IPS - ESCE - BIBLIOTECA
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Browsing IPS - ESCE - BIBLIOTECA by advisor "Alves, Ana Rolo"
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- A adoção de uma estratégia de retalho omnicanal: estudo de caso DIA Supermercados de PortugalPublication . Pires, Carolina Castanho; Alves, Ana Rolo; Coelho, Dulce MatosO e-commerce evoluiu muito nos últimos anos, e junto deste segmento de negócio, vimos crescer também as exigências do consumidor, na medida em que estes procuram cada vez mais experiências diferenciadas, agilidade e rapidez no relacionamento com as empresas. Através de uma estratégia omnicanal, que consiste em oferecer a mesma experiência ao consumidor em todos os pontos de contato, é possível dar respostas que satisfaçam os interesses e necessidades dos clientes, através de uma interligação de todos os canais, sejam eles online ou offline. O futuro do retalho passa pela reinvenção, pelo que se torna indispensável abandonar as estratégias tradicionais, e trabalhar para uma perspetiva de interação omnicanal em que as experiências assumem um papel importante. O cenário do retalho tem vindo a alterar-se ao longo dos anos com a ascensão do canal online, do canal mobile e da crescente inovação tecnológica, incitando a alteração do modelo de negócio por parte das empresas. O omnicanal surge como um modelo de gestão de canais para dar resposta a esta mudança de cenários. A abordagem omnicanal significa proporcionar uma experiência de compra por meio de vários canais totalmente integrados, transmitindo uma sensação de continuidade. Os clientes esperam a integração dos canais online-offline, onde possam combiná-los de acordo com as suas necessidades. No entanto, a implementação do omnicanal pressupõe não só uma transformação ao nível da experiência de compra do cliente, mas sobretudo uma mudança empresarial que afeta todas as áreas. Não obstante, o conceito omnicanal ainda é pouco explorado e, por esse motivo, carece de aprofundamento. A presente investigação teve como objetivo compreender o processo de implementação de um modelo omnicanal numa empresa nacional na área do retalho. Tendo em conta o objetivo, foi adotada uma metodologia qualitativa, de estudo de caso, com recurso a entrevistas semiestruturadas, realizadas a quatro colaboradores dos quadros superiores, de forma a entender: de que forma percecionam as mudanças nos hábitos de compra do consumidor e que desenvolvimentos a insígnia em estudo teve que realizar para suportar a estratégia atual; qual a sua perceção e motivação para que a empresa trabalhe sobre um modelo de gestão omnicanal; como pode ser feita a potenciação da experiência do cliente; e o que requer a implementação do conceito omnicanal no modelo de gestão atual.Através deste estudo, foi possível descrever a importância do modelo omnicanal, uma vez que se torna o modelo vencedor para o retalho, na medida em que o mundo físico e o mundo digital se complementam. Para vir a trabalhar com este modelo a empresa em estudo terá de definir uma estratégia inicial e passar por um período de transição que irá provocar mudanças na organização, na cultura, no modelo de gestão atual, no marketing e na utilização de recursos. A estratégia omnicanal irá requerer um alinhamento global da marca, um bom serviço de e-commerce, criação de parcerias e aquisição de inovações digitais, como aplicações e plataformas tecnológicas, que potenciem a experiência do cliente e o envolvimento com a marca.
- Gestão de Área Funcional: GIapp-OC como Ferramenta de GestãoPublication . Batista, Dário José de Sousa; Alves, Ana Rolo; Coelho, Dulce MatosO presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Empresariais da Escola Superior de Ciências Empresarias do Instituto Politécnico de Setúbal. Este projeto, desenvolvido numa empresa do setor siderúrgico, teve como principal objetivo criar uma proposta de melhoria da aplicação GIapp-OC, existente na Oficina de Cilindros para calcular o consumo mensal de cilindros, de forma a dar um maior apoio à gestão. A Oficina de Cilindros é uma área funcional, pertencente ao departamento de produção, que tem a responsabilidade de realizar a manutenção e gestão de equipamentos utilizados nas várias linhas de produção. Muitos dos dados registados, referentes às operações realizadas nesta área, ainda são em papel tornando inoperacional o seu processamento. Esta prática justifica a ausência de indicadores de desempenho referentes aos equipamentos e à exploração da Oficina de Cilindros, o que cria dificuldades acrescidas no controlo de gestão. Após uma revisão da literatura, referente ao tema em estudo, seguiu-se o levantamento do estado atual, recorrendo a uma metodologia de investigação qualitativa focada na observação direta e indireta, acompanhando o processo presencialmente, bem como na análise documental. Para facilitar a visualização e entendimento do processo, foram desenhados diagramas usando a notação BPMN, que possibilitam analisar e relacionar as várias atividades que compõem o processo. Com base no estudo realizado, foram identificados os indicadores de desempenho necessários, deduzidas as fórmulas de cálculo e localizados os dados indispensáveis para o seu cálculo. A parte final do projeto é dedicada ao desenvolvimento conceptual da aplicação GIapp OC de forma a dar resposta às inúmeras necessidades detetadas e permitir a melhoria desta ferramenta de apoio à gestão. Este desenvolvimento foi realizado individualmente e o resultado é apresentado como apêndice, em forma de Caderno de Requisitos, onde são descritas todas as propostas de alteração e desenvolvimento.
- A introdução ´Lean´ numa PME portuguesa: projeto piloto de implementação dos 5SPublication . Mota, Ricardo Barata; Sardinha, Boguslawa; Alves, Ana RoloA inovação é tida como um dos fatores mais importantes à competitividade das PMEs, podendo ser expressa pela introdução de metodologias como as práticas de ‘Lean Management’. Mas poderão estas ser utilizadas em realidades operacionais como as de uma PME portuguesa, caracterizada pela reduzida dimensão, e escassez de recursos financeiros? O objetivo específico do presente projeto é a implementação de um dos conceitos basilares do ‘Lean Management’ numa PME portuguesa, os 5S, considerado por muitos autores, o mais indicado na redução imediata e significativa de desperdício. No entanto, a literatura aponta a sustentabilidade como o desafio destas práticas de gestão, principalmente em PMEs. Como objetivo geral procurar-se-á contribuir ao desenvolvimento do conhecimento sistematizado sobre o tema, de forma a favorecer futuros gestores e académicos, por um lado, a uma gestão mais assertiva destas implementações em contexto prático, e por outro, à promoção do continuado interesse académico sobre o objeto de estudo, completando assim um ciclo de fomentação de conhecimento e enriquecimento científico. Para tal, foi efetuada uma revisão de literatura sobre o tema onde se procurou caracterizar os desafios, as ameaças e as oportunidades de tais implementações, de forma a projetar uma proposta de modelo de implementação. Obteve-se pela abordagem mista indícios que tal prática poderá ser benéfica, e inclusive trazer resultados ao nível do ambiente de trabalho. No entanto, a sustentabilidade, pelo comprometimento da gestão, carece de confirmação pelo modelo proposto. Sugere-se conclusivamente que a figura do consultor ou gestor da mudança poderá ser um fator crítico de sucesso em implementações ‘Lean’ nas PMEs.
- O papel da liderança intermédia como agente promotor do trabalho colaborativo entre os paresPublication . Rodrigues, Mafalda Raquel Glória; Alves, Ana RoloEsta dissertação tem como objetivo o estudo do papel da liderança intermédia como agente promotor do trabalho colaborativo num agrupamento de escolas. Dentro de um referencial teórico importa analisar e interpretar o modo como o coordenador de departamento exerce a sua liderança, a forma como as oportunidades de desenvolvimento profissional por si promovidas incentivam a colaboração e afetam o desempenho geral do departamento e identificar as barreiras que o coordenador tem de superar. Para explorar esta questão, adotou-se uma abordagem qualitativa que permitiu uma análise aprofundada das dinâmicas envolvidas. As principais fontes de informação utilizadas neste estudo foram obtidas pela revisão de literatura, consulta a análise de documentos institucionais e entrevistas semiestruturadas. Os métodos de recolha de informação incluíram a análise documental e análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas. Conclui-se que a liderança intermédia desempenha um papel de agente promotor do trabalho colaborativo. O coordenador que adota uma abordagem inclusiva e empática desempenha um papel crucial na construção de uma cultura escolar colaborativa. A comunicação frequente e de forma clara, juntamente com a criação de oportunidades para diálogo e feedback, são essenciais para alinhar as metas individuais e organizacionais. No entanto, barreiras como a falta de tempo e a resistência à mudança foram identificadas como desafios que requerem uma atenção especial e exigem a definição de estratégias específicas para serem superadas. A cultura escolar também foi destacada como um fator-chave para sustentar práticas colaborativas, onde o coordenador atua como um catalisador dessas iniciativas. As conclusões deste estudo podem orientar a criação de práticas pela liderança intermédia que promovam a colaboração e ainda contribuir para a compreensão da importância da liderança na criação de uma cultura de colaboração em organizações escolares