IP - ESEJPAlm - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada
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Browsing IP - ESEJPAlm - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada by advisor "Costa, Hélder"
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- Como é a atual relação escola/família:Publication . Francisco, Iolanda; Costa, HélderO trabalho em causa centrou-se na procura de resposta à questão de partida: Como é a atual relação escola/família? Tendo por base a perspetiva dos profissionais da educação pré-escolar, do 1ºciclo do ensino básico e dos encarregados de educação. Para chegar à resposta foi necessário delinear que estratégias e instrumentos usaríamos, assim entrevistámos quatro docentes da área da educação e realizámos questionários para as famílias de alunos do 1ºciclo do ensino básico e da educação pré-escolar. Foi a partir das práticas profissionais vividas nos estágios, que surgiu a problemática de estudo referida anteriormente. Com este estudo constatámos que a relação escola-família é encarada como uma aliança fundamental para o sucesso escolar das crianças, apresentando muito mais vantagens do que desvantagens. Tanto a escola, os docentes e as próprias famílias têm papéis fundamentais a desempenhar para o bom funcionamento desta relação de parceria, sendo eles facilitadores do processo de aprendizagem das crianças.
- O envolvimento da família no pré-escolarPublication . Almeida, Marta; Costa, HélderO relatório que se apresenta é um Projeto de investigação, realizado no âmbito do Mestrado em Educação pré-escolar, no ano letivo 2016/2017. A relação família/ pré-escolar é a base fundamental da estruturação deste projeto. A família é o ponto crucial de identidade no sentido de integração e coerência pessoal, que estão muito dependentes do desenvolvimento social, intelectual e emocional fomentado pelas relações familiares. É na relação familiar, com base no processo de comunicação, que o ser humano interioriza os elementos socioculturais do seu meio; é através do processo de socialização, que os integra na estrutura da sua personalidade, face às experiências vividas na e com a família, e se adapta ao meio social. Os pais/encarregados de educação e o Pré-escolar/Escola devem ser parceiros e cooperativos em prol do bem comum: os seus filhos. Para a realização desta investigação utilizou-se o processo de investigação sustentado pela metodologia quantitativa e qualitativa. Baseando a investigação na pertinência da família no envolvimento do pré-escolar, procurando apurar quais os benefícios desta relação no desenvolvimento holístico da criança, através da aplicação de questionários, observação direta e registos fotográficos. Com a realização desta pesquisa pretende-se encontrar estratégias para promover a participação dos pais/familiares no pré-escolar e tirar mais proveito desse envolvimento para o crescimento da criança ser mais harmonioso e equilibrado.
- Escola a mais:Publication . Sobralinho, Vera; Costa, HélderO presente trabalho enquadra-se no Relatório Final do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo como tema “Escola a mais: Terá a criança, hoje, tempo para ser criança?” Esta investigação foi realizada num único estabelecimento de ensino, local onde foram realizados os dois estágios de mestrado. Com base no nosso estudo, delineámos alguns objetivos que pretendemos ver atingidos: identificar o tempo que as crianças passam na escola e nas atividades extracurriculares; verificar se as crianças têm tempo para brincar e alguém que brinque com elas; conhecer a opinião dos intervenientes sobre a importância do brincar na vida das crianças e, finalmente, entender de que forma é que o tempo é utilizado pelas crianças e se é supervisionado por um adulto. Neste trabalho pretendemos refletir, também, acerca do que as crianças aprendem brincando e sobre o papel da relação família-escola-comunidade. Com o principal objetivo de verificar se as crianças usufruem de algum tempo para brincar, a nossa amostra em estudo recai sobre as docentes, os pais e as crianças desse estabelecimento de ensino. No âmbito deste trabalho, utilizámos uma metodologia qualitativa, tendo como instrumento de recolha de dados a entrevista.
- Os pais e o seu papel na educação dos filhos:Publication . Marques, Margarida; Costa, HélderO presente relatório final apresenta-se como um estudo de caso, que pretende responder à questão inicial, do ponto de interesse da investigadora, como perspetivam os pais o seu papel na educação dos filhos. Esta investigação surgiu no âmbito dos estágios supervisionados de Creche e Educação Pré-escolar, e com este estudo, pretende-se aferir e refletir sobre a perspetiva que os pais e encarregados de educação têm sobre o seu papel educativo dentro da sala e instituição que os seus filhos e educandos frequentam. Este estudo preconiza apenas a perspetiva dos pais e encarregados de educação, pois é na conceção da investigadora, uma matéria/questão pouco considerada nos estudos existentes. Existe hoje em dia uma dificuldade em conciliar os horários laborais com a vida pessoal dos encarregados de educação, porém foi possível aferir que mesmo com estas adversidades, os encarregados de educação têm um bel-prazer, em participar mais ativamente na vida dos seus filhos, e consequentemente, propor, e sugerir atividades em que se sintam bem, e felizes por o fazerem com estes. Os resultados finais da nossa investigação afirmam que promover a abertura de possibilidades de sugestões para os pais, e construir um conjunto de estratégias enquanto educadores, para que estes se sintam mais integrados, e participativos contribuem beneficamente não só para os filhos e pais, mas sim para a importante relação binómica entre instituição-encarregados de educação.
- A prática teatral como meio de aprendizagem em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Pedroso, Joaquim; Costa, HélderO presente trabalho foi produzido no âmbito de um Relatório Final de Mestrado de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, realizado no Instituto Piaget em Almada. O trabalho tem por objetivo mostrar evidências que a prática teatral é eficaz como meio de aprendizagem nesse contexto. Durante um estágio de prática profissional em Ensino de 1º Ciclo, foram experimentadas metodologias teatrais e recolhidas informações, com o propósito de provar a teoria. O estudo aponta algumas evidências que comprovam a teoria. Para além de ser feita uma contextualização conceptual da prática teatral/educação e de sugerir linhas de intervenção, faz ainda um ensaio de uma categorização do trabalho em expressão dramática com crianças e aponta alguns textos de autores nacionais no âmbito do teatro infantil.