ISEC Lisboa - Mestrado em Gestão Autárquica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Gestão Autárquica by advisor "Almeida, Ana Patricia"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O INSUCESSO ESCOLAR NO CONCELHO DE SÃO LOURENÇO DOS ÓRGÃOS (CSLO) E O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO LOCALPublication . Teixeira, Kleder; Almeida, Ana PatriciaO Insucesso escolar é um fenómeno muito preocupante, visto que já foram feitos vários estudos que procuram compreender a origem e a causa deste fenómeno que mexe muito com as estruturas dos sistemas educacionais desde o Ensino Básico ao Superior. Ciente que, o Insucesso não tem uma única definição dentro da comunidade dos investigadores e pedagogos, posto isso, é um fenómeno que afeta muito no ensino/aprendizagem dos alunos, sendo o objetivo principal é encontrar as medidas para mitigar o fenómeno em estudo. O presente trabalho de investigação teve como objetivo caracterizar e analisar o fenómeno do Insucesso Escolar e o papel da Administração Local na mitigação deste fenómeno educativo. Para a elaboração e a construção do presente trabalho teve início nas pesquisas documentais para melhor aprimorar ideias divergentes de vários investigadores da área, na mesma linha de pesquisa foram aplicadas as entrevistas ao Diretor da Escola Secundária Luciano Garcia, a Diretora Nacional de Educação em Cabo Verde e ao Autarca do Concelho de São Lourenço dos Órgãos, posto isso, foram aplicados os inquéritos por questionários aos alunos, isto é, o inquérito é de caracter quantitativo e qualitativo, com o intuito de clarificar as debilidades do fenómeno insucesso escolar face ao sistema de educação. A análise dos resultados demonstra que o fenómeno “Insucesso Escolar ” tem sido constante, por sua vez, tanto a Escola como a Administração Local têm traçados planos para mitigar este fenómeno, visto que, o ideal é a introdução das campanhas de sensibilização e as suas intervenções desde a pré-escolar, que é a fase inicial de uma criança no sistema educacional e visa prepará-los de modo que tenham poucas dificuldades no futuro escolar.