: Descrever e analisar os diferentes tipos de envolvimento parental e Conhecer e compreender as representações de diferentes atores sobre a importância do envolvimento parental no processo formativo e sucesso escolar dos alunos. Para dar resposta a estes objetivos, o estudo de investigação adotou uma Abordagem Geral Qualitativa e Investigação Descritiva com recurso ao uso de Técnicas Mistas (questionários e entrevistas), sendo estes implementados numa amostra de participantes composta por 117 respondentes. Com a realização deste estudo, conclui-se que é fundamental que escola e família mantenham uma boa relação, assente na cooperação e corresponsabilização pelo desenvolvimento integral das crianças. Esta deve basear-se na comunicação e respeito pelo papel do outro, assim as famílias procurarão envolver-se e serão acolhidas pela escola/docente. É, portanto, de importância máxima que se fomente o envolvimento parental, pelos seus múltiplos benefícios, dos quais se destaca a forte correlação com o sucesso escolar dos alunos.
- Turmas Mistas - Práticas e Conceções de Professores do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Martins, Marta; Almeida, AnaEsta dissertação de mestrado tem como principal propósito descrever e compreender aquilo que é ainda hoje uma realidade nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal, a existência de turmas com diferentes anos de escolaridade (turmas mistas). Tivemos, desde o início deste estudo, a intenção de compreender quais as conceções que os professores de 1º ciclo tinham sobre as turmas mistas, bem como as práticas utilizadas pelos mesmos em turmas com estas características. Assim sendo, surgiram-nos algumas questões de pesquisa: Como se caracterizam as práticas educativas dos professores que lecionam em turmas com diferentes anos de escolaridade? Quais as suas maiores dificuldades? Quais as estratégias usadas? E quais as conceções dos professores sobre as vantagens e desvantagens das turmas mistas? No que diz respeito ao enquadramento teórico, iniciámos o estudo tentando perceber como foi feita a evolução histórica da organização dos alunos em classes, bem como o fenómeno de turma mista. Contudo são poucos os estudos a nível nacional que abordam este tema, o que fez com que nos focássemos em estudos norte-americanos e que, de certo modo, comparássemos as turmas com mais de um ano de escolaridade portuguesas àquilo a que os países anglo-saxónicos chamam de turmas multi-grade. No âmbito da fundamentação teórica, mostramos o conceito de diferenciação pedagógica por nos parecer pertinente para o trabalho a realizar em turmas com estas características. No domínio da metodologia da investigação decidimos enveredar, neste estudo, por uma abordagem qualitativa, visto que o nosso objetivo é investigar factos que ocorrem em contexto real. Para que isso acontecesse, entrevistámos professores que lecionassem ou que tivessem lecionado em turmas com diferentes anos de escolaridade, utilizando como método de recolha de dados entrevistas semiestruturadas. As considerações finais desta investigação demonstram que na generalidade das experiências e perceções dos professores, estes consideram que existem mais desvantagens que vantagens em turmas com estas características. Contudo alguns dos professores alegam também que apesar disso, nos dias de hoje, mesmo as turmas unitárias têm tendência a criar grupos com diferentes anos de escolaridade, pois o nível dos conhecimentos dos alunos não é o mesmo.