CI - ESAD - DI - Design de Interiores
Permanent URI for this community
Browse
Browsing CI - ESAD - DI - Design de Interiores by advisor "Carita, Hélder"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- EstágioPublication . Teixeira, João Piedade; Carita, HélderÉ no âmbito do segundo ano do Mestrado em Design de Interiores da Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva que integro a Empresa de Arquitectura e Design de Interiores Empatias, sediada no Porto, enquanto estagiário, com o principal objectivo de fundamentar os conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso académico.
- A Gruta - Um Espaço de Reflexão para o Aluno - Reabilitação do Antigo Armazém de Sucatas e o Edifício da ESADPublication . Nunes, Nuno Alexandre de Oliveira Cláudio; Carita, HélderO presente projecto final de mestrado, tem como título A Gruta - Um Espaço de Reflexão e Introspecção para o Aluno, e consiste além da reabilitação dos interiores da Escola Superior de Artes Decorativas, o prolongamento da mesma, com a também reabilitação de um antigo armazém de sucatas, onde é desenvolvido o projecto da gruta, o centro nevrálgico do projecto final de mestrado. A gruta é um objecto arquitectónico, desenvolvido e explorado apenas como um estudo espacial, relativamente à sua forma e função. Teve-se como ponto de partida, a ausência de espaços lúdicos e de reflexão para os alunos, no interior das instituições de ensino superior. Actualmente, é cada vez mais difícil de encontrar espaços dentro das universidades, que se adeqúem apenas aos alunos, sendo cada vez mais a universidade uma segunda casa para quem lá estuda e ensina. O aluno necessita cada vez mais de um espaço de reflexão e de descompressão, após longas horas de trabalho e de investigação. De modo a facilitar a compreensão destes espaços de reflexão e introspecção, foram explorados temas tais como a pedagogia Waldorf, a sua arquitectura e a sua base antroposófica, permitindo assim um melhor desenvolvimento espacial, no que diz respeito à gruta, e a sua implantação, no edifício do Espaço Armazém. A gruta surge como um elemento necessário ao aluno, e de modo a complementar os novos espaços alusivos ao edifício do Espaço ESAD, e ao Espaço Armazém.
- Humanizar precisa-se: Projecto de Interiores - Residências SéniorPublication . Pinho, Paula Alexandra Diogo Henriques Gouveia; Carita, HélderA presente dissertação, tem como objectivo analisar e regenerar o conceito de Lar de Idosos| Residência Sénior. Nesta análise, somos sensíveis ao mundo que nos rodeia e em particular questionamos - o que se está a fazer aos nossos idosos? Apesar do presente trabalho estar direcionado para um público-alvo sénior artista, as principais conclusões deste estudo deverão ser absorvidas na projecção de qualquer residência sénior. Apenas a dimensão das Artes constitui o elemento diferenciador. Os direitos humanos tais como a dignidade, privacidade e a felicidade de qualquer indivíduo, devem ser considerados em qualquer Residência Sénior. Propõem-se este projecto de interiores, tendo como ponto de partida uma Edificação Industrial de Memória, por entendermos, que é urgente e dignificante para a cultura de um país, a integração destes lugares nas actuais cidades em que vivemos. Num mundo onde a era digital substituiu a era industrial, pretendemos retomar ao passado em alguns dos aspectos em análise. Esta edificação reúne vários elementos que iremos analisar e que contribuem para o objectivo do que pretendemos. O mais importante é o seu ponto de teofania. A sua planta centralizada, permitindo a existência de um pátio interior, que neste público-alvo é o seu pulmão regenerador. Unificação do indivíduo e edifício. Lugar onde tudo se centraliza: interior| exterior. Este programa é exemplificativo para qualquer edificação, seja ela actual ou de memória. Consideramos que qualquer edifício centrado em torno de si próprio, num plano - rectângulo dentro do seu rectângulo aberto, regenera este público sénior. A essência deste trabalho desenvolve-se em torno do conceito humanizar. Por estarmos convictos que os espaços se constroem virados indiscutivelmente para as pessoas, constatamos que a materialização dos objectos e memórias de quem habita estes lugares, é vital. Desse modo, pretendemos demonstrar a necessidade de projectar, integrando e valorizando a identidade e as memórias de quem habita. Destacamos também a urgência de projectar espaços de baixo custo, para que estes lugares sejam próximos a todos.
- Residências para jovens em início de carreira: Reabilitação da Baixa Pombalina, uma sugestão para uma nova vivência da cidadePublication . Pancadares, Cláudia Cristina da Cruz; Carita, Hélder; Rodrigues, PedroEste trabalho trata-se do estudo de uma solução plausível para a reabilitação do edificado da Baixa pombalina, em Lisboa, mantendo todas as suas características e procurando adaptá-las às necessidades da sociedade de hoje em dia. Com efeito, procurar-se-á estudar e aprofundar a essência da cidade baixa de Lisboa, em particular, o modo como o Plano proporcionou novas vivências, quer na rua, quer no próprio edificado. Para tal, foi efectuado um estudo baseado na comparação de vários casos de edificados, de forma a percebermos os seus interiores e espacialidades. Desta forma, com este estudo pretende-se contribuir para a compreensão das potencialidades que estes edificados têm ao nível do conceito de habitação e dos interiores. Para tal, propõe-se um projecto de arquitectura de interiores que, embora seja realizado no edifico da rua dos Fanqueiros, pode ser adaptado para todos os outros edificados, adaptando-o às particularidades que possam surgir. Trata-se de uma proposta-modelo onde procuramos cruzar as características do edifico pombalino com as necessidades dos jovens da sociedade actual, com o objectivo de sensibilizar a sociedade para a importância da preservação destes edifícios e da própria baixa, por se tratar de um rico património histórico e cultural da nossa cidade.
- Vila Conceição: Turismo em Espaço RuralPublication . Camacho, Beatriz Cidade Medeiros; Carita, Hélder; Rodrigues, PedroO objetivo e tema principal deste projeto é o desenvolvimento de uma proposta de construção/reabilitação de um torreão geminado com uma habitação, Vila Conceição, para Turismo em Espaço Rural, que funcionará como subdivisão de Casa de Campo. As mais valias da concretização deste projeto seriam vastas para a Região Autónoma dos Açores, nomeadamente económico, patrimonial, social e cultural. Considera-se um dever de todos manter incólumes várias tradições, como cultural, histórica e arquitétonica, por forma a manter a autenticidade e essência após as intervenções sofridas, objetivo esse que foi cumprido. No decorrer deste projeto foi necessário perceber o quotidiano das pessoas, à época e na atualidade, no meio onde se insere o caso de estudo e compreender e assimilar, para o desenvolvimento do projeto, as caraterísticas e subdivisões do Turismo em Espaço Rural. Foram elaboradas entrevistas de modo a consolidar informação indispensável para a compreensão de fatores fundamentais. Após um estudo cuidado, ao empreendimento para o terreno onde se insere a Vila Conceição, foi possível demonstrar que a proposta apresentada para a Vila Conceição era inteiramente viável.