ESEJD - Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEJD - Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Ruivo, Isabel Maria Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Maior, Ana Sofia de Sousa Sotto; Ruivo, Isabel Maria SilvaO Relatório de Estágio Profissional foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. É um trabalho de investigação e reflexão resultante do contacto com a realidade educativa de dois anos letivos, 2012/2013 e 2018/2019. Este Relatório é o resultado da observação e da participação em prática pedagógica, no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, articulando a teoria e a prática em atividades que permitiram uma reflexão sustentada em pedagogos e investigadores na área da educação. O relatório está dividido em quatro capítulos: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e apresentação de uma Proposta de Atividade. No primeiro capítulo, apresento dez relatos de atividades dinamizadas por mim, por docentes e por colegas de estágio. Após o relato de cada atividade, apresento uma reflexão, realçando aspetos relevantes das atividades, tendo em atenção as aprendizagens, métodos/estratégias de ensino, comportamentos e atitudes, assim como desafios constantes da profissão de professor. No segundo capítulo, elaborei oito planificações, baseando a minha fundamentação nas Aprendizagens Essenciais em Articulação com o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (2017). Estas planificações estão divididas pelas diversas disciplinas do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico, no entanto, é dada maior relevância às disciplinas de matemática e de ciências naturais. No terceiro capítulo, dispositivos de avaliação, encontram-se quatro avaliações: duas referentes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico (EB) e duas ao 2.º Ciclo do EB. Fazem parte deste capítulo, os dipositivos que foram realizados em sala de aula com as crianças do 2.º, 4.º, 5.º e 6.º anos de escolaridade, assim como as respetivas grelhas com os parâmetros e cotações, além dos gráficos com as devidas análises de resultados. No quarto capítulo, apresento uma proposta de atividade interdisciplinar para ambos os ciclos do ensino básico, a qual designei de “Taminó”. Esta proposta tem como objetivos: memorização da tabuada da multiplicação; trabalho de equipa e interdisciplinaridade. Termino com uma reflexão final na qual abordo aspetos que considero pertinentes no que concerne à realização deste relatório, apresentando ainda as referências bibliográficas, eletrónicas e legislativas necessárias à contextualização deste Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV.