ISEC Lisboa - Mestrado em Gestão Autárquica - Área de Especialização em Gestão e Administração
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Gestão Autárquica - Área de Especialização em Gestão e Administração by advisor "Cabral, João Carlos Vassalo dos Santos"
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- Da reclamação à participação, um caminho para a co-gestão: elaboração de uma proposta de Guia do Cidadão da FreguesiaPublication . Monteiro, Lucinda Felisbela do Espírito Santo; Cabral, João Carlos Vassalo dos Santos; Dias, Júlio GonçalvesO projecto de investigação desta dissertação tem como objecto as práticas de inter-relação entre cidadãos e eleitos, com origem na comunidade organizada em torno da paróquia à figura administrativa de freguesia, da necessidade de defender a população e da sua representatividade. No entanto, essa representatividade, apesar de legitimada pelo voto, tem sido colocada em causa pela falta de práticas de cidadania e participação no poder local, comprometendo-se a missão de freguesia em servir e defender a população local, sendo por isso oportuno pensar noutros processos que resultem num mais adequado serviço de proximidade. Um primeiro objectivo da dissertação é demonstrar a importância da co-gestão (gestão participada) como forma de fazer interagir a gestão do topo (Junta) com as bases (cidadãos), visando maior satisfação das necessidades locais e diminuição de custos (focalização maioritária nas solicitações). A co-gestão parte de uma freguesia inclusiva, aquela que garanta a participação de todas as faixas etárias e económicas, pessoas com limitações, diferentes raças, culturas e nacionalidades, no encontro de soluções comuns, sendo um possível caminho para o reforço da cidadania na administração autárquica. Através do pressuposto que é o desconhecimento e a insatisfação do cidadão pelas práticas de uma junta de freguesia que origina o afastamento e a reclamação, um segundo objectivo é transformar a ideia negativa num acto de cidadania positiva, como indicador das reais necessidades e instrumento de melhoria contínua. Dando-se o devido enquadramento à reclamação, pode iniciar-se o processo de influenciar o cidadão para a participação e para a co-responsabilização pelas opções na freguesia. Este necessita de sentir a sua real importância para a gestão do seu território. Com a apresentação de um modelo de Guia do Cidadão da Freguesia como objectivo último da dissertação, pretende-se contribuir para uma clarificação objectiva e transparente do funcionamento de uma autarquia freguesia, esclarecendo e incentivando à comunicação e à interacção com o cidadão.