EN - TMI - Curso Marinha
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Browsing EN - TMI - Curso Marinha by advisor "Bué, Isabel Gonçalves"
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- Gestão de espaços marítimos através de informação de Deteção RemotaPublication . Rodrigues, Ricardo José Vales; Bué, Isabel Gonçalves; Lobo, Victor José de Almeida e SousaA deteção remota pode ser definida como a “ciência” que possibilita a obtenção de informação sobre uma determinada área ou um determinado objeto ou fenómeno através da análise de dados adquiridos por um sensor (aeronaves ou satélites) que não está em contato direto com essa área, objeto ou fenómeno em estudo. Os satélites da constelação Sentinel do programa Copernicus têm o propósito de monitorizar o planeta Terra, nomeadamente a sua atmosfera, a terra e os oceanos e a Agência Espacial Europeia (ESA) é responsável pela implementação e gestão deste programa. O Copernicus é um programa de monitorização da Terra através de satélites e de estações em terra que está dividido em seis grandes áreas: atmosphere, sea, land, climate change, emergency management e security. O tema da dissertação, “Gestão de espaços marítimos através de informação de Deteção Remota”, retrata essencialmente a partilha de informação entre a Comissão Europeia, entidade que coordena o programa Copernicus, a ESA, a Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), o Centro de Operações Marítimas (COMAR) e o Centro de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) por forma a que os seus utilizadores possam atuar nas áreas da poluição marítima, da fiscalização, do controlo de fronteiras, da vigilância marítima, entre outros, de um modo mais célere e com mais objetividade. A investigação desenvolvida pretende dar a conhecer como é obtida a informação de deteção remota, como esta é trabalhada, como é difundida, quem tem acesso a essa informação, como é utilizada e, por fim, enumera alguns pontos onde as áreas da busca e salvamento (MRCC) e da vigilância marítima (COMAR) podem ser melhoradas através da implementação de alguns produtos provenientes dos satélites Sentinel nos serviços em uso nesses mesmos centros. Será de equacionar a adição de uma camada extra de informação ao Oversee, software em utilização no COMAR/MRCC, com dados provenientes dos satélites Sentinel 1, 2 e 3, do programa Copernicus.
- Utilização do Simulador de Navegação na formação académica e profissionalPublication . Ferreira, António Pedro Padilha Pina Lopes; Bué, Isabel GonçalvesDecorrente do objetivo primordial deste trabalho, o de demonstrar a possibilidade da utilização do Simulador de Navegação como ferramenta na formação académica e profissional na Escola Naval, serão propostas linhas de ação que permitam maximizar a formação e o treino dos cadetes e aspirantes, os quais irão desempenhar funções como Oficiais de Quarto à Ponte a bordo das Unidades Navais da Marinha Portuguesa. Da revisão da literatura efetuada salienta-se a forma como alguns modelos de treino de equipas analisados se podem aplicar em ambientes simulados, bem como as mais-valias daí resultantes, nomeadamente na aquisição e gestão das competências transversais e específicas. Foi dado um especial ênfase à doutrina em vigor nesta área, especialmente na preconizada nas normas e instruções da Organização Marítima Internacional, bem como na Marinha Portuguesa, tendo em conta que a principal missão da Escola Naval é formar os futuros oficiais conferindo-lhes as competências necessárias ao cumprimento das missões da Marinha. Por forma a validar, sustentar e auxiliar na prossecução dos objetivos desta investigação, foi realizado um questionário aos alunos e formadores que utilizaram o Simulador de Navegação, assim como entrevistas a antigos formadores e a professores da Escola Náutica Infante D. Henrique. A análise decorrente dos resultados estatísticos dos questionários, bem como do tratamento das entrevistas, permitiu a formulação de algumas linhas de ação, encontrando-se em consonância com a base conceptual da problemática em estudo. As linhas de ação e recomendações propostas permitem maximizar a utilização do Simulador de Navegação como complemento à formação académica dos alunos da Escola Naval, tendo em vista o desempenho de funções como Oficiais de Quarto à Ponte a bordo dos navios da esquadra.