ISEC Lisboa - Mestrado em Gestão Autárquica - Área de Especialização em Gestão e Administração
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Gestão Autárquica - Área de Especialização em Gestão e Administração by advisor "Louro, Paulo"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Contributos para a implementação do orçamento participativo no Município de SaurimoPublication . Pires, Cidália Paciência Mussua; Rodrigues, António; Louro, PauloFalar do Orçamento Participativo significa entender o processo de uma ação política e democrática, socializar informações acerca do orçamento público. Este trabalho procura desenvolver uma proposta sobre a implementação de novo modelo na gestão pública no município de Saurimo (Angola), na qual visará melhor qualidade da prestação de serviço público, através do processo de Orçamento Participativo enquanto ferramenta de aplicação na administração pública, e promovendo na população o conhecimento sobre os seus direitos e deveres de participação no orçamento público do município. Para elaboração do trabalho usou-se a pesquisa descritiva e bibliográfica como método de investigação e no que tange aos procedimentos técnicos aplicou-se o trabalho de projeto para dar resposta à questão de pesquisa pois trata-se de uma nova aplicação num município onde não existe experiência deste processo. Para a implementação do Orçamento em Saurimo baseámo-nos na experiência de Porto Alegre, Lisboa e outros municípios, procurando adaptar os bons resultados desta experiência à realidade angolana e às particularidades de Saurimo. Espera-se poder influenciar e estimular a população e ao mesmo tempo provocar uma dinâmica para a população para os agentes da administração pública, estabelecendo um mecanismo sustentado de gestão participada dos recursos públicos.
- Gestão do desporto municipal: Análise ao desenvolvimento organizacional: estudo centrado na CIM-TSPublication . Sousa, Joaquim Vicente Ferreira de; Ferreira, Marco; Louro, PauloO desporto no seu sentido mais lato, tem tido uma evolução contínua no âmbito das políticas públicas nomeadamente na esfera de intervenção dos municípios, congregando cada vez mais meios e recursos para o seu desenvolvimento, o que implicou a criação e organização no seu seio, de estruturas orgânicas dotadas de recursos humanos cada vez mais qualificados para corporizar e concretizar as respetivas políticas desportivas. Desta constatação, propomos para o presente trabalho, analisar a adequação da estrutura orgânica do desporto municipal considerando as suas atribuições e competências legais associado ao contexto atual deste fenómeno. Tendo como base as políticas desportivas municipais, o trabalho projeta-se na gestão dos respetivos processos. Procuramos analisar de uma forma crítica o “modus operandi” das políticas municipais quanto ao seu procedimento e desenvolvimento, a uma escala supramunicipal alargada aos doze municípios que integram a comunidade intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), com vista a uma análise conjuntural das respetivas estruturas organizacionais, dos métodos, dos procedimentos e modos de intervenção, bem como, de verificar a perceção e expetativa dos seus intervenientes sobre a gestão supramunicipal em algumas áreas de atuação. Recorremos à informação dos municípios da CIM-TS colocada nos respetivos sites oficiais e aos inquéritos por questionários junto dos responsáveis técnicos e políticos, tendo como suporte o enquadramento teórico e a legislação com incidência no tema deste estudo. Dos resultados e em termos de análise conjuntural dos municípios da CIM-TS, ressaltam as seguintes conclusões: i) uma política desportiva direcionada para o desporto de elite; ii) as estruturas orgânicas em processo de crescente desenvolvimento mas posicionadas nos planos inferiores das respetivas estruturas funcionais; e iii) clara ausência de planos estratégicos de desenvolvimento desportivo.
- Poder local público e as autoridades tradicionais em Angola, caso particular do CunenePublication . Miguel, Justina Carlos; Rodrigues, Cristina Udelsmann; Louro, PauloO Cunene integra o conjunto das 18 Províncias que constituem o território angolano, sendo a mesma situada na região mais ao sul do país. Angola vive atualmente um clima de paz e de estabilidade política após o fim da guerra civil em 2002. Assim sendo, o estado angolano, tem vindo de forma gradual a implementar a descentralização dos serviços administrativos, no intuito de maior coesão e diminuição das assimetrias a nível das localidades. Para tal, a incorporação das autarquias, autoridades tradicionais e organizações sociais é imprescindível para o desenvolvimento que se pretende. Porém, enquadrá-las no processo de desenvolvimento do Estado, sobretudo a nível local, constitui um desafio. Este trabalho visa analisar a relação existente entre o poder local público e as autoridades tradicionais no Cunene, nomeadamente como as mesmas autoridades advogam os interesses das comunidades locais junto das administrações municipais e a sua participação e influência na vida sociopolítica e cultural das comunidades rurais na província do Cunene. Concluímos que embora não exista uma lei que regule as áreas de atuação, ou seja, o papel efetivo de tais autoridades, a colaboração entre ambas as instâncias existe nas mais diversas áreas sociopolíticas e económicas, estruturando e reforçando os serviços de governação administrativa local.