IP - ISEITA - Mestrados
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Browsing IP - ISEITA - Mestrados by advisor "Dória, Paula"
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- Cinco canções de Delfina Figueiredo como uma proposta didática para o repertório português do programa de canto do 2º ciclo do ensino básicoPublication . Sousa, Maria João; Dória, PaulaO presente trabalho insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada e Relatório Final do segundo ano de Mestrado em Ensino de Música. Está dividido em duas partes: a primeira consiste no relatório da prática de ensino supervisionada do ano de estágio, que teve lugar na Escola de Música do Conservatório Nacional em Lisboa e teve como orientadora cooperante a Professora Ana Paula Russo. Foram enunciados os objetivos e a estrutura da Prática de Ensino Supervisionada, bem como o enquadramento da prática profissional. Após a caracterização da Escola Cooperante, refletiu-se sobre a atividade pedagógica, tendo como base as dimensões do perfil geral de desempenho docente enunciadas pela tutela; a segunda parte integra um trabalho de investigação, intitulado Cinco canções de Delfina Figueiredo como uma proposta didática para o repertório português do programa de canto do 2º ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se averiguar a pertinência destas canções, do livro Cantigas da Minh’Avó da professora e compositora Delfina Figueiredo, para integrarem o programa de canto daquelo ciclo de estudos. Descreveram-se as características vocais e fisiológicas na infância e na adolescência, passando pelo processo de mudança vocal. Refletiu-se sobre a importância da escolha do repertório, bem como o papel do professor e o impacto da pedagogia, referenciando-se importantes pedagogos e investigadores da área. Foram analisadas as cinco canções segundo parâmetros fundamentados e, ao cruzá-las com as características enunciadas, concluiu-se a sua importância na pedagogia vocal.
- Da possibilidade do ensino da expressividade no cantoPublication . Correia, Ana Carolina; Dória, PaulaO presente relatório para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Música vertente de Canto, reflete a prática pedagógica realizada no decorrer do estágio ou prática de ensino supervisionada. Este relatório é composto por duas partes. A primeira parte propõe uma reflexão atenta acerca do estágio realizado no Instituto Gregoriano de Lisboa e a segunda parte é constituída por um projeto de investigação que pretende ser um esclarecimento acerca de como é ensinada a expressividade na aprendizagem do Canto, no ensino secundário das escolas públicas do ensino artístico da música, do distrito de Lisboa. Na primeira parte são abordados temas tais como o enquadramento da prática profissional, a caracterização do ambiente educativo, a participação na escola, a organização do ensino e da aprendizagem, o desenvolvimento pessoal e profissional da aluna estagiária, e finalmente é elaborada uma reflexão global acerca dos contributos do estágio para o seu desenvolvimento profissional. Na segunda parte do documento é desenvolvido o tema da expressividade no ensino através de uma contextualização e de um enquadramento teórico. É ainda aduzida uma metodologia de investigação e são apresentados, analisados e discutidos os dados que permitem concluir os benefícios que este projeto traz para o desenvolvimento do ensino do Canto, acrescentando, desta forma, mais valor na performance de um cantor, na execução de qualquer género musical e tipo de repertório.
- A inserção de músicas populares no repertório didático para guitarra clássica no ensino especializado da músicaPublication . Beja, Abel; Dória, PaulaO presente documento é constituído por duas partes distintas, sendo que a primeira centra-se no Relatório Final sobre a Prática de Ensino Supervisionado que apresenta uma análise reflexiva sobre o processo de ensino-aprendizagem de instrumento, bem como uma descrição das atividades desenvolvidas durante o estágio realizado na Academia de Música de Óbidos. A segunda parte é dedicada a um Projeto de Investigação que tem como finalidade contribuir para a atualização dos conteúdos programáticos do ensino especializado da guitarra clássica em Portugal. Considerando os objetivos e critérios de escolha do repertório regularmente trabalhado neste contexto, foram propostos arranjos e transcrições de músicas populares como repertório didático, oferecendo assim mais flexibilidade na escolha de conteúdos. Tendo como base uma filosofia de ensino que é acompanhada pela prática deliberada, desenvolvida e atualizada com o objetivo primordial de melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos, esta investigação procurou contornar algumas das preocupações existentes e problemas inerentes à democratização do ensino da música. Esta proposta visa aproximar o ensino à identidade musical da maioria dos alunos inscritos no ensino articulado. Por conseguinte, foi desenvolvido um trabalho de investigação-ação, com o intuito de responder à seguinte pergunta: Será que podemos motivar os alunos para a aprendizagem da guitarra clássica recorrendo a repertório que não seja erudito e que faz parte da sua identidade musical, sem abandonar os objetivos de desenvolvimento técnico e aquisição de competências necessárias para uma eventual formação profissional?