IP - ISEITA - Mestrados
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IP - ISEITA - Mestrados by advisor "Dias, Amândio"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Fit escola:Publication . Martins, Diogo; Dias, AmândioO presente relatório é o culminar de mais uma etapa académica que realizei na minha vida; é também uma reflexão sobre a minha carreira como docente da disciplina de Educação Física; serve igualmente para sintetizar todo o trabalho realizado durante o segundo ano do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, durante o qual realizei – no ano letivo de 2019/2020 – a Prática do Ensino Supervisionada, numa turma de 11.º ano, de um colégio situado na região do Barreiro. O estágio pedagógico tem como objetivos gerais a estruturação em quatro áreas de intervenção: Profissional, Social e Ética (Área I); Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem (Área II); Participação na Escola e Relação com a Comunidade (Área III); Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida (Área IV), área em que se insere o meu estudo científico sobre a relação entre o VO2máximo e as avaliações na disciplina de Português e Matemática. Esta reflexão foi desenvolvida à luz do valor educativo da disciplina de Educação Física, valor esse que me tem acompanhado ao longo da vida. Todos os valores e competências que fui adquirindo profissional e academicamente estão presentes neste relatório e foram colocados em prática, não só na turma em que lecionei, como também durante as atividades desenvolvidas no projetoescola, no Desporto Escolar e na direção de turma que me foi atribuída. Como forma de conclusão, neste relatório estão inseridas práticas, aprendizagens, procedimentos e competências que deram origem a vivências, amizades, reflexões, partilha de conhecimento e experiências, advindas da colaboração num novo ciclo de ensino – o secundário – e de vida.
- Relação entre a actividade física e os resultados escolares dos alunos da escola básica do Alto dos MoinhosPublication . Ribeiro, Isabel; Dias, AmândioO trabalho desenvolvido como docente no Agrupamento de Escolas do Alto dos Moinhos no ano letivo de 2017/18, foi objeto de estudo no âmbito do Mestrado do Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT). O presente relatório que encerra a Prática de Ensino Supervisionada, contempla as seguintes áreas de formação do futuro professor: (i) Profissional, social e ética; (ii) Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; (iii) Participação na escola e relação com a comunidade e (iv) Desenvolvimento profissional ao longo da vida. Dos capítulos apresentados, destacamos a reflexão acerca de todo o processo ensino aprendizagem (planeamento, organização e avaliação), da turma do 2º ano do Curso de Pré-Impressão. São, também, descritas as atividades que contribuíram para um melhor conhecimento do meio e da ligação entre a escola e o meio envolvente. Ao longo do documento são referidas as principais necessidades da função docente, que estiveram na tomada de decisão em frequentar as formações realizadas durante o período de estágio. Como resultado desta reflexão, surge a temática que esteve na origem do Estudo de Investigação: Relação entre a Atividade Física e os Resultados Escolares dos alunos da Escola Básica do Alto dos Moinhos. Esta investigação teve como principal objetivo verificar qual a relação entre estas duas variáveis e procurou ser um pequeno contributo para a promoção do sucesso educativo no Agrupamento em estudo, indo ao encontro dos objetivos do seu Projeto Educativo. A reflexão acerca da área Profissional, Social e Ética, sempre presente na prática docente, e é transversal a todos os capítulos deste relatório final. A finalizar, as Referências Bibliográficas mostram as principias escolhas nas pesquisas efetuadas, em particular, no Estudo de Investigação.