ESHTE - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESHTE - Dissertações de Mestrado by advisor "Abrantes, Jorge Manuel de Oliveira Flor"
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- Controlo de Custos: a sua aplicabilidade no departamento de F&B do Hotel EPIC SANA MarquêsPublication . Andrade, Beatriz Alexandra Nunes Martins de Gouveia; Abrantes, Jorge Manuel de Oliveira FlorO presente relatório é o resultado do estágio realizado no Hotel EPIC SANA Marquês, no contexto do Mestrado em Gestão Hoteleira, com o propósito de avaliar a aplicabilidade das estratégias de controlo de custos no seu Departamento de Food & Beverage e, assim, identificar potenciais redundâncias e tópicos passíveis de melhoria e/ou otimização. A pergunta de partida é: como funciona e qual o grau de eficiência de controlo de custos do Hotel EPIC SANA Marquês? No presente relatório, o modelo de investigação insere-se numa abordagem quantitativa, através de uma análise e observação direta de dados e relatórios disponibilizados, que permitem uma análise do controlo de custos. Para atingir os objetivos, realizou-se uma revisão bibliográfica que aborda inúmeros conceitos que permitam enquadrar o tema do controlo de custos com foco no departamento de F&B. Os dados obtidos foram processados e os resultados são a base deste relatório, suportado por referências bibliográficas pertinentes, sempre numa ótica construtiva e de melhoria de processos internos do Hotel EPIC SANA Marquês. Nos meses em análise, verifica-se uma evolução bastante positiva, tanto em termos comparativos da previsão versus atual como nos valores atuais ao longo das semanas estudadas. É notório que o maior impacto da receita total para o crescimento contínuo do GOP (Gross Operating Profit). Em valores absolutos, a receita assumiu sempre um maior aumento, impactando diretamente no aumento do GOP. À exceção da 9ª semana de 2022, a receita esteve sempre acima do seu forecast e, foi também aumentando desde a 6ª até à 16ª semana. Nesse sentido, é possível concluir que houve eficiência de custos, mantendo-se sempre abaixo do valor padrão de 30%, com exceção do restaurante Allora (com abertura recente e a precisar de mais tempo para ganhar escala) e room service onde o controlo de custos se mostrou apenas acima do valor padrão em abril. As principais limitações deste relatório são: a escassa bibliografia; tratar-se se um hotel recém-inaugurado, em plena fase de restrições COVID-19; e, o menor poder estatístico dos números analisados, dada a referida fase de abertura do hotel. Como sugestões destacam-se: execução e cumprimento das fichas técnicas; comunicação constante entre Departamentos e entre chefias e colaboradores; realização de inventários mensais sempre pela mesma pessoa de cada departamento; monitorização dos consumos internos; constituição de focus groups; e, formação contínua.
- A importância da Meetings Industry nas unidades hoteleiras: o caso da região AlentejoPublication . Marques, Rita Isabel Mendes; Abrantes, Jorge Manuel de Oliveira FlorA dissertação “A importância da Meetings Industry nas Unidades Hoteleiras: O caso da região Alentejo”, consiste na caracterização deste produto turístico, de forma a compreender melhor o seu comportamento no setor hoteleiro da região Alentejo. Tendo em conta a importância do segmento MI, pretende-se conhecer e quantificar nos empreendimentos hoteleiros de excelência na região, as suas principais características e respetiva representatividade da MI nesses empreendimentos, avaliando a sua evolução entre os anos de 2010 a 2014. Coloca-se, assim, o foco no Turismo de Negócios, que é seguramente um fator positivo e fundamental para o desenvolvimento socioeconómico de um destino turístico e a MI um segmento a operar durante todo o ano, o que pode trazer à economia nacional o retorno substancial que o Alentejo precisa para progredir. A investigação levada a cabo concluiu que o Alentejo, reúne as condições necessárias para se tornar um destino de negócios. Este segmento cresceu consideravelmente nos últimos anos, e hoje, todos os intervenientes têm consciência da sua importância e do contributo que o produto teve e tem para combater a sazonalidade no Alentejo, tendo para isso que investir e promover o destino Alentejo.
- Millennials e o Turismo Colaborativo: o caso do Work Exchange, em LisboaPublication . Moreira, Kali Fauaze; Abrantes, Jorge Manuel de Oliveira FlorO mundo vive um período de grandes incertezas e instabilidades. Questões políticas, ambientais e socioeconómicas têm mudado a forma como as pessoas vivem e a forma como os modelos de negócios e infraestruturas são desenhadas. Com uma população conectada graças aos novos meios de comunicação, redes sociais e impulsionada pela tecnologia, novos desafios são enfrentados a cada dia. Sendo o turismo um elemento fortemente presente na vida de muitas pessoas e de destinos por esse mundo, o mesmo lida diretamente com as adversidades impostas pelas tendências desse novo mundo. Em meio aos desafios mencionados, conceitos como a economia partilhada surgiram na busca de soluções para problemas apresentados pelos atuais modelos de negócios. Com a intenção de criar maior democratização, acesso e sustentabilidade dentro de tais modelos, a economia partilhada difundiu-se por diversos setores, como os transportes e acomodação, afetando de forma contundente o mercado do turismo. Conceitos de partilha de bens e serviços foram criados, como Uber e Airbnb, assim como conceitos como work exchange, dando possibilidade aos viajantes para explorarem o mundo, ao trocarem mão de obra por hospedagem e alimentação. Sendo os millennials considerados como membros da geração que ajudou a impulsionar muitos desses novos conceitos e modelos, os mesmos têm um papel central no desenvolvimento e avanço das novas tendências, como é o caso do surgimento de programas de work exchange. Para tanto, foi investigado, no presente estudo, o turista trabalhador em hostels na cidade de Lisboa, utilizando-se o método de pesquisa quali-quanti e um questionário como instrumento de recolha de dados, com a intenção de conhecer quem é esse turista e qual o seu perfil. O estudo alcançou os objetivos desejados, por meio da verificação das hipóteses previamente levantadas, e foi capaz de delinear a caracterização de quem é o turista trabalhador em visita a Lisboa.
- Sintra Tales - Literary EscapesPublication . Pires, Beatriz Glória Dias Marques; Abrantes, Jorge Manuel de Oliveira FlorEste trabalho de projeto visa a elaboração de um plano de negócio de um alojamento local literário no concelho de Sintra. Através do desenvolvimento deste projeto pretende-se a criação de um alojamento local temático, ligado ao tema da literatura. A aposta nesta temática está mais evidenciada na decoração dos quartos disponíveis e no clube de leitura mensal, que dará a oportunidade, não só aos clientes de participarem, mas também a potenciais viajantes. Sendo Sintra um ponto turístico com muita evidência e potencialidade no turismo literário em Portugal, pretende-se, deste modo, estimular o setor e criar uma oferta de valor para os turistas levando a que a experiência seja valorizada pelos mesmos. O principal objetivo deste alojamento passa por oferecer uma oferta turística única e memorável, de modo a inovar o tipo de alojamento local, existente em Sintra e a nível nacional. Foi escolhido um método de afunilamento, realizando-se um enquadramento teórico para este projeto, começando nos conceitos de empreendedorismo e turismo como conceção geral e acabando nos empreendimentos hoteleiros temáticos. Neste intermédio, exploraram-se outras ideias, sendo estas o turismo cultural, turismo temático e o turismo e turista literário. No que diz respeito ao plano de negócio, começou-se por uma análise externa e interna, seguida da estrutura da empresa, do plano operacional e, por fim, do plano financeiro. Este último plano, juntamente com as conclusões, apresentará todo o culminar deste projeto, onde será possível apurar a sua viabilidade. Através da elaboração deste projeto, aferiu-se que o Sintra Tales – Literary Escapes necessitará um investimento de 531 500€, e conclui-se que o mesmo é viável económica e financeiramente, apresentando um VAL de 183 385€, uma TIR de 8,06% e um período de retorno (Payback) de, aproximadamente, 9 anos.