IP - ESEJPAlm - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada
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Browsing IP - ESEJPAlm - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada by advisor "Figueiroa, Alcina"
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- A implementação de uma área de Ciências em contexto de sala – seus contributos em educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Alhinho, Susana; Figueiroa, AlcinaO tema escolhido para esta investigação/ação é “A implementação de uma área das ciências em contexto de sala- seus contributos em educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico.” Centrou-se numa primeira fase, no ensino do 1º ciclo do ensino básico. Numa turma de 1º ano de escolaridade, e numa segunda fase, na educação pré-escolar numa sala de 5 anos. Com o desenvolvimento do projeto procurou-se identificar as potencialidades investigativas e experimentais das crianças, através da implementação e restruturação de uma área das ciências, bem como evidenciar a influência que as ciências exercem na aprendizagem dos diferentes conteúdos. Como procedimentos para a recolha de dados deste estudo qualitativo foram utilizados: a observação participante; os diários de bordo reflexivos da investigadora; os registos escritos do grupo, registos fotográficos das crianças e as entrevistas aleatórias a alguns dos pais destes grupos de crianças. A análise e interpretação dos dados revelaram que ter uma área das ciências em contexto de sala, motiva para a aprendizagem de novos conteúdos e que enquanto profissionais de educação devemos incutir conceitos e linguagem científica. Os resultados obtidos acrescem ainda a perspetiva positiva da parte dos pais destas mesmas crianças à implementação de uma área das ciências e das atividades que nela podem ser desenvolvidas. Os resultados finais evidenciam ainda uma influência do contacto com as ciências em contexto de sala para o futuro da criança
- A importância de aprender ciências através de atividades experimentais em educação pré-escolarPublication . Ferreira, Maria Aldina; Figueiroa, AlcinaO trabalho aqui apresentado insere-se no âmbito do relatório de estágio da prática de ensino supervisionada, para a aquisição do grau de mestre em educação pré-escolar. Este relatório refere-se a um Projeto de Intervenção, realizado com um grupo de 23 crianças no jardim-de-infância O Jardim Infantil Os Pirralhos do Marquês. O projeto pretendia perceber o interesse das crianças na realização de atividades experimentais no âmbito das ciências destro do projeto de turma e indo sempre ao encontro dos interesses e necessidades do grupo, tendo como objetivo comparar as opiniões que pais e educadores têm sobre as atividades experimentais e perceber se os pais sentiram que os filhos tinham interesse em realizar atividades experimentais. Tentou também perceber-se a razão das educadoras trabalharem pouco as atividades experimentais em ciências com as crianças e o motivo por tal acontecer. Através deste relatório pretende-se apresentar a importância de aprender ciências através de atividades experimentais em Educação Pré-Escolar, e o processo de investigação foi sustentado numa metodologia mista, baseando-se em observação participante da investigadora durante a prática, em entrevistas realizadas às educadoras da instituição e em questionários realizados aos pais das crianças do grupo. Os resultados obtidos evidenciam a importância que os pais sentiram nas aprendizagens dos filhos com as atividades realizadas, as aprendizagens que as crianças adquiriram com as mesmas, o porquê do receio das educadoras em trabalharem estas atividades e a importância que lhes dão.
- O jogo como recurso de motivação e aprendizagem das ciências no 1.º cicloPublication . Duarte, Ana Catarina; Figueiroa, AlcinaA temática deste Relatório Final “O jogo como recurso de motivação e aprendizagem das ciências no 1º ciclo” relativo ao curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino básico, surge de forma a colmatar as dificuldades e o desinteresse encontrados na turma em estudo, na área das ciências. O jogo didático, surge assim como estratégia motivacional para despertar o interesse e a vontade de aprender. Sendo a área das ciências fundamental para que se desenvolvam crianças conhecedoras do mundo à sua volta, o ensino destas não deve ser um momento transmissor de saberes, mas sim construtor de saberes, em que o aluno é o próprio a construir o seu conhecimento (Carneiro, 2013). Para isso foi experienciada a implementação do jogo didático como recurso de motivação e aprendizagem/consolidação das ciências numa sala de aula, com a turma do 3º C da Escola Básica Quinta do Campo em Corroios. O método de investigação ao qual se recorreu foi um estudo de caso, tendo uma amostra de 26 alunos da referida turma. Utilizou-se uma abordagem quantitativa e qualitativa, recorrendo a dois inquéritos por questionário, grelhas de observação e análise documental, como recolha de dados. Os resultados obtidos denunciaram que todas as crianças gostam de jogos e que a sua realização motivou-os e obtiveram melhores resultados. Desta forma, foi possível concluir que a promoção de aprendizagens, foi facilitada e que os alunos se sentiram motivados, tendo sido ultrapassadas diversas dificuldades e desenvolvendo o gosto pela área das ciências.