IP - ESEJPAlm - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada
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Browsing IP - ESEJPAlm - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada by advisor "Couto, José"
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- O conto como promotor de prazer pela leitura e pela escritaPublication . Nunes, Ana Cristina; Couto, JoséO conto faz parte da infância da criança. Ouvir um conto é sempre um momento especial e com significado para qualquer criança. Através do conto, a criança cria vínculos, desenvolve a sua personalidade, a imaginação, a criatividade e cria uma relação muito próxima com a leitura e a escrita. Aquando da prática pedagógica em 1º ciclo, surgiu a pergunta de partida para este projeto “Poderá a literatura infantil, em particular o conto, contribuir para o despertar do gosto pela leitura e pela escrita?” Pretende-se neste relatório estudar o conto como promotor de prazer pela leitura e pela escrita, recorrendo a uma metodologia de investigação-ação onde todos os envolvidos no projeto participaram ativamente, através das atividades desenvolvidas, tendo estas como ponto de partida o conto. Após a reflexão pode-se concluir que o conto, por si só, não é promotor do gosto pela leitura e pela escrita, uma vez que não basta expor uma criança ao livro ou às histórias para ela gostar de ler ou escrever. É necessário desenvolver uma serie de estratégias, com vista a desenvolver a motivação da criança.
- Contributos para a promoção da literacia na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Avelino, Gilda; Couto, JoséNo presente relatório final, apresentamos a Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e assim como os projetos desenvolvidos na Prática Supervisionada I e na Prática Supervisionada II. Descrevemos, portanto, o projeto “Livros e Histórias para Saborear”, desenvolvido em contexto Pré-escolar e o projeto “Livros e Histórias para Cativar e Criar um Super Leitor” desenvolvido no 1º Ciclo do Ensino Básico. Estes projetos foram concebidos e promovidos afim de dar resposta à problemática encontrada relativamente a fraca promoção da literacia emergente e de modo constituir uma resposta para o baixo nível de literacia encontrado. A problemática encontrada reflete o problema escolar que tem sido motivo de preocupação para a sociedade em geral e para a comunidade educativa. A leitura é um elemento base processo de ensino-aprendizagem e o sucesso das aprendizagens depende de uma boa capacidade literária. Neste sentido, neste relatório iremos apresentar contributos relevantes para a promoção da literacia e ainda um instrumento “caderneta Super Leitor” que permitiu-nos reunir a trabalhar com os diferentes contributos levando efetivamente à melhoria dos níveis de literacia.
- A influência da poesia no despertar do gosto pela leitura e pela escritaPublication . Carraça, Ana Rita; Couto, JoséNeste trabalho vai ser apresentado se existe uma relação entre a poesia e gosto de ler e escrever, abordando assim o tema da poesia na escola a partir de um contexto de estágio. Existe uma abordagem inicialmente do ambiente do estudo em causa, como caracterização do colégio onde incidiu o estudo e dos intervenientes da realização do mesmo, de seguida uma abordagem teórica dos conceitos de poesia e de tudo aquilo que ela abrange, no final uma investigação científica com uma discussão dos resultados e análise de dados tratados em Excel. A conclusão mais pertinente foi que a amostra em causa não se sente motivada com a poesia no geral, não gostando de escrever poesia essencialmente, no entanto, gostam de ler poemas e de livros de poesia.
- A meditação como estratégia educacional no âmbito de pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Vouga, Maria Ana; Couto, JoséO presente estudo insere-se no Relatório Final do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo como tema a meditação em contexto educativo. Este trabalho tem como base questões de bem-estar adquiridas através do estado meditativo e no proveito que tiramos da mesma na nossa vida pessoal. Sabemos de senso comum que não é considerado fácil que as crianças alcancem um estado meditativo eficaz. Nesse sentido, quisemos inserir a meditação com o grupo de crianças da nossa prática pedagógica de forma a provar que, com uma aplicação contínua e empregando os estímulos pertinentes, é possível que as crianças consigam cumprir uma meditação com sucesso. O primeiro grupo foi de 1º Ciclo na Escola Anselmo de Andrade, no Pragal e, o segundo grupo, foi de pré-escolar no Externato Marista, em Lisboa. O estudo foi feito pelo meio de um projeto de intervenção, onde realizámos meditações diárias (sempre que possível), durante sensivelmente 8 semanas. Nas nossas meditações introduzimos vários estímulos e cronometrámos a capacidade de concentração das crianças ao longo de 15 dias seguidos (com interrupção do fim de semana). Os nossos parâmetros de cronometragem seriam, quando alguma criança revelasse alguma desconcentração ou sentíssemos que “perdíamos o grupo” era registado esse primeiro momento no nosso diário de bordo. Desta forma, além de verificarmos que a capacidade de concentração das crianças ia aumentando consoante a aplicação contínua da prática, também conseguimos analisar a eficácia dos estímulos utilizados e em que medida eles poderão diferir de acordo com a faixa etária das crianças. Por fim, e para nos ajudar a analisar o nosso projeto, convidámos seis docentes para trazerem o seu grupo para experienciar uma sessão de meditação connosco. Posteriormente, também entrevistámos as mesmas para que, de alguma forma, nos dessem o seu feedback da sessão, bem como tentarmos compreender por que motivos não praticavam normalmente uma meditação com o seu grupo.