IP - ESEJPAlm - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IP - ESEJPAlm - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada by advisor "Gonçalves, Ana Cristina"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- A afetividade no processo educativo de crianças em idade pré-escolar. A perspetiva dos encarregados de educaçãoPublication . Fernandes, Sandra; Gonçalves, Ana CristinaO presente Relatório Final de Mestrado em Educação Pré-Escolar tem como tema “A Afetividade no Processo Educativo de Crianças em Idade Pré-Escolar” e subtema “A Perspectiva dos Encarregados de Educação”. Baseia-se numa abordagem reflexiva sobre o tema, escolhido no contexto de prática pedagógica em Educação Pré-Escolar, que decorreu na entidade cooperante atribuída para o estágio. Sendo cada vez mais evidente nos dias de hoje, uma mutação social e da conjuntura familiar que, inevitavelmente tem implicações no desenvolvimento das crianças, estabeleci como objetivo de investigação: Compreender a perspectiva dos Encarregados de Educação relativamente à importância da Afetividade no processo educativo em contexto Pré-Escolar. O estudo efetuado incidiu sobre vinte e um Encarregados de Educação, sendo adotada uma abordagem qualitativa. Foram utilizados como instrumentos de recolha de dados o Inquérito e a Observação Participante. Este trabalho contempla um olhar para a Afetividade no seio escolar pela perspectiva dos Encarregados de Educação. Os resultados do estudo demonstraram que, para estes Encarregados de Educação, a Afetividade mesmo quando confrontada com outras categorias é fortemente valorizada no contexto escolar.
- Os contributos das relações intergeracionais na formação pessoal e social da criançaPublication . Canejo, Mafalda; Gonçalves, Ana CristinaO relatório final intitulado “Os contributo das relações intergeracionais na formação pessoal e social da criança”, tem como objetivo compreender a forma como as relações e projetos intergeracionais podem contribuir para a sua educação e crescimento pessoal e social. Trata-se de uma investigação qualitativa, com paradigma interpretativo, onde é visível o seu contributo a nível da investigação na educação, num processo onde se pretende comprender os contributos deste tema na educação e formação da criança, assim como a sensibilização da comunidade, das crianças, dos pais, e profissionais de educação para o respeito intergeracional numa perspetiva da mudança da representação social do idoso, valorizando todas as suas capacidades. O estudo foi realizado com um grupo de 23 crianças de jardim-de-infância, um grupo de idosos do Centro de dia, duas educadoras de infância, a monitora do centro de dia e a diretora do Centro Polivalente, analisando as suas perspetivas em relação ao tema investigado.
- Uma educação diferenciada:Publication . Pimentel, Marta; Gonçalves, Ana CristinaO presente estudo, centrado numa pesquisa sobre a utilização da diferenciação pedagógica, em contexto de educação pré-escolar, teve como principal objetivo refletir sobre a forma como os educadores de infância utilizam a mesma. Para atingir este objetivo investigámos, no plano teórico, o conceito de diferenciação pedagógica e as suas dimensões, a sua importância em contexto de educação pré-escolar e a importância do educador de infância, bem como algumas estratégias práticas. No plano empírico optámos por uma abordagem interpretativa do fenómeno em estudo. Relativamente a técnica de recolha de dados, optámos por um questionário destinado a educadores de infância que exercem em instituições públicas ou IPSS. Participaram neste estudo cinquenta educadoras de infância que exercem em contexto de educação pré-escolar, sendo que vinte e cinco exercem em instituições públicas e as restantes em IPSS. O método utilizado, um estudo exploratório, colocou-nos enquanto investigadores, em contacto direto com os inquiridos permitindo-nos compreender com detalhe o que pensam sobre a temática abordada. Segundo Serrano (2004) importa conhecer as veracidades concretas, de acordo com dimensões reais e temporais, no seu contexto social. A análise e interpretação dos dados recolhidos permitiram compreender a perspetiva dos mesmos, relativamente à forma como utilizam a diferenciação pedagógica, na sua prática profissional. Os resultados obtidos mostram-nos o seu conhecimento relativamente ao tema, sobre as suas práticas, a importância que lhe atribuem, estratégias que utilizam e as dificuldades que sentem. As principais conclusões da investigação demonstram que os educadores de infância usufruem deste modelo, contudo demonstram dificuldades para o colocarem em prática, revelando que existe a necessidade de sensibilizar as próprias instituições para possibilitarem a execução de uma pedagogia diferenciada.
- A importância dos materiais manipuláveis estruturados na área da matemática na perspetiva do educador de infânciaPublication . Santana, Virgínia; Gonçalves, Ana CristinaO trabalho aqui apresentado insere-se no âmbito do relatório de estágio da prática de ensino supervisionada, para a aquisição do grau de mestre em educação pré-escolar. Este relatório foi realizado com um grupo de 17 crianças de Educação Pré-Escolar do Colégio Parque dos Sorrisos, na estação dos Foros de Amora, e teve a duração de três meses. O objetivo do mesmo é saber se as aprendizagens matemáticas são mais eficazes com o apoio dos materiais manipuláveis estruturados. O processo de investigação foi sustentado numa metodologia qualitativa com abordagem interpretativa, baseando-se em 32 questionários realizados a vários educadores de diferentes instituições. Os resultados obtidos evidenciam a importância que os educadores dão aos materiais manipuláveis estruturados na aprendizagem das crianças para a área da matemática na Educação Pré- Escolar
- A participação ativa da criança no processo de ensino-aprendizagemPublication . Sintra, Ana Catarina; Gonçalves, Ana CristinaA investigação desenvolvida ao longo deste relatório insere-se no âmbito do Relatório Final do Mestrado em Educação Pré-escolar, para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. A participação da criança no processo de ensino-aprendizagem é um dos temas mais importantes dentro das nossas salas e da investigação na área da educação. É de extrema importância compreender aquilo que as crianças pensam sobre o seu papel em sala e o que as educadoras conhecem e testemunham que é a participação ativa e autónoma da criança. Ao longo da história fomos assistindo à centralização da criança nas metodologias contemporâneas e compreendemos que esta é um ser cheio de experiências e conhecimentos que podemos e devemos utilizar quando estamos a apoiá-la no seu desenvolvimento como individuo ativo da sociedade onde pertence. Este relatório apresenta, então, uma investigação qualitativa, em que foram entregues questionários a educadoras de infância e foram feitas entrevistas a crianças com o objetivo de compreender o que foi mencionado anteriormente. Estes documentos foram entregues a membros das instituições cooperantes durante o tempo de estágio de prática pedagógica. Compreende-se, portanto, que os educadores valorizam a participação ativa da criança como um elemento essencial das suas práticas, mas as crianças cada vez menos compreendem o papel do educador como aquele que pertence ao grupo e que os acompanha nas suas descobertas diárias. Por último, reflete-se sobre todo o processo de investigação, incluindo as dificuldades apresentadas e uma reflexão sobre a importância da prática profissional, aprendizagens adquiridas e perspetivas futuras.
- Práticas de envolvimento parental:Publication . Ferreira, Tânia; Gonçalves, Ana CristinaO presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e pretende apresentar um estudo de caso sobre práticas de envolvimento parental, assim como a relação família-escola. Este estudo tem como principais objetivos observar práticas de envolvimento parental em contexto de educação pré-escolar e 1ºCEB, assim como perscrutar a conceção da comunidade educativa: educadora, professora e encarregados de educação, no que diz respeito às práticas de envolvimento parental empregues, assim como o seu grau de satisfação. Com o intuito de aprofundarmos o tema do envolvimento parental, procurámos definir conceitos que possam estar intrinsecamente relacionados, tais como: envolvimento e participação parental, família, perfil de desempenho do educador de infância/ professor, relação escola-família, entre outros. Inserida numa abordagem qualitativa a recolha de dados baseada na observação direta, nos questionários e entrevistas realizadas, permitiu-nos obter informações e pareceres relevantes para o estudo em questão. O cruzamento de todos os dados, por sua vez, permitiu-nos fazer uma análise de conteúdo cuidada, mostrando-nos que existe uma parceria positiva entre as famílias e as escolas, verificando-se esforços e satisfação de ambas as partes. As docentes inquiridas consideram que são detentoras de um papel muito importante, no que diz respeito a desenvolverem esforços para conseguirem a colaboração e o envolvimento das famílias na escola e os encarregados de educação consideram-se participativos na vida escolar dos seus educandos.
- Qual a importância das ciências experimentais no programa curricular do 1.º ciclo?Publication . Alves, Cláudia; Gonçalves, Ana CristinaEste relatório final apresenta as caraterizações das práticas profissionais desenvolvidas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Através do estágio de 1º ciclo, surgiu a problemática do estudo realizado. O presente relatório final tem como principal objetivo saber qual a importância das ciências experimentais no 1º ciclo. O método de recolha de informação utilizado foi o inquérito por questionário a professores do 1º ciclo. Com estes pretendeu-se perceber a importância que os professores do 1º ciclo dão às ciências experimentais e se as utilizam na sua prática. Com este estudo pode-se concluir que na opinião dos professores de 1º ciclo inquiridos é muito importante a utilização das ciências experimentais na sua prática, pois deste modo os alunos têm melhores resultados. Permite também a resolução de problemas e o desenvolvimento do espírito crítico. Pode-se constatar também que os mesmos as utilizam na sua prática, na sua grande maioria as que se encontram no programa curricular do 1º ciclo.
- Qual o contributo das relações intergeracionais para a aprendizagem de valores e atitudes em crianças dos 3 aos 10 anos:Publication . Meireles, Mafalda; Gonçalves, Ana CristinaO presente relatório ambiciona dar resposta a um estudo de caso, em que se pretende aferir qual o contributo das relações intergeracionais na aprendizagem de valores e atitudes em crianças dos 3 aos 10 anos. Esta investigação surgiu no âmbito do estágio supervisionado onde, tanto da sala de educação pré-escolar como na sala de 1º ciclo do ensino Básico, desenvolvemos um projeto, em que os valores de cidadania eram o mote para a dinamização de atividades. Foi durante as práticas educativas e após duas visitas ao Centro de Dia, que surgiu o objeto do nosso estudo, pois percebemos que a interação entre as crianças e os idosos poderia ser muito benéfica, nomeadamente no âmbito dos valores e atitudes de cidadania. Depois de definida a problemática a investigar, optámos por intentar na busca de referencial bibliográfico que nos permitisse dominar os conceitos envolvidos. Realizámos uma observação sistemática e inquirimos, através de entrevistas semiestruturadas, a comunidade educativa envolvida no estudo: docentes, técnica de animação sociocultural do centro de dia, crianças e idosos, com o objetivo de obter os seus pareceres e considerações sobre a temática abordada. A análise e interpretação dos dados revelaram a necessidade de um maior investimento das famílias na educação das crianças. Os resultados obtidos apontam ainda para a urgência de relações de parceria entre as famílias e a escola pois o intercâmbio entre estas duas instituições é primordial para o desenvolvimento das crianças. Os resultados finais da nossa investigação evidenciam ainda que as relações intergeracionais devem acontecer sempre que possível pois para além de acarretarem benefícios sociais e culturais podem ainda contribuir significativamente para a aprendizagem de valores e de atitudes por parte das crianças.