ESEJD - Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEJD - Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Boaventura, Diana Mendes"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Dinis, Bruno Miguel da Costa; Boaventura, Diana MendesO presente relatório de estágio de qualificação profissional para obtenção do grau de mestre em Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do ensino básico e de matemática e ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico tem como intuito refletir sobre o percurso realizado, demonstrando todo o processo da prática pedagógica que se iniciou no dia 12 de outubro de 2020 e terminou em 15 de julho de 2022, na instituição de ensino Escola Superior de Educação João de Deus, localizada em Lisboa. Este documento evidencia toda a prática profissional no 1.º ciclo do ensino básico e 2.º ciclo de Matemática e Ciências Naturais, onde está inserido toda a contextualização, fundamentação e cronologia do Estágio Profissional. O relatório está dividido em quatro capítulos diferenciados. O capítulo 1 apresenta relatos de estágio, o capítulo 2 apresenta planificações, o capítulo 3 dispõe os dispositivos de avaliação e o capítulo 4 apresenta uma proposta de projeto. O primeiro capítulo é composto por um total de 10 relatos de estágio, sendo que 3 relatos são relativos a aulas planeadas e subsequentemente realizadas e um total de 7 relatos resultam do processo de observação de aulas assistidas. Neste mesmo capítulo encontra-se uma análise detalhada relativa aos relatos onde e fundamentam as inferências realizadas. O segundo capítulo contém quatro planificações realizadas no âmbito do 1º ciclo do ensino básico e 4 planificações concretizadas no 2º ciclo do ensino básico, com um total de 8 planificações. O terceiro capítulo dispõe um total de quatro dispositivos de avaliação que são resultado de uma apreciação detalhada realizada nas duas valências a que me proponho neste mestrado. O capítulo conta também com toda a discussão e análise vital na compreensão destes dispositivos. O quarto capítulo propõe um projeto por mim desenvolvido com o título “Sensibilização para Extinção de Espécies Marinhas”. O intuito da realização deste projeto será construir a base teórica e prática para melhorar e desenvolver em qualquer turma do 1º ao 2º ciclo do ensino básico trabalhos de projeto no exercício da docência. Finda-se o presente relatório com um breve exercício de reflexão e considerações sobre os principais aspetos a melhorar, bem como sobre os aspetos mais positivos do meu percurso.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Silva, Raquel da Conceição; Boaventura, Diana MendesEste Relatório de Estágio Profissional tem como intuito refletir sobre vários temas relacionados com a área da investigação em Educação e sobre alguns momentos vividos no Estágio Profissional I, II, III e IV, ao longo do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, que teve início em outubro de 2022 e terminou em julho de 2024, na Escola Superior de Educação João de Deus. Este relatório encontra-se dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto. No primeiro capítulo descrevo dez relatos que considerei significativos para o meu processo de formação enquanto futura profissional. No decorrer dos relatos refleti sobre estes e fundamentei-os de forma a suportar a sua importância no processo de ensino e aprendizagem. No segundo capítulo apresento oito planificações realizadas por mim, justificando as diferentes estratégias e recursos utilizados. Das oito planificações, quatro foram pensadas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico e as quatro restantes para o 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de Matemática e Ciências Naturais. O terceiro capítulo é constituído por quatro dispositivos de avaliação, realizados nas duas valências de ensino. Para cada dispositivo é feita uma análise e interpretação dos resultados obtidos. O quarto e último capítulo apresenta uma proposta de projeto educativo, designado “Vem fazer desporto, quero ver-te a mexer!”. O objetivo do mesmo é alertar para a prática da atividade física nas crianças do 2.º Ciclo porque estas cada vez estão mais dependentes das tecnologias. Por fim, termino com a apresentação das considerações finais, enaltecendo as aprendizagens e as limitações que tive no decorrer deste percurso.