ENIDH - Mestrado em Engenharia de Máquinas Marítimas
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Browsing ENIDH - Mestrado em Engenharia de Máquinas Marítimas by advisor "Marat-Mendes, Rosa"
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- Detecção prevenção de falhas aplicando ferramentas da qualidade no ciclo PDCA para melhoria continua. Estudo de caso: instalação de tratamento de petróleoPublication . Carlos, Inácio Miguel; Marat-Mendes, RosaAs técnicas de análise a partir de ciclos de melhoria contínua e ferramentas da qualidade são cada vez mais aplicadas na indústria como instrumentos estratégicos para a prevenção, detecção e previsão de falhas e a garantia da integridade dos processos. Neste âmbito, esta dissertação propõe o uso das ferramentas da qualidade dentro do ciclo de melhora contínua PDCA para associar aspetos qualitativos (através de informações coletadas no campo com a opinião de especialistas) e quantitativos (provenientes de bancos de dados de registos de falhas de uma empresa do ramo petrolífero). A proposta deste trabalho desenvolveu-se aplicando um procedimento ao sistema de reinjecção de água na instalação de tratamento de petróleo Castanha, Bloco Sul Cabinda. O procedimento foi dirigido à detecção e prevenção de falhas nos equipamentos, nomeadamente bombas centrífugas e de deslocamento positivo. Aproveitaram-se as 4 fases de ciclo PDCA e em cada uma delas utilizaram-se as ferramentas da qualidade. Os dados obtidos nas avaliações foram processados para o sistema analisado de onde se obtiveram vários indicadores de gestão da manutenção, nomeadamente as Taxa de falhas das bombas, assim como o MTBF e o MTTR. Foi realizada a FMEA para as bombas junto de uma série de medidas de solução para o caso de alguma destas bombas falhar, em conjunto com a implementação de vários projetos de melhorias da instalação. Ficou claro através das curvas de tendência, do impacto que o tempo de paragem dos equipamentos tem sobre a produção de petróleo e gás, assim como no consumo de água no sistema estudado influênciando directamente nas perdas económicas da referida instalação.
- Elaboração e implementação de um plano geral de manutenção preditiva, preventiva e curativa em aplicações navaisPublication . Santos, Xavier Sobral Ramos dos; Marat-Mendes, RosaUma manutenção eficaz de equipamentos e sistemas navais é fundamental para garantir e assegurar a operacionalidade e a segurança dos navios que estão expostos a ambientes marítimos desafiadores, assim como a inúmeras horas de funcionamento. Os planos de manutenção permitem criar e atribuir listas de trabalhos específicos para acompanhar o progresso das tarefas e registar informações relevantes, tais como o histórico de manutenção e dados de fiabilidade dos equipamentos. Esta dissertação, propõe assim, a elaboração e implementação de um plano de manutenção preditivo, preventivo e curativo, visando maximizar a disponibilidade dos sistemas e reduzir os custos associados à manutenção. Existe assim, uma necessidade em implementar estes planos nos softwares de manutenção, onde organizem e acompanhem todas as atividades de manutenção dos equipamentos e sistemas navais. A dissertação explora as mais recentes práticas de manutenção, destacando a prevenção de falhas através de inspeções regulares, substituição de peças desgastadas e acompanhamento contínuo do estado dos equipamentos. Salienta-se a manutenção preditiva, que utiliza técnicas avançadas para prever falhas antes que estas ocorram, minimizando o tempo de inatividade e os custos de reparação. Na presente dissertação ainda é apresentado um caso de estudo demonstrando a aplicação do plano proposto e do software de manutenção Helm na otimização do desempenho operacional das rotinas de manutenção em aplicações navais através da introdução das listas de rotinas do rebocador Med Antares. O caso de estudo demonstra que as políticas de manutenção preditiva são essenciais, permitindo prever falhas antes que ocorram e minimizando os tempos de inatividade e os custos de reparação. As rotinas de manutenção preventiva ajudam a prolongar a vida útil dos equipamentos, destacando a necessidade de uma abordagem integrada e estruturada. Espera-se que este trabalho contribua para o avanço da manutenção naval e promova abordagens proativas baseadas nos dados fornecidos.
