IP - ESEJPAlm - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada
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Browsing IP - ESEJPAlm - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada by advisor "Dores, Maria Augusta"
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- O ballet na trissomia 21Publication . Soares, Paula; Dores, Maria AugustaA arte da dança, especificamente o Ballet, sempre me fascinou e é algo que conheço já que frequentei durante alguns anos, aulas de Ballet no Conservatório de Setúbal. A aluna do nosso estudo tem 18 anos, é portadora de Trissomia 21 e desde muito pequena pratica Ballet. Segundo Vargas (2003:1), a dança “(…) ajuda a desenvolver a personalidade de maneira equilibrada, propícia a aquisição de conhecimento, conceituação, entendimento e aceitação do próprio indivíduo”. O objetivo do nosso estudo foi identificar o impacto do Ballet na qualidade de vida de uma criança/adolescente com trissomia 21, dos 6 aos 18 anos. O tipo de estudo foi qualitativo consubstanciado num estudo de caso longitudinal dos 6 aos 18 anos. A técnica de recolha de dados utilizada foi a análise documental e os instrumentos construídos foram as grelhas de análise que utilizámos no tratamento dos dados dos 27 relatórios, cuja análise foi a base do nosso estudo. Como resultados a nossa investigação permite-nos referir que o ballet teve impacto a nível físico, emocional e social na qualidade de vida da Branca. Porém os resultados também nos permitem deixar como recomendações a continuação de apoio individualizado, sempre que necessário, não esquecendo a sensibilidade da aluna ao reforço positivo já que estamos perante uma adolescente com trissomia 21.
- Eficácia na organização-escola:Publication . Pinto, Rita; Dores, Maria AugustaO nosso estudo realizou-se no âmbito da dissertação do Mestrado em Administração e Gestão Escolar. A relação entre os indicadores de uma escola eficaz, a liderança e as estratégias utilizadas sempre nos mereceu uma certa preocupação, o que nos levou a escolher como tema do nosso estudo a eficácia da organização-escola. O objetivo deste estudo foi identificar a perceção dos líderes do Agrupamento A sobre indicadores de eficácia e estratégias utilizadas. Para alcançar este objetivo, adotámos uma metodologia de investigação qualitativa, consubstanciada num estudo de caso. O objeto do nosso estudo foi um Agrupamento de Escolas do ensino público. A nossa amostra foi constituída por alguns elementos da gestão de topo e da gestão intermédia desse agrupamento. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a análise documental, e a entrevista a membros da gestão de topo e da gestão intermédia. Os instrumentos construídos foram o guião das entrevistas, a grelha de análise de conteúdo das entrevistas e a grelha de análise global das entrevistas. Através da análise dos resultados, e tendo por base a fundamentação teórica e a nossa perspetiva, identificámos, no caso estudado e através da perceção de elementos da gestão, indicadores de eficácia e estratégias utilizadas na eficácia da escola.
- A perceção dos órgãos de gestão sobre a avaliação feita nas unidades de gestão:Publication . Vasconcelos, Sandra; Dores, Maria AugustaA Avaliação é considerada por muitos autores um processo cujo contributo é necessário para o crescimento e melhoria das organizações. Nas escolas, para que esta melhoria seja viável, é importante que a gestão de topo e intermédia tenham ideias claras e concordantes sobre os vários conceitos de avaliação. Esta dissertação teve como principal objetivo identificar a perceção que a gestão de topo do agrupamento do nosso estudo tem da Avaliação Externa e da Auto Avaliação e a perceção da gestão intermédia sobre a Auto Avaliação. Para atingir os objetivos propostos, recorremos à metodologia de estudo de caso. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a análise documental e a entrevista. Para tal recorreu-se à construção de grelhas de análise e guiões de entrevista. Como resultados deste estudo podemos dizer que os conceitos de avaliação são entendidos de forma diferente pelos órgãos de gestão de topo e gestão intermédia e que apontam para a existência de um processo de Auto Avaliação, dirigido apenas para a melhoria dos resultados escolares dos alunos e não se verificando a construção de planos de ação. Também verificámos que o relatório da AE demonstra uma visão mais positiva do processo de avaliação do agrupamento do que a que têm os órgãos de gestão do mesmo agrupamento.
- A supervisão como processo colaborativo na motivação dos amputados de guerra do centro de apoio aos deficientes físicos (CADF) - AngolaPublication . Bondo, Nazaré; Dores, Maria AugustaA temática escolhida para desenvolvermos esta dissertação está diretamente ligada à nossa preocupação com a desmotivação dos amputados de guerra do Centro de Apoio aos Deficientes Físicos (CADF). Decidimos intervir criando um equipa de técnicos, utilizando a supervisão, quer através do trabalho colaborativo, quer através da monitorização de todas as etapas do projeto em construção. O nosso estudo foi do tipo qualitativo concretizado numa investigação-ação, tendo como objetivo construir e implementar um plano de intervenção em que os amputados de guerra consigam encontrar motivação para a vida que para eles perdeu o sentido, utilizando a supervisão como processo colaborativo. Este estudo desenvolveu-se no CADF, onde um grupo de quarenta utentes e uma equipa de técnicos foram os intervenientes diretos deste projeto. Neste contexto, a grande questão de partida que se colocou foi “Será que as estratégias utilizadas no plano de intervenção implementado conduziram a uma mudança no comportamento pessoal dos amputados de guerra participantes no nosso estudo?”. Para podermos desenvolver todo o processo de investigação, a técnica de recolha de dados utilizada foi a entrevista, concretizada através de entrevistas não estruturadas a que chamámos conversas informais e entrevistas estruturadas. Como instrumentos de apoio utilizámos o Guião das entrevistas e as Grelhas de análise das entrevistas. Os dados recolhidos permitiram-nos construir e implementar um plano de intervenção. Da análise dos dados recolhidos e da reflexão sobre eles constatámos que os participantes do nosso estudo iniciaram um processo de motivação a vários níveis. Podemos assim inferir que as estratégias utilizadas na concretização das atividades do plano conduziram a uma mudança no comportamento pessoal dos amputados de guerra do CADF.
- A supervisão como processo colaborativo orientado para a multiculturalidade na escola em Angola:Publication . Chicumbo, Laurinda; Dores, Maria AugustaO presente trabalho tem como tema a supervisão na perspetiva colaborativa no trabalho multicultural dos professores do ensino primário da escola 5004-Viana, Luanda. Sendo uma escola cujos alunos e professores são oriundos de grande diversidade cultural, é preocupante verificar-se na escola a inexistência quer a nível de formação quer a nível de convivência, de atividades que interliguem as várias culturas existentes. Neste contexto, o objetivo do nosso estudo foi construir um plano de intervenção na escola direcionado para a sua multiculturalidade. Para alcançar este objetivo, várias questões se colocaram. Desde logo, que intervenção seria possível fazer na escola? Mas, precisávamos de saber especificamente: Que dificuldades os professores sentem na concretização do seu trabalho? Que sugestões são necessárias para encontrar melhorias? Que contributo pode dar a Direção da Escola, para serem concretizadas as melhorias identificadas? Tentámos encontrar respostas para estas questões fazendo um estudo qualitativo. Utilizámos como técnica de recolha de dados a entrevista concretizada através da construção de um guião. A análise das entrevistas permitiu-nos identificar melhorias a indicar pelos professores e melhorias a indicar pela direção. Com base nessas melhorias que todos consideravam importantes implementar e tendo como horizonte a multiculturalidade existente na escola, já que todos os professores têm na sua sala uma diversidade de culturas, construímos o plano de intervenção, utilizando as sugestões dadas por professores e direção da escola. Assim, as melhorias identificadas foram agrupadas em ações e com elas construímos o Plano de intervenção em que as linhas mestras foram: Formação de Professores, Ligação Escola / Comunidade e Desenvolvimento Pedagógico.
- Supervisão numa perspetiva colaborativa - equipa multidisciplinar de técnicos do hospital psiquiátrico de Luanda (HPL)Publication . Sebastião, Margarida; Dores, Maria AugustaO tema escolhido para esta dissertação está relacionado com a criação duma equipa multidisciplinar de técnicos do Hospital Psiquiátrico de Luanda (HPL) e a implementação, nessa equipa, da supervisão numa perspetiva colaborativa. O estudo realizado foi um estudo qualitativo, cujo objetivo foi identificar melhorias a desenvolver no HPL e construir e desenvolver um plano de intervenção. Neste contexto, foi criada uma equipa multidisciplinar e identificadas algumas questões. Tivemos como questão de partida: Que plano de intervenção poderemos construir, cuja implementação nos traga melhorias no HPL? Para a recolha de dados foram utilizadas entrevistas não estruturadas, através de conversas informais e análise de conteúdo de fatores relacionados com as melhorias a implementar, identificados pela equipa e a análise de uma ata (Apêndice I). Foi construído um plano de intervenção com três ações: Supervisão, Trabalho ocupacional e Formação. Para implementar as referidas ações foram indicadas atividades, como desenvolvê-las, quais os intervenientes e a estratégia de intervenção a seguir. Em todo o processo foi introduzida a supervisão através do trabalho colaborativo entre os elementos da equipa, orientando, ajudando, interagindo, observando e monitorizando. O Plano está em pleno desenvolvimento e estamos a começar a conseguir manter os pacientes ativos, autónomos e motivados.
- A Supervisão pedagógica na auto formação dos professores do ensino primário em Angola:Publication . Lourenço, Victorina; Dores, Maria AugustaO presente trabalho tem como tema a supervisão pedagógica na autoformação dos professores numa escola do ensino primário em Angola. Realizou-se um estudo de natureza qualitativa e interpretativa. O objetivo deste trabalho foi construir uma estrutura de plano de autoformação a implementar, partindo da realidade da escola, da perceção de professores, direção da escola, encarregados de educação e alunos sobre as áreas de formação que a escola necessita e da disponibilidade real de formadores dentro da própria escola. As questões que orientaram o nosso estudo estiveram diretamente ligadas à suficiente/insuficiente formação a que os professores têm acesso e a sua ligação às necessidades que sentem. Como técnica de recolha de dados foi utilizada a entrevista. Os instrumentos construídos foram o Guião de entrevista e a Grelha de análise das entrevistas. Os dados recolhidos permitiram-nos constatar a insuficiência da formação para as necessidades da escola e identificar temas concretos a tratar e respetivos formadores que nos permitiram construir uma estrutura de plano de auto formação a implementar na escola.
- Supervisão pedagógica na motivação dos alunos na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da universidade Jean Piaget de AngolaPublication . Afonso, Rosa; Dores, Maria AugustaMuito se tem falado sobre o número elevado de alunos que frequentam as aulas teóricas e práticas de fisioterapia, a preocupação relevante está na desmotivação de alunos, com enfoque principal em algumas disciplinas do curso. Pretendemos com este estudo utilizar a supervisão pedagógica na motivação dos alunos do 2º ano na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da Universidade Jean Piaget de Angola. Para tal realizou-se um estudo do tipo qualitativo, onde foram envolvidos 123 alunos e 3 professores. O objetivo do nosso estudo foi encontrar estratégias e actividades que tragam maior motivação aos alunos do 2º ano do curso de fisioterapia para as aulas teóricas e práticas na disciplina de “Meios Físicos e Terapêuticos” e com elas, construir e implementar um plano de ação. A nossa questão de partida foi: Como motivar alunos para esta disciplina, tendo como base a supervisão? Surgiram então outras questões operacionais:. Que dificuldades encontram professores e alunos perante a disciplina? Que melhorias podem ser implementadas? Que atividades podem desenvolver que conduzam à motivação dos alunos? Utilizámos como técnicas de recolha de dados a observação e a entrevista. Tivemos como instrumentos de recolha de dados dois guiões de entrevistas, um para os professores e outro para os alunos e ainda grelhas de análise. Com os dados recolhidos construímos um plano de ação e começámos a sua implementação, usando o trabalho colaborativo e a monitorização, num processo de supervisão. Todos os alunos tiveram papel ativo e interessado neste processo. Deixamos como recomendação a continuação e avaliação deste plano, tendo como horizonte a melhoria da qualidade e motivação nesta disciplina.