EUVG - Escola Universitária Vasco da Gama
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A Escola Universitária Vasco da Gama (EUVG) é uma instituição de ensino superior privada (IESP) que iniciou atividade no ano de 2000, dotada de autonomia científica, pedagógica e cultural.
A principal missão da EUVG é gerar e difundir o conhecimento na área das ciências veterinárias, acrescentando-lhe valor através do desenvolvimento de atividades de investigação, educação e prestação de serviços à comunidade. Importa referir que foi a primeira IESP em Portugal a conferir o grau de Mestre em Medicina Veterinária, continuando a ser até hoje na Região Centro (NUT II) a única (pública ou privada) com esta oferta educativa. Faz parte, ainda da oferta educativa da EUVG, a Licenciatura em Ciências Bioveterinárias. Para conhecer melhor a atividade desenvolvida pela EUVG aceda a: www.euvg.pt Após mais de quinze anos de atividade, a EUVG disponibiliza através do seu repositório científico, em livre acesso, a produção intelectual desenvolvida pela instituição. O repositório tem como objetivo fundamental o armazenamento, a preservação e a difusão, em formato digital, dessa mesma produção, contribuindo, assim, para a visibilidade e disseminação da Informação e do Conhecimento. Bem-vindos ao Repositório Científico da Escola Universitária Vasco da Gama!http://www.euvg.ptBrowse
Browsing EUVG - Escola Universitária Vasco da Gama by advisor "Almeida, Maria Rita Pais Ramos Abreu"
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- Coimbra de Raul Lino – A Arquitetura doméstica de Raul Lino em CoimbraPublication . Sequeira, Ana Sofia Pinto; Almeida, Maria Rita Pais Ramos AbreuEm Arquitetura a forma como se vivência os espaços, a relação entre o individuo e a habitação influencia o seu modo de vida e a organização da própria sociedade. Esta dissertação tem como objetivo fazer uma interpretação da Teoria da Arquitetura em Portugal, nomeadamente na obra de Raul Lino, mostrando de que forma este contribuiu para a Casa Portuguesa. O estudo recolhe uma amostra de exemplos de habitação unifamiliar desenhados por Raul Lino e publicados nos meios editoriais. Pretende-se realizar um levantamento das Casas de Raul Lino em Coimbra e de seguida analisar os dados recolhidos. Estes casos de estudo deverão ser tratados para possibilitar um verdadeiro conhecimento acerca da obra de Lino, nomeadamente na habitação unifamiliar. Para entender a sua obra, a sua contribuição para a Arquitetura Doméstica em Portugal e ao identificar as mesmas em Coimbra haverá uma tentativa de visitá-las e vivenciá-las de forma a proporcionar uma melhor compreensão e enquadramento. Será feito um levantamento tipológico, espacial, social e volumétrico de forma a perceber quais as intenções de Raul Lino e de que maneira as suas obras se relacionam com o local e envolvente. A comparação com algumas das casas já editadas e bastante conhecidas será inevitável para podermos perceber a linguagem e evolução projetual do arquiteto. O objetivo principal deverá então assentar na identificação e explicação das casas de Raul Lino em Coimbra, analisando a implantação, relação interior e exterior, relação com o sítio e a paisagem. Na habitação unifamiliar de Coimbra é feita uma leitura das características mais evidentes, nomeadamente na preocupação em proteger os espaços sociais a quem chega, e a entrada na habitação ser bastante visível para quem entra no lote. A relação interior/exterior, cria espaços intersticiais que permitem uma vivência externa mais controlada prolongando a espacialidade. São exemplos disso o pátio, o jardim e alpendre. O enfoque visual também é objeto de estudo nas Casas de Coimbra, percebendo-se assim que é nos espaços sociais da habitação que Lino reforça a relação interior/exterior proporcionando ao indivíduo um habitar autêntico, um lugar onde a Natureza e a Paisagem participam harmoniosamente.
- Dinâmicas editoriais na cultura arquitectónica: leitura crítica do posicionamento e das estratégias de comunicação da revista NU entre 2002 e 2012Publication . Amado, Pedro Patrão Pires; Almeida, Maria Rita Pais Ramos AbreuPara a presente dissertação de mestrado foi traçado como objectivo compreender a importância da dinâmica editorial na cultura arquitectónica portuguesa. Para isso, a estrutura do trabalho comporta, num primeiro momento, um enquadramento do desenvolvimento dos meios editoriais no âmbito da arquitectura em Portugal no final do século XX e no início do século XXI. Propõe igualmente identificar as principais publicações especializadas na disciplina durante o mesmo período, no panorama nacional. Como objectivo específico, a presente investigação pretende estabelecer uma leitura crítica do posicionamento e das estratégias de comunicação da revista NU, através da análise das obras publicadas entre 2002 e 2012, período marcado por 38 números, que permitiram aos estudantes de várias gerações do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, desenvolverem e partilharem olhares diferentes sobre arquitectura, confrontando e interrogando a disciplina de forma relativamente livre e espontânea, visto que se trata de uma publicação de base experimental. Para isso, a investigação propõe um estudo desde as origens da fundação da revista, passando pelo processo de afirmação, do funcionamento, das características e especificidades, das tendências editoriais, até às questões formais e de grafismo, que resultaram das dinâmicas organizacionais durante as diferentes direcções.
- A influência das viagens de Raul Lino na exposição do mundo português de 1940Publication . Miranda, Sofia Margarida Ferreira; Almeida, Maria Rita Pais Ramos AbreuNos anos 40, Portugal vive um regime político com tendência autoritária, e com pouco espaço para a expressão livre da criatividade artística e arquitetónica. A Exposição do Mundo Português é considerada por muitos a oportunidade para os modernistas se expressarem. Esta, intitulada “Exposição do Mundo Português” de 1940, é considerada como o mais importante evento a realizar dentro das Comemorações dos Centenários da fundação do país, e como tal, momento onde se congregam os esforços construtivos e realizadores de um regime em consolidação, e também o empenho criativo das principais personalidades artísticas, ao dispor do Estado Novo. O desejo de glorificar a nacionalidade, pela evocação de oito séculos de História, era motivado simultaneamente pela necessidade de demonstrar a capacidade civilizadora de Portugal, legitimando o chamado Estado Novo através da celebração do Império, e pela determinação de se impor como Nação aos olhos de Portugal e do Mundo. A presente dissertação de mestrado propõe o estudo da Exposição do Mundo Português, mais especificamente como a criação do Pavilhão do Brasil projetado pelo arquiteto Raúl Lino, foi influenciada pela sua viagem ao Brasil. Já é conhecida a influência das viagens na obra de Lino, mas no caso do Pavilhão do Brasil esta influência não está clarificada. A partir da análise de diários de viagens e de outras Exposições Internacionais em que Raúl Lino participou, é possível avaliar o conhecimento adquirido e as influências, que posteriormente se refletiram na exposição.
- O não-lugar e o ócio. Alterações do perfil do turistaPublication . Macedo, Hugo de Jesus; Almeida, Maria Rita Pais Ramos AbreuO comportamento humano, na sua forma física e psicológica, revela uma consciência inata para a vivência do espaço, apropriando-se deste de diversas maneiras. No presente trabalho pretende-se compreender e aprofundar o conhecimento acerca desta vivência de espaços, quer ao nível público, quer ao nível privado, consoante algumas alterações na actividade que um indivíduo esteja a operar e, em particular, nos períodos a que este dedica desfrute e ao ócio. Neste âmbito, o estudo parte da articulação entre os conceitos de tempo livre, lazer e ócio, que surgem com a inclusão do trabalho como actividade central da sociedade moderna, e confronta-os com o conceito de “não-lugar” de Marc Augé. Através da reflexão acerca do não-lugar, Marc Augé faz uma leitura sobre a antropologia dos mundos contemporâneos, que assume grande relevância nos trabalhos teóricos das disciplinas de arquitectura e publicidade, no que diz respeito às dinâmicas que ocorrem nas cidades contemporâneas, assim como nos meios que permitem que estas se comuniquem. Assim, tendo como pano de fundo a viagem realizada ao longo da região do Algarve, em Portugal e da Dalmácia, na Croácia, serão ilustrados os espaços de “não-lugar” e ócio. Em ambas as regiões o turismo continua a ser visto como uma actividade com grande potencial para desenvolver economicamente toda aquela região. No entanto, no Algarve a progressiva insistência no mesmo modelo de turismo, ao longo de varias décadas, tornou-se num crescente fracasso. E serviu de exemplo, a não seguir, para outras zonas, como é o exemplo da Dalmácia, que procurou colmatar as falhas com o intuito tirar o proveito adequado e benéfico para um desenvolvimento sustentado e enquadrado nas populações residentes. Esta ideia estava centrada no turismo de massas, que resultou num leque de “cidades de betão”, descaracterizando toda uma região que se transforma, ano após ano, num local sazonal. Por sua vez, e a par do turista, os espaços de veraneio tornam-se objectos de estudo importantes para perceber, de que forma a arquitectura influencia o fenómeno do comportamento humano.
- Palheiros da tocha: a vida no limite do mar. Palheiros da Praia da Tocha – a relação entre a arquitectura e a paisagemPublication . Rodrigues, Marisa Alexandra de Jesus; Almeida, Maria Rita Pais Ramos AbreuAs populações Pré-Históricas vindas da Europa e do Mediterrâneo, há cerca de cinco milénios, espalharam-se pelo Litoral Centro do que é actualmente o território português. Utilizaram o sílex, habitaram em cabanas e foram-se fixando nas margens de ribeiros e lagos, vivendo da caça, pesca e da agricultura. Mais tarde surge o período de romanização. Nesta altura, as populações latinas fixaram-se na Península Ibérica, principalmente nas margens de pequenos ribeiros, tal como em fases anteriores. Esta fixação está ligada a questões de acesso a água para consumo, agricultura e higiene. Os árabes, na sua chegada, já aqui encontraram muitos povoados, restos de pequenos núcleos de civilização romano-goda. Surgem, a partir destas civilizações, dois tipos de habitação de carácter marcadamente rural e que caracterizam a paisagem e a cultura desta região da Gândara: os palheiros, que aparecem com a ocupação da orla costeira, fundamentalmente por pescadores e a casa Gandaresa, com fortes raízes romanas e árabes na sua génese. O objectivo do presente trabalho encontra-se no estudo do surgimento e evolução dos palheiros da costa da Gândara e, mais especificamente, dos palheiros da Praia da Tocha. Os palheiros são casas regionais e que ainda se podem encontrar ao longo da costa portuguesa. Trata-se de pequenas construções para habitação feitas quase exclusivamente em madeira, de conformação paralelepipédica, suspensa em pilotis de madeira e telhado de duas águas, revestido em colmo ou, mais recentemente, em telha cerâmica. O estudo realiza-se no sentido de compreender a morfologia, a materialidade, as características construtivas, a sua organização na paisagem e seu habitar. Este habitar tem influência sobretudo na evolução da sua configuração formal, espacial e tipológica, bem como na sua construção e aparência material. Mas existem outras alterações, como as da sua organização na paisagem, que merecem igualmente a nossa atenção neste estudo.
- Vasco Cunha, cinquenta anos de obra arquitectónica em Coimbra – 1962 a 2012Publication . Lopes, Nuno Miguel Godinho Correia; Almeida, Maria Rita Pais Ramos AbreuEsta dissertação estuda a obra arquitectónica de Vasco Cunha, cuja actividade durou cerca de cinquenta anos, desde o início da década de 1960 até Junho de 2013, localizando-se, principalmente, na cidade de Coimbra. Mantendo-se aquele autor a laborar até praticamente ao presente, para o desenvolvimento do conhecimento aqui produzido, usufruiu-se do seu testemunho pessoal, bem como da detalhada consulta do arquivo que mantém. Em complemento, examinaram-se os Processos de Licenciamento, relativos aos seus projectos existentes no Arquivo da Câmara de Coimbra e de Arganil. Para completar o estudo, foi realizada uma análise in situ de algumas das edificações da sua autoria. O percurso académico e as primeiras experiências profissionais que Vasco Cunha teve no Porto, foram fortemente influenciados por relevantes figuras presentes naquela cidade e com quem se cruzou, de onde realçamos os arquitectos Robert Auzelle, Fernando Távora, a dupla Arménio Losa e Cassiano Barbosa e Lixa Filgueiras. As primeiras obras de Vasco Cunha, datadas do princípio da década de 60, tiveram forte impacte em Coimbra, dando-lhe os créditos que fizeram com que, nas décadas seguintes, projectasse grande número de planos urbanísticos e de edifícios, para aquela cidade, sendo, maioritariamente, esses projectos resultantes da iniciativa privada. Com esta investigação, pretendeu-se compreender os vários aspectos arquitectónicos envolvidos nos projectos daquele arquitecto, procurando identificar constantes conceptuais, características morfológicas e construtivas, e a relação com os modelos que estiveram na sua origem. Desse modo, analisaram-se os edifícios, desenhados por Vasco Cunha, considerados exemplares e relevantes, concretizando-se uma síntese do conjunto da sua obra, revelando até que ponto é que ela foi inovadora e influenciadora, em Coimbra, contribuindo para a divulgação dos projectos daquele arquitecto, cujo labor tanto marcou essa cidade.