IPS - ESE - BIBLIOTECA - Dissertações de mestrado
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Esta coleção reúne dissertações, trabalhos de projeto e relatórios de estágio, no âmbito de cursos de 2.º ciclo (mestrados), em formato digital.
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Browsing IPS - ESE - BIBLIOTECA - Dissertações de mestrado by advisor "Alcântara, Ana Ramos"
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- A exploração do património local como laboratório didáticoPublication . Caldeira, Alícia de Brito Marques; Alcântara, Ana RamosO presente relatório de investigação, elaborado no âmbito da unidade curricular (UC) Estágio IV integrada no Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende descrever de forma reflexiva, sistemática e fundamentada, a minha prática pedagógica, que decorreu numa escola de 1.º Ciclo do Ensino Básico de Azeitão, onde procurei utilizar o património local como ferramenta didática, integrando várias áreas curriculares. O estudo “A exploração do património local como laboratório didático”, teve como objetivos: (1) compreender de que forma as visitas de estudo, centradas no meio local, contribuem para uma aprendizagem interdisciplinar e (2) potenciar uma relação entre os/as alunos/as e o meio envolvente. Com vista à concretização destes objetivos, defini as seguintes questões de investigação: Que aprendizagens interdisciplinares são adquiridas pelos/as alunos/as a partir da exploração ao património local?; De que forma a exploração do património local fomenta uma relação entre os/as alunos/as e o meio envolvente? Foi adotada a metodologia de natureza qualitativa, numa abordagem baseada na recolha de dados correspondentes às atividades implementadas no âmbito do projeto principalmente através da observação participante, análise documental, inquéritos por questionário e inquéritos por entrevista e notas de campo retiradas das visitas de estudo. Os dados analisados permitem afirmar que, as atividades propostas aos/às alunos/as, centradas no património local, promovem uma aprendizagem interdisciplinar e colocam os/as alunos/as como participantes ativos nos seus processos de aprendizagem. Constatou-se, igualmente, um maior envolvimento e interesse em relação à área do Estudo do Meio e uma maior motivação para a realização de atividades interdisciplinares.
- O património local como potenciador de uma aprendizagem interdisciplinar no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Peixoto, Inês Teixeira; Alcântara, Ana RamosO presente projeto de investigação tem como finalidade descrever e refletir sobre a minha prática pedagógica, no estágio IV, que decorreu numa escola de 1º Ciclo do Ensino Básico em Setúbal, onde procurei usar o património local de Setúbal como potenciador de uma aprendizagem interdisciplinar, ou seja, integrando as várias áreas curriculares. Com a implementação do projeto pretendia procurar respostas a questões orientadoras da investigação, tais como: de que forma as atividades que partem do mesmo tema são mais vantajosas para a aprendizagem dos alunos; de que forma é que o interesse e motivação dos alunos se evidencia através da realização de tarefas interdisciplinares; de que forma o património local influencia a aprendizagem dos alunos. Foi adotada a metodologia de “Investigação sobre a Prática”, numa abordagem baseada na recolha de dados relativos às tarefas implementadas no âmbito do projeto, nomeadamente através da observação participante, análise documental e inquéritos por questionário e inquéritos por entrevista. Os dados analisados permitem dizer que, as atividades propostas aos alunos, baseadas no património local, proporcionaram uma aprendizagem interdisciplinar e permitiram que os alunos fossem participantes ativos nos seus processos de aprendizagem. Verificou-se, também, e para além disso um maior envolvimento e interesse relativamente à vertente histórica da área do Estudo do Meio e uma maior motivação para a realização de tarefas interdisciplinares.