ESHTE - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESHTE - Dissertações de Mestrado by advisor "Afonso, Victor Manuel Alves"
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- BUSINESS PLAN for a Holistic Food LabPublication . Hiergeist, Lisa Maria; Afonso, Victor Manuel AlvesThis business plan showcases how the idea of a venue that consists of a restaurant, a shop, and a kitchen can turn into a successful company. Considering several challenges and trends connected to our food systems, the concept of the Holistic Food Lab in Lisbon called Joyces aims at having a positive impact on the health of consumers and at the same time contribute to a fairer and more sustainable food environment. While the restaurant serves seasonally changing dishes from morning to evening, the two fully equipped kitchen blocks will host a variety of food events like workshops, dinner nights, or cooking classes. The integrated shop provides everything to make the change to healthier and more sustainable eating habits at home. To start the business an initial investment of 98.180 € is needed. According to the feasibility study a net present value of 65.759 € will be obtained in the seventh year. With an internal rate of return of 68,7% the payback period is 3 years and 8 months which makes Joyces an economical feasible project.
- A comunicação de marketing na restauração direcionada para turistas: o caso da cidade de LisboaPublication . Viegas, Bárbara Amaral; Calisto, Maria de Lurdes Santana; Afonso, Victor Manuel AlvesLisboa têm-se tornado um destino turístico cada vez mais importante a nível Europeu. Apesar disso, constata-se que ainda existem oportunidades de melhoria nas empresas que constituem a oferta para os turistas, como é o caso dos restaurantes. Muitos restaurantes em Lisboa têm uma gestão pouco profissionalizada no que se refere à comunicação de marketing e identificar oportunidades de melhoria nesta área poderá ser um ponto de partida para o melhoramento da oferta turística. Neste trabalho avalia-se a comunicação de marketing de 270 restaurantes da cidade de Lisboa, para que se possa entender o que está a falhar ou a resultar, e identificar oportunidades de melhoria. Pretende-se assim contribuir para as boas práticas de gestão dos restaurantes da cidade, de forma a melhorar a oferta turística. Os principais métodos de recolha de dados utilizados foram as entrevistas, a análise de plataformas online e a observação in loco dos estabelecimentos na zona Baixa-Chiado. A comunicação nas plataformas digitais é aquela que mais se aprofunda, por ser a principal forma de contacto e de busca de informação por parte dos turistas. Os resultados sugerem que os restaurantes em estudo utilizam muito as diretorias de restaurantes, não utilizam tanto como esperado as redes sociais e têm websites com um índice de qualidade relativamente baixo. Este estudo contribui para a prática de gestão dos restaurantes ao fazer sugestões de melhoria que podem ser postas em prática para a melhor gestão das plataformas digitais dos restaurantes como ferramentas de comunicação de marketing, e sugere novas linhas de investigação sobre o tema.
- Criação de um empreendimento de turismo em espaço rural na Ilha de S. Miguel – AçoresPublication . Sousa, Isabel Cristina Alves Gomes da Silva Afonso de; Silva, Francisco António dos Santos da; Afonso, Victor Manuel AlvesOs Açores são um território periférico insular de pequena dimensão no qual o turismo tem vindo a ganhar um peso crescente na economia e sociedade. Este é um destino muito particular, com uma imagem muito focada na autenticidade e no turismo de natureza, pelo que a criação de unidades de alojamento de pequena dimensão e integradas na paisagem, tradição e cultura açorianas é um elemento estruturante no desenvolvimento do turismo na região. Tendo por base as tendências do mercado, as potencialidades do destino, a evolução do turismo na região e as caraterísticas do turismo em espaço rural (TER), procurou-se com este trabalho analisar se existe mercado e viabilidade económico-financeira para a criação de um empreendimento TER na ilha de São Miguel. A metodologia deste trabalho assenta em entrevistas empíricas feitas a um conjunto de especialistas em turismo e em TER, a proprietários de TER e a proprietários de outras tipologias. Estas entrevistas serviram para perceber a opinião dos stakeholders em relação ao conceito de TER e ter a perceção do caminho que será percorrido pelo turismo dos Açores no futuro e consequentemente apurar a pertinência de se fazer um investimento neste negócio. Foi elaborado ainda um plano de negócios para concluir sobre a viabilidade económico-financeira do projeto que se pretende implementar. As conclusões retiradas das entrevistas aos principais stakeholders e o rumo adotado pelas políticas regionais na condução do turismo dos Açores para princípios de sustentabilidade e de proteção do meio ambiente permitem concluir que existe mercado para investir em TER em São Miguel. Os resultados obtidos no plano de negócios, com um VAL de 1 564 472€, uma TIR de 31,04% e um Pay back period de 4 anos, na perspetiva do pós-financiamento, mostram que o projeto tem viabilidade económico-financeira.
- Estudo de um projeto de investimento hoteleiro “Wonder Island Hostel”Publication . Cardoso, Patrícia Valdez Lancinha; Afonso, Victor Manuel AlvesO presente trabalho de projeto tem como objetivo a implementação de um hostel, denominado “Wonder Island Hostel”, no centro urbano da Ribeira Grande, na Ilha de São Miguel, nos Açores. O plano de negócios foi pensado numa ótica de diversificação da oferta do destino, disponibilizando aos turistas um hostel com quartos temáticos, em que cada um representa um dos vários locas idílicos da ilha, contemplando a beleza e a plenitude da natureza presente nos Açores. Trata-se de um empreendimento turístico que aposta na preservação do ambiente e que pretende fomentar nos turistas o sentimento que a promotora nutre pela beleza do destino. O projeto está sustentado num estudo ao mercado e na respetiva análise económico-financeira, que permitiu justificar a sua viabilidade. O investimento inicial é de 340.055,77€, e de acordo com os pressupostos considerados, o projeto apresenta um Valor Atual Líquido de 346.349€, uma Taxa Interna de Rentabilidade de 33,56% e um Payback Period de 3 anos.
- A oportunidade do Self-Guide: plano de negócios da Kartland ToursPublication . Marçal, Flávio Manuel Nunes; Gustavo, Nuno Silva; Afonso, Victor Manuel AlvesAs preocupações com o ambiente são cada vez maiores e possuem uma premência cada vez maior devido à degradação crescente e agravada dos elementos naturais. Se, a isto, juntarmos a desvalorização das zonas menos desenvolvidas por parte dos agentes governativos, deparamo-nos com problemas graves não só para a prática turística, mas sobretudo para as comunidades nestas zonas. Os recursos naturais, mesmo com poucas ações de preservação, ainda conseguem ser suficientemente fortes para serem motivo de vinda de turistas, originando um desenvolvimento a todos os níveis para a zona onde se inserem, o qual, se for aproveitado e canalizado, pode criar o efeito bola de neve positivo ao potenciar a preservação destes recursos. Com a junção das tecnologias de informação e comunicação e o mercado turístico, é possível criar novas práticas turísticas que privilegiem a preservação dos recursos naturais e culturais do destino e os transforma como motivações de turistas. Com o recurso a ferramentas tecnológicas associadas aos destinos turísticos inteligentes (SMART Destinations) é possível desenvolver o conceito do self-guide. Este conceito traz vários benefícios tanto para o destino como para os turistas, os quais vão desde o trabalhar em rede com os diversos players presentes na região até à adequação da oferta turística em torno da experiência produzida. A finalidade deste trabalho incide na avaliação do mercado e consequente aceitação deste conceito, enquanto estima a viabilidade económico-financeira e financeira dum projeto desta natureza. Para isso, foi realizado um trabalho compreendido em 3 partes. Inicialmente, foi feita a contextualização do conceito, recorrendo a temáticas como o turismo de natureza, as TIC e os destinos inteligentes. De seguida, analisou-se o mercado envolvente através da matriz SWOT e sua análise cruzada e a elaboração do modelo de Porter adequado ao projeto. Por fim, elaborou-se o plano de negócios que inclui componentes como o marketing, a operação e a análise económico-financeira. Procedeu-se também à inquirição junto do mercado sobre os moldes deste projeto. Tendo-se revelado todos os indicadores de viabilidade do projeto positivos, tanto na perspetiva do projeto como do investidor, foi também avaliado um cenário pessimista (-20% de vendas) para validar a viabilidade mesmo ao surgir alguma contrariedade. Numa análise do cenário realista versus cenário pessimista, o projeto apresenta um VAL de 164559 euros versus 36490 euros, uma TIR de 38,81% versus 13,25% e um payback period de 3 anos versus 5 anos e, na ótica do investidor apresenta um VAL de 305764 euros versus 85023 euros, uma TIR de 65,17% versus 24,5% e um payback period de 2 anos versus 5 anos, respetivamente.
- Plano de negócio “Quinta do Sossego”Publication . Figueiredo, Sara Rita da Silva; Afonso, Victor Manuel AlvesEste plano de negócios tem como objetivo a criação e implementação de um hotel rural na zona do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), a “Quinta do Sossego”. Com este tipo de oferta, pretende-se estimular o desenvolvimento turístico e económico do PNPG. Para além de oferecer aos seus visitantes um alojamento diferente, em tendas bolha de policloreto de vinil (PVC), este empreendimento turístico visa oferecer um serviço de qualidade e conforto aos seus hóspedes, enquanto estes desfrutam da paz e calma da natureza. Foi realizado um estudo de mercado que caracteriza e valida a existência de potenciais clientes interessados neste tipo de oferta de alojamento. O investimento inicial estimado é de 299.395,00€, e de acordo com os pressupostos considerados, o projeto apresenta um Valor Atual Líquido (VAL) de 93.222,00€ uma Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) de 14,39% e um Payback Period de 5 anos, condições necessárias para garantir a viabilidade económico-financeira do mesmo.
- Plano de Negócio - Eco DeltaPublication . Grosos, Georgiana Cristina; Afonso, Victor Manuel AlvesEste trabalho de projeto foi desenvolvido com o objetivo de elaborar um Plano de Negócios para a criação do “Eco Delta” hotel e verificar a sua sustentabilidade como projeto empresarial. Através da renovação de um conjunto de quatro edifícios na ilha Matița - Roménia, que terão no total 20 quartos, visa-se criar uma oferta de alojamento que se destaca pela qualidade dos serviços, profissionalismo e sustentabilidade. A utilização de materiais locais, as características arquitetónicas tradicionais e a localização na Reserva da Biosfera do Delta do Danúbio, conferem ao hotel um enquadramento natural e autêntico, respeitando os valores e a identidade cultural e paisagística da região. O investimento inicial em capital fixo será de 248.000,00€ e o projeto é viável de acordo com os critérios de avaliação utilizados, apresentando um Valor Atual Líquido de 176.213,00€, uma Taxa Interna de Rentabilidade de 39,22%, e um Período de Recuperação do investimento de três anos.
- Plano de Negócio : Fast GrocerPublication . Daniliuc, Felícia; Calisto, Maria de Lurdes Santana; Afonso, Victor Manuel AlvesO plano de negócio que se apresenta tem como objetivo proporcionar um serviço de entregas de bens alimentares a turistas, hospedes de alojamento local no Concelho de Cascais. Através deste projeto empreendedor, pretende-se que haja a criação de uma oferta de valor para o turista e que a sua experiência seja valorizada pelo mesmo. Considerando o total de investimento que ronda os €15.490 os fatores apresentados pelo projeto, como Valor Atual Liquido é de 169.637 €, Taxa Interna de Rentibilidade de 205,41%, e Pay Back período de 1 ano, critérios que garantem viabilidade económico-financeira deste projeto.
- Plano de negócios “Projeto Clavus”Publication . Lopes, Roberto Martim de Baltazar e Faria; Bonacho, Ricardo Manuel Carrilho; Afonso, Victor Manuel AlvesEste plano de negócios visa a implementação de um restaurante de fine dining com o nome “Clavus”. O mesmo é caraterizado por apresentar uma forte componente multissensorial, estando projetado para ser implementado na zona de Belém em Lisboa. O serviço prestado pelo restaurante Clavus visa o desenvolvimento e pesquisa da cultura gastronómica nacional e, a promoção de uma experiência multissensorial associada a um serviço de fine dining. Desta forma oferece aos seus clientes uma experiência gastronómica diferenciadora em comparação com o existente no mercado nacional. No decorrer do projeto, foi efetuado um estudo de mercado para validar o conceito e potenciar a utilização dos recursos e das capacidades como fontes geradoras de vantagens competitivas para o negócio. Por outro lado, a investigação também permitiu analisar o grau de aceitação do público em geral relativamente aos restaurantes com este conceito. Tendo em conta os pressupostos considerados, o plano de negócios do restaurante Clavus apresenta um investimento total estimado de 90.000 €, um Valor Atual Líquido (VAL) de 1.555.150 €, uma Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) de 288,85%, e um Pay Back period de 1 ano.
- Plano de Negócios - Feel CascaisPublication . Soares, Inês Carvalho Ribeiro; Gustavo, Nuno Silva; Afonso, Victor Manuel AlvesNuma era marcada pelo crescente consumo cultural das sociedades ocidentais, o indivíduo tende a procurar serviços que acrescentem valor à sua vida. Com o aumento da importância do turismo para a economia nacional, a oferta torna-se mais competitiva e em resposta aos elevados padrões de consumo do turista atual, tende a diferenciar-se introduzindo inovações em grande parte de base tecnológica. O plano de negócios que se apresenta tem como base a ideia da criação de uma empresa de visitas guiadas que pretende dar a conhecer a Vila de Cascais aos seus visitantes. A FeelCascais destacar-se-á pelo seu conceito inovador e criativo que consiste na introdução de experiências e na utilização da Realidade Aumentada (RA) durante as visitas guiadas. Considerando um investimento inicial de aproximadamente 8 mil euros, o projeto apresenta um VAL de 74.010 mil euros, uma TIR de 90,62% e um pay back period de 3 anos. Estes critérios justificam a viabilidade económica e financeira do projeto.