ESHTE - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESHTE - Dissertações de Mestrado by advisor "Almeida, Anabela Elias"
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- Qualidade dos serviços de catering nos eventos sociais na região oeste: aplicação do modelo CATERINGQUALPublication . Borges, Patrícia dos Santos; Almeida, Anabela Elias; Costa, Gilberto; Gustavo, Nuno; Rodrigues, VítorA qualidade dos serviços no setor da restauração é um dos fatores chave para o sucesso de qualquer empresa desta área. No entanto, a aferição da qualidade dos serviços, em particular na área do Catering, não é uma prática comum, sendo necessário a realização de estudos neste sentido. Esta dissertação visa desenvolver uma metodologia que procura investigar a influência de determinados atributos, na qualidade dos serviços e satisfação dos clientes das empresas de Catering da Região Oeste. Assim sendo, desenvolvemos um protótipo designado por CATERIGQUAL, que pretendeu por um lado, testar o modelo proposto para avaliar a satisfação das clientes destes serviços, e por outro, verificar se existem relações estatisticamente significativas entre a satisfação dos consumidores e os atributos em estudo. O desenvolvimento de uma metodologia adequada resultou primeiramente, da revisão da literatura e, posteriormente, da realização de um estudo de carácter exploratório. A reflexão teórica apresentada nesta dissertação inclui uma análise aos conceitos relacionados com os eventos e Catering, para além de explanar a relação entre os conceitos de qualidade, satisfação e fidelização, tendo para isso apresentado um conjunto de teorias e de modelos relacionados com esta temática. O modelo CATERINGQUAL foi testado a partir da aplicação de dois inquéritos: um primeiro a 16 empresas da região Oeste, e um segundo a 212 habitantes da mesma região. Por último, considera-se que o modelo desenvolvido nesta dissertação é suscetível de ser aplicado a qualquer empresa deste setor independentemente da sua localização, sendo útil às empresas na identificação dos atributos com maior influência na qualidade, satisfação e fidelização dos clientes, alertando as mesmas para a importância de conhecerem as necessidades dos seus clientes.