IPAM - Porto - Dissertação de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPAM - Porto - Dissertação de Mestrado by advisor "Bandeira, Sílvia"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da qualidade do serviço: Estudo de caso da NGB – Negociantes de Gado de Baltar S.APublication . Ferreira, Bárbara Mónica de Vasconcelos; Bandeira, Sílvia; Machado, IsabelCondicionada pelas mais recentes adversidades que abrandam a economia, é necessário que as empresas mantenham uma postura atenta e combativa, procurando-se adaptar e corresponder às necessidades do cliente. Para tal, a qualidade do serviço deve ser vista como uma ferramenta que permite encontrar possíveis falhas. Avaliada através do modelo SERVQUAL, um instrumento composto por duas partes (expectativas vs perceções) abrange 22 itens respetivamente organizados por 5 determinantes da qualidade do serviço: aspetos tangíveis, fiabilidade, prontidão, garantia e empatia. Na primeira parte, serão avaliadas as expectativas do consumidor referentes a um serviço em específico e na segunda serão avaliadas as perceções da empresa em causa. Aplicado este modelo à empresa em estudo NGB – Negociantes de Gado de Baltar, SA, verificou-se que a dimensão que mais influencia a formação das perceções do consumidor B2B é a garantia, seguida pela empatia, fiabilidade, tangíveis e prontidão. A NGB deve alterar a sua estratégia online. Revelando como principais objetivos o aumento da exposição, notoriedade e comunicação do canal omnichannel, as ações estratégicas adotadas foram definidas nesse sentido.
- Como é que a inteligência artificial impacta as funções, competências e oportunidades de trabalho dos profissionais de marketing na Geração ZPublication . Gonçalves, Maria Carolina Oliveira; Bandeira, Sílvia; Machado, IsabelO presente relatório de estágio tem como objetivo analisar o impacto da Inteligência Artificial (IA) nas funções, competências e oportunidades dos profissionais de marketing, com especial foco na geração Z. Ao longo do relatório, foram abordados temas como a automação de tarefas, personalização de campanhas, análise de grandes volumes de dados e o uso de ferramentas de IA para otimização de estratégias de marketing. Foi dada particular atenção às competências que os profissionais da geração Z precisam desenvolver, como o domínio de ferramentas de IA, análise de dados e a criação de conteúdo original e impactante. Através de uma metodologia quantitativa, que incluiu um questionário aplicado a uma amostra representativa, foi possível verificar que a maioria dos inquiridos acredita que a IA aumentará as oportunidades de crescimento nas áreas de marketing digital, marketing estratégico e pesquisa de mercado. No entanto, também foram identificados desafios, como questões relacionadas à privacidade de dados e a adaptação da cultura organizacional. Por fim, o relatório conclui que a IA tem o potencial de transformar significativamente o marketing, mas exige que os profissionais adquiram novas competências e que as empresas estejam preparadas para se adaptar às mudanças tecnológicas. Além disso, são sugeridas áreas de melhoria para futuras investigações e a importância de acompanhar a evolução contínua desta tecnologia.
- A dinamização do turismo cultural em Serralves: a vertente internacionalPublication . Costa, Maria Rita de Calheiros Ferraz Dias da; Bandeira, SílviaO presente estudo tem como objectivo elaborar um plano dinamizador da Fundação de Serralves junto do público internacional, em especial dos turistas de nacionalidade espanhola. Para tal, decidiu-se desenvolver novas actividades de cultura e de lazer, tão importantes para reforçar a oferta já existente em Serralves. Através da recolha de dados primários e secundários, irá ser estudado o perfil do turista espanhol, as atracções que mais lhe interessam e perceber que tipo de actividades alternativas se podem desenvolver para o motivar a conhecer a Fundação de Serralves.
- Employer branding e geração Z: o potencial do TikTok na atração de talentos e construção de marcas empregadorasPublication . Lima, Luiza Cunha Ramos de; Bandeira, SílviaA seguinte dissertação investiga o uso da plataforma TikTok como ferramenta estratégica de employer branding voltada para a Geração Z. O estudo parte da crescente relevância das redes sociais no recrutamento e retenção de talentos, explorando como o TikTok pode ser utilizado para atrair esse grupo geracional, especialmente através de conteúdos que refletem os valores e a cultura organizacional. Foi utilizado a abordagem qualitativa, baseada em entrevistas semiestruturadas com jovens em busca ativa de emprego. Ademais, o estudo avalia como as percepções sobre o conteúdo de employer branding no TikTok moldam a imagem do empregador e influenciam a decisão de candidatura. Os resultados revelam que essa geração tem preferência por conteúdos autênticos e transparentes, valorizando vídeos informais que mostram o cotidiano real da empresa e seus colaboradores. Academicamente, este estudo contribui para a literatura ao expandir o entendimento sobre as práticas de employer branding no contexto das mídias sociais, um campo ainda pouco explorado em relação a Geração Z. A pesquisa também oferece insights práticos sobre como empresas podem adaptar suas estratégias de comunicação para se tornarem mais atraentes e competitivas na captação de jovens talentos, evidenciando o papel crucial de plataformas como o TikTok na construção da marca empregadora. Dessa forma, o trabalho a seguir agrega ao campo da gestão de marketing e recursos humanos, a propor um novo oolhar sobre o recrutamento digital e o engajamento com novos públicos.
- O estudo do comportamento do consumidor para a inovação das empresas: couture, decode + disruptPublication . Machado, Manuel José Pinto; Bandeira, SílviaNeste relatório descreve-se em concreto o estudo do comportamento do consumidor, onde se recorrem a técnicas do estudo Etnográfico aplicado aos negócios, a momentos de imersão e co-criação para o entendimento da actividade de uma entidade chamada Associação Rota Vicentina que gere uma extensão de cerca de 350kms de caminhos pedestres ao longo da Costa Vicentina. O objectivo deste estudo é definir tipologicamente o consumidor, perceber as suas motivações para a escolha do destino, a vivência da sua experiência e de que forma estão envolvidos todos os stakeholders. O produto final deste projecto é, não só descritivo, mas sim, um conjunto de propostas e recomendações estratégicas para a inovação baseadas na interpretação da informação recolhida através do estudo qualitativo.
- Influência do marketing relacional para o sucesso do setor da moda de luxo em Portugal : estudo de caso: Micaela OliveiraPublication . Silva, Filipa Margarida Pereira da; Bandeira, SílviaInicialmente, a preocupação das empresas, era unicamente conquistar e atrair novos clientes. No contexto atual, para além disso, é imprescindível manter os clientes atuais, através da sua fidelização, valorizando as relações estabelecidas e fortalecidas. O Marketing Relacional é fundamental e imprescindível para a criação dessas relações. É fundamental a interação com os clientes, por um lado, para perceber as suas verdadeiras necessidades e motivações e por outro lado, para integrar o cliente na estratégia da empresa. Tendo por base uma contextualização do marketing relacional, o presente trabalho consiste num projeto profissional, que integra o 2º ano do Mestrado em Gestão de Marketing, realizado no IPAM, e assenta no desenvolvimento de uma ferramenta de marketing relacional que sirva para a aplicabilidade das melhores práticas, com o objetivo de criar uma maior Proximidade com o cliente. A marca em questão é a estilista Micaela Oliveira, que atua no mercado da moda nupcial. Desta forma, o objetivo é contribuir para um maior grau de Satisfação e consequentemente para um maior Compromisso por parte dos seus clientes, ajudando na permanência dos mesmos e obtendo a sua Lealdade.
- Influência dos fatores da atmosfera de loja na experiência de compra em lojas de decoração de interioresPublication . Ribeiro, Maria José Sousa; Bandeira, Sílvia; Machado, IsabelO presente estudo tem como objetivo avaliar a importância dos fatores da atmosfera de loja na experiência de compra dos consumidores em lojas de decoração de interiores. Como tal, foi adotada uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa), utilizando como técnicas de recolha de dados o inquérito por questionário e entrevistas semiestruturadas. Neste sentido, o inquérito foi efetuado online e adquiriu uma amostra de 142 respostas, e foram realizadas três entrevistas semiestruturadas a gerentes de loja de decoração de interiores. Os resultados deste estudo demonstram haver uma concordância entre a literatura e o estudo qualitativo de que a experimentabilidade influencia a atmosfera de loja, em termos quantitativos não foi possível corroborar. Para além disso, a investigação também mostra que os elementos atmosféricos aroma e temperatura relacionam-se e formam um só fator. Neste sentido, conclui-se que nas lojas de decoração de interiores em Portugal a atmosfera de loja é constituída por fatores de design (cores, limpeza, sinalização e exposição), fatores ambientais (música, iluminação e aromático) e fatores sociais (funcionários e outros compradores) e que todos estes fatores influenciam positivamente a experiência de compra do consumidor. As limitações do estudo concentram-se na amostra do estudo quantitativo, nomeadamente, a não obtenção de uma amostra representativa e no facto de grande parte dos inquiridos serem do sexo feminino e residirem na zona do Porto. A originalidade deste estudo diz respeito ao facto de ser pioneiro quanto aos fatores da atmosfera de loja que influenciam a experiência de compra do consumidor em lojas de decoração de interiores e, para além disso, não existirem investigações que revelem quais os fatores que constituem este tipo de atmosfera de loja.
- Marketing de eventos: a construção de um evento para a vila de CortegaçaPublication . Santiago, Rodrigo Feliciano Vitória; Bandeira, SílviaO presente trabalho está organizado de acordo com as orientações técnicas de elaboração de trabalhos escritos do IPAM Porto. É um trabalho composto por sete capítulos que estão descritos pormenorizadamente nos parágrafos seguintes. A introdução é o primeiro capítulo deste projeto profissional e contempla aspetos da contextualização do trabalho, a definição da metodologia utilizada, os objetivos e uma abordagem à estrutura do projeto. No segundo capítulo – revisão da literatura – é abordado o tema da marca em termos de construção e identidade do brand equity, o marketing, o marketing de eventos, o conceito de festivais de música, festivais de música em Portugal e por fim, o modelo de construção de evento. O terceiro capítulo retrata a análise do meio envolvente e conta com uma descrição da Vila de Cortegaça e dos aspetos paisagísticos que poderão favorecer um evento realizado nesta região. No quarto capítulo do trabalho existe uma análise da entidade que organiza o evento, neste caso, a Junta de Freguesia de Cortegaça. É uma entidade que tem um projeto delineado para animação das suas praias, especialmente nos meses de Verão, e é sobretudo neste contexto que se pretende desenvolver um evento. O quinto ponto deste trabalho passa pela análise estratégica do projeto. Engloba um tratamento cuidado de todos os dados disponíveis segundo uma análise SWOT. No capítulo seguinte foi efetuado um enquadramento das opções estratégicas definidas anteriormente. Por último, o capítulo sete apresenta as considerações finais do trabalho. E como os eventos são projetos desenvolvidos para serem analisados e melhorados este ponto sugere alguns tópicos que deverão ser de principal destaque aquando da realização do evento.
- O papel dos elementos-chave na construção e gestão da marca pessoa: um estudo sobre a perceção dos influenciadores digitaisPublication . Azevedo, Beatriz de Sá; Bandeira, SílviaCom o avanço da tecnologia e a popularização das redes sociais, o mundo digital tornou-se num espaço cada vez mais relevante para os indivíduos, permitindo que estes construam a sua imagem e se destaquem nas áreas em que atuam. Nesse contexto, dois temas ganham destaque: Marca Pessoal e Influenciadores Digitais. A presente investigação tem como principal objetivo compreender o papel dos elementos-chave da construção e gestão da Marca Pessoa. É de ressalvar que foi tida em consideração a perceção dos influenciadores digitais em relação ao tema abordado, mais concretamente, de acordo com a tipologia de influenciador (macro e micro). Assim sendo, o estudo adotou uma metodologia qualitativa, sendo utilizadas entrevistas semiestruturadas a criadores de conteúdo digital, por forma a ser compreendida a perceção e as práticas dos mesmos relativamente ao processo de construção e gestão da sua marca pessoa. A investigação permitiu compreender se os elementos-chave descritos na literatura – autenticidade, conexão emocional e consistência – são, efetivamente, percecionados pelos protagonistas como fundamental. Para além disso, foi dada a oportunidade aos influenciadores digitais de expressarem abertamente a sua opinião em relação ao assunto, o que resultou em elementos adicionais aos mencionados na literatura – relatability e humanização de conteúdo. Por fim, também foi possível perceber de que forma as diferentes plataformas digitais apresentam impacto face ao processo de construção e gestão de uma marca pessoa.
- Plano de marketing : Santa Luzia ArthotelPublication . Vasconcelos, Joana Pedrosa e; Bandeira, SílviaO relatório de estágio, que a seguir se apresenta, teve por objetivo a conciliação dos conhecimentos adquiridos no decorrer de todo o mestrado, quer fruto das unidades curriculares que o constituem, quer a partir da experiência profissional, obtida na fase de estágio. Tendo sido o Santa Luzia Arhotel parte de toda esta experiência, o presente trabalho diz respeito a um Plano de Marketing para o empreendimento hoteleiro. Trata-se de um hotel com quatro estrelas de classificação, localizado numa das ruas mais antigas de Guimarães, tendo por missão proporcionar serviços de hospitalidade, gerando propostas de valor diferenciado. Estas primam pela excelência da qualidade, satisfazendo as necessidades e as expectativas dos clientes e dos skatehorlders estratégicos. O objetivo estratégico do plano é de tornar o Hotel uma referência para o município de Guimarães, pelos benefícios que este oferece. Guimarães é já identificado como um novo destino-tendência, graças à preservação do património cultural e à sua história, mantendo-se a par do crescimento do setor turístico, verificado a nível nacional.