ESHTE - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESHTE - Dissertações de Mestrado by advisor "Ambrósio, Vitor Manuel Cadete"
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- Acessibilidade no turismo religioso: o santuário de FátimaPublication . Amaral, Andressa Eleutério do; Ambrósio, Vitor Manuel CadeteO turismo religioso é considerado uma das formas mais antigas de turismo e vem crescendo ano após ano, se tornando um dos motivos exponenciais que levam as pessoas a se deslocarem em todo o mundo. A acessibilidade também tem sido um tema recorrente e vem ganhando força e visibilidade em todas as esferas da sociedade, exigindo uma adaptação dos espaços para atender a esta demanda. Neste trabalho, optou-se por unir essas duas temáticas, que são igualmente relevantes, mas que não costumam aparecer interligadas, e devido à insuficiência de estudos acerca deste tema. Espera-se contribuir para um melhor conhecimento da acessibilidade com aplicação ao turismo religioso, possibilitando também a continuação deste estudo, já que se trata de um tema muito amplo. Para tal finalidade foi realizada uma pesquisa bibliográfica e posteriormente uma pesquisa exploratória com a aplicação de entrevistas e observação direta, realizadas no Santuário de Fátima, para analisar as potencialidades e deficiências do mesmo tanto na visão dos seus visitantes, quanto na visão dos seus responsáveis. O Santuário de Fátima foi escolhido devido à sua relevância nacional e mundial. O estudo focou-se nos deficientes que utilizam cadeiras de rodas para se locomover, idosos com bengalas e, ademais, as grávidas, que apesar de não serem consideradas deficientes, apresentam uma certa limitação que também não permite grandes deslocamentos de forma ágil e confortável. Após análise dos dados recolhidos foi possível concluir que o destino está apto a receber visitantes com tais limitações e, principalmente, que estas pessoas estão satisfeitas com o acolhimento e oferta estrutural encontrada, para além de indicarem a visita a outras pessoas nas mesmas condições, o que nos leva a crer que a questão da acessibilidade pode ser um fator decisivo na escolha do destino e ajuda a elevar a importância do Santuário de Fátima no panorama do turismo religioso mundial.
- Caminhar Para Além do Óbvio Itinerários Culturais em Bairros Periféricos de LisboaPublication . Pereira, Daniela Filipa Lourenço; Brito, Luís Miguel Lourenço Mendes de; Ambrósio, Vitor Manuel CadeteO Turismo Cultural tem demonstrado um crescimento exponencial tanto no turismo internacional como no nacional. Apesar dos diversos conceitos atribuídos a este tipo de turismo, pode considerar-se o turismo cultural como o conjunto de deslocações de turistas cuja motivação principal é aprender, descobrir, experienciar e consumir produtos e atrações de foro cultural, sejam elas tangíveis ou intangíveis. Lisboa, devido às condições climáticas, preços acessíveis e oferta turística, tem ganho um forte dinamismo turístico, principalmente cultural. Contudo, apesar dos milhões de visitantes que recebe todos os anos, tanto a oferta como a procura não são homogéneas na cidade, concentrando-se a procura nas freguesias do Centro Histórico e em Belém. É inegável que Lisboa tem mais para oferecer, possuindo um vasto e diferenciado património ao longo de todas as freguesias. Apesar de ser reconhecida como um destino de qualidade, a polarização da oferta e da procura turística deve ser combatida, permitindo o crescimento sustentável do Centro Histórico e de outras freguesias da capital.
- A escolha de Lisboa como venue de congressos médicosPublication . Queiroz, Mariana Filipa Saavedra; Gonçalves, Susana Filipa dos Santos; Ambrósio, Vitor Manuel CadeteO segmento do turismo de negócios tem apresentado uma relevância crescente no setor do turismo e na economia dos países, em consequência das receitas que dele decorrem e da sua contribuição representativa para o Produto Interno Bruto. Lisboa tem se apresentado como um dos destinos melhor posicionados internacionalmente para a receção e realização dos diversos tipos de meetings. Atualmente, muitos dos congressos organizados têm como temática subjacente a medicina. Os Organizadores Profissionais de Congressos constituem empresas especializadas na organização de congressos, detendo um grande conhecimento acerca deste contexto dada a sua experiência, especialização e contacto com clientes. Esta dissertação pretende aferir qual a perceção dos Organizadores Profissionais de Congressos acerca dos fatores para a escolha do destino Lisboa para a organização de congressos médicos. Através da realização de entrevistas a diversos Organizadores Profissionais de Congressos, foi possível concluir que estes consideram que os fatores mais relevantes para a escolha de Lisboa aquando da organização de congressos médicos são: clima, acessibilidades, venues, oferta de alojamento, notoriedade da cidade e segurança. A identificação destes fatores permite o desenvolvimento sustentável deste produto turístico, a definição de estratégias de comunicação eficazes do destino e a construção de sinergias entre as diversas entidades que contribuem para este produto turístico.
- Eventos religiosos e turismo: a promoção turística como fator determinante na romaria de Nossa Senhora d´AgoniaPublication . Silva, Hugo Azevedo Mendes da; Ambrósio, Vitor Manuel Cadete; Fernandes, CarlosA presente dissertação de mestrado, realizada no âmbito do Mestrado em Turismo e Comunicação, lecionado pelo IGOT- Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e pela ESHTE- Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, tem por base o trabalho realizado ao longo de 18 meses de investigação e análise de dados. A festa em honra da Nossa Senhora d’Agonia é a festividade mais célebre da cidade de Viana do Castelo e é responsável pela atração de milhares de pessoas à região do Alto Minho todos os anos durante o mês de agosto. É uma das festas populares mais únicas do país, sendo reconhecida pelos turistas e pelos residentes da região, como a “Romaria das Romarias”. Com esta dissertação de mestrado, pretendeu-se principalmente determinar se a promoção realizada pelas entidades promotoras da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia é o principal fator contribuinte para o crescente número de visitantes que se tem verificado ano após ano e se a mesma cria uma relação de simbiose entre o crescimento turístico e a evolução económica da cidade. Para tal, estudou-se a perspetiva do mercado quanto à sua satisfação com a promoção realizada pelas entidades responsáveis. Em termos metodológicos, na primeira parte da investigação procedeu-se à análise documental; quis-se assim, executar um enquadramento teórico, estudar e aprofundar a história da Romaria e todas as suas componentes e analisar dados estatísticos do turismo praticado em Viana do Castelo, mais precisamente no mês de agosto. Numa vertente mais prática, foi utilizada uma abordagem quantitativa que se traduziu na aplicação de inquéritos aos visitantes durante o evento no ano de 2022, um inquérito já posto em prática em 2014, de forma a descobrir a sua opinião sobre a promoção feita pelas entidades organizadoras, o que poderia ser melhorado e averiguar as mudanças que surgiram durante os últimos oito anos. Por último, verificou-se que os inquiridos estão satisfeitos com a promoção realizada pela entidade promotora, mas esta mesma promoção não aparenta ser suficiente para trazer novos visitantes à cidade de Viana do Castelo como pretendido. A Romaria continua a crescer, mas o meio de divulgação mais eficaz continua a ser o boca-a-boca através das pessoas que já participaram no evento em anos anteriores.
- Romarias como Produto Turístico: Festas de Santa Margarida, Chã de AlvaresPublication . Barata, Débora Francisca Leiria; Ambrósio, Vitor Manuel CadeteCada vez mais observamos um turista informado, consciente que procura novas experiências e fugir ao turismo de massas. Em Portugal, particularmente no Algarve, Lisboa, Costa Vicentina e Porto encontramos um turismo massificado que visa abranger o máximo de turistas possível e de forma acessível. Para permanecer atrativo, o turismo necessita de continuar em constante inovação. O objetivo da presente dissertação é o de alinhar a tradição e religião à inovação. Assim sendo, este projeto de investigação incide a sua pesquisa nas romarias em honra de Santa Margarida, para demonstrar o benefício que o aumento do turismo cultural e religioso pode trazer para Portugal. A primeira parte da presente investigação destina-se à revisão da literatura, onde é analisado sumariamente o turismo e a sua evolução, seguindo-se o estudo do turismo religioso, o turista e excursionista e as romarias de forma a dar ferramentas que auxiliam a melhor compreensão da presente investigação. A segunda parte é centrada na apresentação, objetivos específicos e metodologia, onde é abordado o objetivo da investigação, o modelo utilizado para o estudo apresentado e o método que foi utilizado para recolher dados. Na terceira parte é realizada uma pequena caraterização da aldeia onde se insere a romaria, Chã de Alvares e é apresentada a romaria de caso de estudo: a Romaria em Honra de Santa Margarida. O resultado apresenta-se sob a forma de um plano de soluções e recomendações de forma a promover a mesma. Para uma melhor compreensão dos conceitos, optou-se por um processo metodológico misto, onde são realizados tanto questionários que se encontram no método quantitativo, como entrevistas e observação direta (face-a-face) que se encontra no método qualitativo.
- Turismo da Memória - As raízes judaicas na região centro de PortugalPublication . Cortez, José Francisco Simões Dias; Ambrósio, Vitor Manuel CadeteA presente dissertação, intitulada “Turismo da Memória - As raízes judaicas na região centro de Portugal”, tem como objetivo compreender o grau de valor deste tipo de turismo na região centro do país e a viabilidade de criação de um roteiro judaico, dentro desta mesma região. Portugal possui uma longa e interessante história com o povo judaico. No entanto, esta história é pouco conhecida até mesmo pelos portugueses. Tendo em conta a história e o património associado, é compreensível que o turismo judaico tenha sido um dos tipos de micro turismo com crescimento mais rápido dos últimos anos. Por outro lado, este tipo de turismo é de difícil enquadramento dentro das diferentes tipologias de turismo. Esta dificuldade criou a necessidade de o definir, bem como à história à qual está associado. O estudo de caso por nós desenvolvido, requereu não só uma revisão bibliográfica, mas também a aplicação de dois conjuntos de entrevistas semiestruturadas. Embora fosse importante e interessante o desenvolvimento de um inquérito sobre este tema, tal não foi possível. O atual pequeno número deste tipo de turistas, agravado pela presente pandemia do Covid-19, inviabilizou essa possibilidade. Este estudo permitiu concluir que a região centro não tem recursos nem desenvolvimento, para o turismo judaico ser um produto âncora na região. No entanto, este é, efetivamente, um produto âncora em algumas localizações da região centro e poderá um dia vir a ser, noutras regiões. Relativamente à possibilidade de desenvolvimento/criação de um roteiro judaico na região centro, verificou-se que pode ser desenvolvido, devendo ter-se particular atenção no interesse de cada grupo de visitantes e na tipologia em que estes se inserem. Por outras palavras, deve ter-se em conta se se trata de turistas judeus seculares ou ortodoxos.
- Turismo religioso: perfil do visitante da vila de NamaachaPublication . Neves, Joana Ernesto; Ambrósio, Vitor Manuel CadeteTurismo é um ramo de actividade bastante diversificado. Contudo, apesar da diversidade da tipologia do turismo, alguns têm aspectos comuns e acabam se confundido ou não se conhecendo os seus limites. Por isso, há muita discussão sobre a relação existente entre o Turismo Religioso e o Cultural, sendo que é difícil distinguir a principal motivação do turista que visita esses lugares, se é pela religião ou para conhecer os hábitos e costumes dos povos. A Vila da Namaacha é um destino que anualmente acolhe as peregrinações marianas. Neste contexto, o estudo pretendia saber qual é o perfil do visitante deste destino, se as pessoas deslocam-se à Vila simplesmente movidos por questões religiosas ou se existem outras motivações. Foi privilegiado o inquérito por questionário para recolher os dados junto aos visitantes deste destino. A peregrinação acontece em Maio de cada ano, por essa razão foi escolhido o período de Maio a Julho para recolha de dados. Foi igualmente usada a entrevista não estruturada para as estâncias turísticas com objectivo de colher a sua sensibilidade em relação ao Turismo Religioso neste destino. Os resultados deixaram evidente que a Vila da Namaacha é basicamente um destino religioso. Pois, fora da peregrinação, poucos visitantes chegam a Vila, e estes são maioritariamente adultos dos 14 aos 65 anos de idade.
- Wedding tourism in PortugalPublication . Khodzhaeva, Valentina; Ambrósio, Vitor Manuel CadeteThis report is part of the Master's degree in tourism, specialization in Tourism and Communications, following the rules of the course, leading to the achievement of the degree of Master's by Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. One of the main purposes of this internship report is to do a research about wedding tourism for Russian – Speaking clients in Portugal. This internship report aims to analyse a wedding organization system used for symbolic and official weddings and to show the growth and importance of wedding tourism as a new niche of tourism for countries who embrace it and taking Portugal as a particular case, where the internship was done. The Internship had a duration of 3,5 months in the wedding agency “StudioVictorias” which is located in Lisbon. The wedding agency started to use the questionnaires for couples in order to help understanding couple’s wishes and desires regarding the organization of weddings. I have analysed 12 questionnaires from 6 weddings where I participated as an assistant of wedding planner and as a tour guide. The results show that couples decide to have a beautiful and unusual wedding abroad, planning their wedding with the help of weddings agencies, and looking places on the coast of the ocean, or in a romantic old castle to have a pleasant recordation of the moment and atmosphere for the rest of a lifetime. A wedding in another country is a dream of many couples and it can be a big opportunity for Portugal to attract a new type of tourist, because Portugal is a small story for newlyweds and their guests, transforming dreams into reality. Based on internship report findings, I propose several recommendations that can help the agency to attract more clients and suggestions for future research on this field.