ISEC Lisboa - Mestrado em Gestão Autárquica - Área de Especialização em Gestão e Administração
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Gestão Autárquica - Área de Especialização em Gestão e Administração by advisor "Lopes, Henrique"
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- O Desenvolvimento Sustentável e a Gestão da Qualidade numa autarquia local. Estudo de caso da Freguesia de Vila Franca de Xira.Publication . Gonçalves, José Fidalgo; Lopes, Henrique; Costa, Francisco LimaNeste trabalho final de mestrado, em formato de projeto, são apresentados os procedimentos adotados para a implementação de um sistema de gestão da qualidade, como parte integrante do modelo de desenvolvimento local sustentável, numa autarquia local. O estudo foi realizado segundo a metodologia de estudo de caso, com recurso a inquéritos, tendo como pano de fundo a articulação de três normativos criados no âmbito da UE: a) os princípios da CAF, aplicados ao processo de autoavaliação da gestão da Freguesia de Vila Franca de Xira; b) o contributo da Estratégia Nacional para o Desenvolvimento Sustentável, com destaque para a relevância das suas linhas de orientação estratégica na gestão autárquica, designadamente para a gestão da qualidade na administração pública; c) as linhas de orientação do eGoverno, nomeadamente as preconizadas no Plano da “Administração em linha i2010”. Os resultados do estudo evidenciaram a importância da obtenção de capacitação institucional e das vantagens da participação e da interligação com os atores institucionais e individuais, das esferas social, económica, cultural e política. Destacam, também, a vantagem da criação de infraestrutura digital, por permitir a maximização de resultados, transparência e rapidez no fornecimento da informação. Por fim, apresenta-se uma proposta de modelo de gestão autárquica, ancorado na articulação dos três normativos atrás referidos, de funcionamento dinâmico e interativo, visando a participação e inclusão dos atores locais.
- Qualidade dos serviços e satisfação nas secretarias gerais da Administração Municipal angolanaPublication . ELISEU GARCIA MANUEL; Lopes, HenriqueNa conjuntura atual assiste-se a um mundo, cada vez mais globalizado, onde as pessoas dispõem de mais informação e de mais serviços, neste caso da Administração Municipal. De modo, a satisfazer as necessidades das pessoas e dos funcionários, exige-se uma prestação de serviços com mais qualidade. Para o efeito, a presente dissertação apresenta como objetivos analisar e descrever o funcionamento interno da prestação de serviço das SGAMA, reconhecer o grau de satisfação dos funcionários das SGAMA e avaliar o grau de satisfação dos munícipes, em relação aos serviços prestados nas SGAMA. Para alcançar os objetivos definidos aplicaram-se dois inquéritos por questionários: um aos clientes internos/funcionários e outro aplicado aos cidadãos. Esta fase decorreu entre Julho e Outubro de 2014, nas Províncias de Huila, Kwanza Sul, Cuando Cubango, Benguela e Luanda. Como resultado, obtiveram-se 75 inquéritos por questionários válidos dos funcionários e 144 inquéritos por questionários válidos dos cidadãos. As ilações extraídas prendem-se com o fato dos funcionários carecerem de um pouco mais de esforço, empenho e dedicação, de modo, a que seja percebido e tangível, positivamente, pelos munícipes e que permita evoluir o estado de satisfação.