ESEJD - Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEJD - Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Reis, Maria Paula Colares Pereira dos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Castanheira, Clotilde Lopes; Reis, Maria Paula Colares Pereira dosEste relatório tem como base os estágios realizados ao longo dos quatro semestres do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo. Nele está contida a calendarização bem como tudo o que está relacionado com os mesmos, nomeadamente as reuniões e as tutorias. O relatório é composto por quatro capítulos: Capítulo 1 – Relatos de Estágio; Capítulo 2 – Planificações; Capítulo 3 – Dispositivos de avaliação; Capítulo 4 – Apresentação de um trabalho de projeto. No final contém uma reflexão e algumas considerações finais de todo o percurso até aqui. O Capítulo 1 é composto por dez relatos de estágio, cinco relatos correspondentes ao 1.º Ciclo e os restantes cinco relatos referentes ao 2.º Ciclo. O Capítulo 2 contém oito planificações de atividades e aulas lecionadas por mim, com a respetiva fundamentação teórica de algumas das estratégias utilizadas. No Capítulo 3 apresentam-se duas avaliações para cada valência escolar deste mestrado, acompanhadas pelos parâmetros de avaliação e comentários aos resultados obtidos com fundamentação teórica. O Capítulo 4 consiste num trabalho de projeto, denominado Experimentar, que consiste num projeto, com o objetivo de alunos do 3.º e 4.º Anos do 1.º ciclo do Ensino Básico e ainda alunos do 5.º e 6.º Anos do 2.º Ciclo, através da realização de várias atividades, ao longo do ano letivo, desenvolverem os conteúdos abordados nas disciplinas de Estudo do Meio e de Ciências Naturais de uma forma mais prática. Pretende-se com este projeto que os alunos realizem atividades experimentais mais frequentemente e que sejam mais participativos nas mesmas, ajudando em todas as etapas até à realização da atividade experimental. As atividades experimentais trabalhadas ao longo do ano letivo serão realizadas numa Feira da Ciência, em que os alunos estarão responsáveis por uma atividade que terão de realizar e explicar as conclusões que se podem retirar com a realização da mesma.