ESESJC - Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny
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A Escola de Enfermagem de S. José de Cluny, foi fundada em 1940, na sequência de uma necessidade sentida pela sociedade madeirense de então e personalizada num grupo de jovens que, tendo conhecimento do trabalho desenvolvido pela Madre Pedro no Instituto Pasteur em Paris, lhe solicitou a sua criação. Oficialmente foi reconhecida a 13 de outubro de 1948.
Com a integração do Ensino da Enfermagem no Sistema Educativo Nacional, a nível do Ensino Superior, passou a designar-se de Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny.
É uma Instituição que tem como missão formar profissionais para uma tão elevada responsabilidade como a de ser Enfermeiro. Privilegia a formação humana aliada à técnico-científica e ética e tem-se afirmado pelas oportunidades de desenvolvimento de competências e rigor imprimido às mesmas, no decorrer dos Cursos de Licenciatura em Enfermagem, Pós-graduados, de Pós-licenciatura e Mestrado.
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Browsing ESESJC - Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny by advisor "Alves, Márcia Lúcia Sousa Dias"
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- Os cuidados especializados do enfermeiro especialista em contexto perioperatório : Prevenção da infeção do local da ferida cirúrgicaPublication . Figueira, Maribel de Jesus; Alves, Márcia Lúcia Sousa DiasNo âmbito do 5º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, foi elaborado o relatório de estágio com o tema – Os Cuidados Especializados do Enfermeiro Especialista em contexto Perioperatório: prevenção da infeção do local da ferida cirúrgica. O presente relatório de estágio tem como objetivo descrever as atividades que foram desenvolvidas para adquirir as competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista no cuidado ao paciente cirúrgico no período perioperatório e em particular na prevenção da infeção do local da ferida cirúrgica. Pretende demonstrar a capacidade de organização e planeamento de intervenções de enfermagem à pessoa em situação perioperatória e família/pessoa significativa, análise e reflexão, implicações éticas, fundamentação científica, discussão e conclusões, assim como, revela o trajeto seguido ao longo de três estágios clínicos. O estágio I e II do módulo I abordou temáticas como o “Cuidar na sala operatória” e o “Cuidar em contexto de Ambulatório”, o estágio de opção do módulo II permitiu consolidar conhecimentos e experiências vividas nos dois primeiros estágios, partindo de um projeto de auto-formação. O módulo III corresponde ao relatório final fundamentado. Este documento divide-se em cinco capítulos, um primeiro que aborda conceitos sobre o cuidar do paciente no período perioperatório, onde são relatadas práticas e vivências nos estágios clínicos; seguido de um segundo capítulo que descreve as competências comuns do enfermeiro especialista; um terceiro capítulo que aborda a prevenção e controlo de infeção; um quarto capítulo que fala das competências específicas de enfermagem à pessoa em situação perioperatória; e por último, um quinto capítulo que expõe as competências de Mestre. A abordagem metodológica passará pela via exploratória-descritiva e reflexiva, pesquisa bibliográfica em artigos e revistas com evidência científica recente. O relatório será realizado de acordo com o documento das normas orientadoras, para a elaboração de trabalhos académicos estipulados pela Escola Superior de Enfermagem São José Cluny.
- Cuidar especializado em enfermagem médico-cirúrgica: da pessoa em situação crítica à pessoa com doença hemato-oncológica maligna em contexto de neutropéniaPublication . Freitas, Bárbara Carolina; Alves, Márcia Lúcia Sousa DiasOs ensinos clínicos em enfermagem constituem momentos de imenso potencial formativo onde a experiência se integra em saber, através de todo um processo reflexivo constante sobre as ações e/ou atividades desenvolvidas. No âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área do cuidado à Pessoa em Situação Crítica, na Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, realizei o presente relatório com o objetivo de evidenciar a mais-valia dos ensinos clínicos para aquisição e desenvolvimento de competências comuns do enfermeiro especialista, assim como, das competências específicas deste em enfermagem médico-cirúrgica na área do cuidado à pessoa em situação crítica. Transparece o meu especial interesse pelo cuidado especializado à pessoa com doença hemato-oncológica maligna com neutropénia, tendo sido este o foco do meu projeto de autoformação. Pelo exposto, este relatório intitulou-se “Cuidar especializado em enfermagem médico-cirúrgica: da pessoa em situação crítica à pessoa com doença hemato-oncológica maligna em contexto de neutropénia”. O relatório explana o percurso realizado ao longo dos vários ensinos clínicos, descrevendo as competências adquiridas e aperfeiçoadas no processo de cuidar da pessoa em situação crítica no contexto de serviço de urgência, cuidados intensivos polivalente, hospital de dia de hemato-oncologia e unidade de neutropénia. Aliado ao planeamento individual desenvolvido por mim previamente, no presente relatório está presente uma reflexão aprofundada sobre as ações e intervenções realizadas para alcançar todos os objetivos definidos, sob o alicerce da mais recente e fidedigna evidência científica.
- O desenvolvimento de competências especializadas visando a pessoa com afeção cardíaca crítica: Do serviço de urgência à unidade de cuidados intensivosPublication . Sara Isabel Henriques Fernandes; Alves, Márcia Lúcia Sousa DiasNo âmbito do VI Mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, elaborei um relatório intitulado “O Desenvolvimento de Competências Especializadas visando a Pessoa com afeção cardíaca crítica: Do serviço de urgência à unidade de cuidados intensivos”. O presente relatório, aliado à discussão pública, objetiva dar visibilidade ao percurso de aquisição de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na vertente da pessoa em situação crítica, bem como as competências de Mestre. O mesmo assenta numa metodologia descritiva, analítica e reflexiva fundamentada na evidência científica e nos referenciais da profissão. Para a consecução dos objetivos, destaco a importância dos Ensinos Clínicos: o Ensino Clínico I realizado num Serviço de Urgência Polivalente; o Ensino clínico II e o Módulo I da Unidade Curricular Estágio com Relatório, realizados numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes; e o Módulo II, referente à Opção Clínica, concretizou-se numa Unidade de Cuidados Intensivos de Cardiologia e Hemodinâmica, bem como numa Unidade de Cuidados Intensivos Cardiotorácicos. A seleção da opção clínica decorreu do interesse na prática profissional no cuidado à Pessoa com Afeção Cardíaca Cítica, visando aprofundar conhecimentos e desenvolver competências para a prestação segura de cuidados especializados, dada a relevância global desta problemática, atendendo aos elevados índices de mortalidade. Estruturalmente, o relatório encontra-se organizado em três capítulos: o primeiro ilustra o enquadramento teórico da área selecionada; o segundo descreve o percurso de desenvolvimento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista na área da pessoa em situação crítica; o terceiro culmina no desenvolvimento das competências de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Este relatório reflete o percurso de desenvolvimento de competências como enfermeira especialista e mestre, contribuindo para a consciencialização de que, na minha prática profissional, devo assumir os desafios que surgirem, moldando-a de acordo com a evidência científica, na procura pela excelência dos cuidados.
- Desenvolvimento de Competências nos Cuidados de Enfermagem Especializados à Pessoa em Situação Crítica: Da Urgência aos Cuidados Intensivos CardiotorácicosPublication . Góis, Rui Alexandre Sousa; Alves, Márcia Lúcia Sousa DiasO presente relatório insere-se no plano de estudos do V Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, em parceria com a Escola Superior de Saúde de Santa Maria, sendo instrumento de prova aquando do processo de desenvolvimento e aprofundamento de competências no cuidar da pessoa em situação crítica. Este relatório incide sobre os estágios desenvolvidos no Hospital Dr. Nélio Mendonça, mais concretamente no Serviço de Urgência Polivalente (Prática Clínica I), na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente (Prática Clínica II e III (Módulo I)) e na Unidade de Cuidados Intensivos Cardiotorácicos (Estágio de Opção), refletindo sobre habilidades pessoais, profissionais, valores, crenças e atitudes intrínsecas ao percurso efetuado. Neste relatório, integro uma metodologia descritiva e analítica, fundamentada pela evidência científica, para demonstrar o desenvolvimento nos domínios das competências comuns e específicas do enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, através da exposição de situações e intervenções nas quais descrevo como agi ao longo dos estágios. Como objetivo final, pretendo evidenciar o desenvolvimento de competências de Mestre, através da apresentação pública e discussão do relatório de estágio, das situações decorrentes da prática profissional e suas implicações no cuidado holístico. A procura da excelência aquando do exercício profissional como processo de desenvolvimento de competências, e a perícia no desenvolvimento da capacidade de reconhecimento e antecipação perante sinais e sintomas de deterioração e instabilidade de pacientes em situação crítica, tornaram-se os objetivos principais aquando da mobilização de conhecimentos para a prática. Capacitou a motivação intrínseca para o desenvolvimento de conhecimento científico e prático na forma de aperfeiçoamento do pensamento crítico, de modo a que a prestação de cuidados ao paciente crítico fosse realizada, garantindo a sua segurança, minimizando potenciais riscos, e cuidando-o como um ser holístico e vulnerável, não esquecendo o elo familiar, promovendo uma transição saudável.