IP - ESEJPArc - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IP - ESEJPArc - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo by advisor "Monteiro, Angélica"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Conceção e Avaliação de um Ambiente Online de Formação em ParapentePublication . Dias, José; Barros, Rita; Monteiro, AngélicaCom o presente estudo pretende-se verificar as potencialidades de um protótipo multimédia educativo, a fim de melhorar a formação do parapente. Neste sentido, as TIC surgem como um recurso fundamental para promover o sucesso do ensino/aprendizagem nas mais variadas vertentes pedagógicas, quer sejam de carácter teórico ou prático. Após uma revisão bibliográfica centrada na evolução do voo livre e no papel das TIC enquanto ferramenta com potencialidades para a promoção do processo ensino/aprendizagem no parapente, recorreu-se a um questionário exploratório que permitiu conhecer a opinião dos formandos e parapentistas sobre a implementação da educação online, e em particular, identificar constrangimentos relacionados com dificuldades na utilização das TIC e da plataforma. A partir dos constrangimentos identificados, construi-se um protótipo (website) de suporte e apoio aos formandos, facilitador da utilização do ambiente virtual de aprendizagem. O estudo seguiu da metodologia de development research, para tal, precedeu-se à realização do protótipo multimédia sustentado no processo ADDIA (Analisar, Desenhar, Desenvolver, Implementar e Avaliar), o qual envolve a realização de sucessivas análises e avaliações, com testes de avaliações heurísticas e usabilidade com peritos e utilizadores semelhantes ao público-alvo. Para executar o processo em que o protótipo foi usado como recurso pedagógico, recorreu-se a um grupo experimental, constituído por formandos de parapente dos anos 2012-2013, da escola Wind-Nordeste delegação da Wind, no Aero Clube de Mirandela (ACM). Através dos testes e questionários aplicados, verificou-se que os formandos consideram este protótipo uma mais-valia para o ensino/aprendizagem de parapente. Assim, sugere-se a aplicação do protótipo na formação online em parapente, como recurso de apoio aos formandos.
- Pedagogia do E-Learning: um ambiente de aprendizagem online para professores e formadoresPublication . Cruz, António; Monteiro, AngélicaVerificando-se uma utilização crescente das Tecnologias de Informação e Comunicação em diferentes contextos da sociedade, torna-se difícil conceber o ensino aprendizagem sem o recurso a essa mesma via comunicacional. Os professores muitas vezes resistem às TIC ou simplesmente alteram o suporte de analógico para digital, mas mantêm o formato dos conteúdos baseado maioritariamente em textos, sobretudo quando recorrem ao e-Learning. O presente trabalho tem como objetivo descrever o processo de desenvolvimento e de avaliação de um protótipo multimédia para a formação em “pedagogia do e-Learning”. Com base num enquadramento teórico e numa plataforma online orientada para a formação, desenhamos um ambiente de aprendizagem destinado a formadores, com recurso ao vídeo. A metodologia de investigação baseou-se nos princípios da Development Research e desenvolvimento do ambiente de formação seguiu o modelo ADDIA, tendo como fases de desenvolvimento: análise, desenho, desenvolvimento e avaliação. Durante o processo de desenvolvimento foram utilizados dois questionários para análise e caracterização da amostra. Foi efetuado um teste de avaliação heurística com peritos para avaliar a usabilidade e foram efetuados dois testes com os utilizadores da amostra, um de avaliação heurística e outro de avaliação de satisfação (System Usability Scale). O ambiente de aprendizagem que desenhamos foi validado pelos peritos com 87,79% de respostas positivas e pelos utilizadores com características semelhantes às do público-alvo com 92,60% de respostas positivas.