IADE-U – Dissertações de Mestrado
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Browsing IADE-U – Dissertações de Mestrado by advisor "Aleem, Aihoor Kayoom"
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- A representação da mulher na publicidade: estudo de perceção e impacto de marcas haute-couture e fast fashion no consumidor femininoPublication . Chitas, Joana Inês Fialho; Ramalho, Joana Lourenço; Aleem, Aihoor KayoomO papel social da mulher passou por mudanças significativas nas últimas décadas, refletindo-se na forma como esta é representada na publicidade. Essa representação tem consequências e efeitos consideráveis sobre o consumidor feminino, considerado o mais afetado pela globalização e novos meios de comunicação. A publicidade, enquanto meio de comunicação, reflete e molda a forma como percecionamos o mundo, sendo atualmente considerada um agente de construção social. Esta assume-se fundamental na comunicação entre marcas e consumidores, pois para além de promover produtos e serviços, transmite valores e associações, que permitem que o consumidor crie uma imagem da marca e atue com base nessa perceção. A presente investigação propõe assim: (1) Rever de forma abrangente a temática da representação da mulher: papéis de género, estereótipos e marketing inclusivo; (2) Analisar as práticas de comunicação de marcas, mediante um estudo de caso comparativo entre a Dior e H&M, que representam as categorias de moda de Haute-Couture e Fast Fashion; (3) Reconhecer a conexão entre o valor percebido de marca ou categoria, que se pode gerar a partir da representação, e o comportamento; (4) Investigar a perceção do consumidor feminino no contexto contemporâneo português, por meio de entrevistas exploratórias e um questionário partilhado online, percebendo assim os fatores de influência, preferências, atitudes e comportamentos sobre uma indústria conhecida por refletir noções de feminilidade e masculinidade.