ISEC Lisboa - Mestrado em Operações de Transporte Aéreo
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Operações de Transporte Aéreo by advisor "Baltazar, Maria Emília"
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- ADVANCED AIR MOBILITY (AAM)Publication . Silva, João; Baltazar, Maria EmíliaNowadays, air taxis are an increasingly materialized reality. Soon companies such as the German Lilium and Volocopter will present their services for moving passengers and goods between notable points in cities, flying over the skies of urban centers. This new electric aviation, dubbed Advanced Air Mobility (AAM), is a reality that is already being prepared in several cities around the world, through implementation plans in Japan, China, Brazil and the USA. This implementation of this new aerial technology of great complexity, which depends on the development and maturity of an Ecosystem, made up of the alignment of several stakeholders, coordinating infrastructures, operations, regulations and communications. The study aims to create a universal tool for characterizing an AAM Ecosystem, as a basis for implementation in any city, region or country, providing support for the development of a ROADMAP that promotes the launch of EVTOL operations. Finally, this work proposes to use this developed tool and promote the Roadmap for the Portuguese case, in order to guide the effective implementation of this new emerging form of air mobility in Portugal.
- Sustentabilidade Económica em Aeroportos. Gestão de Despesas e Oportunidades de ReceitasPublication . Andrade, Sténio; Baltazar, Maria EmíliaEste trabalho aborda a gestão de despesas e as oportunidades de receitas em aeroportos, analisando a eficiência de 22 aeroportos ao redor do mundo. Utilizou-se o método de Análise Envoltória de Dados (DEA) para avaliar a eficiência relativa dos aeroportos antes e depois do período da COVID-19, no qual obtivemos um ranking, indicadores alvo a atingir para garantir uma melhor eficiência e uma análise SWOT aos aeroportos tidos como base referencial. Validou-se 2 hipóteses de trabalho. O objetivo deste estudo foi identificar áreas de melhoria na gestão financeira e explorar novas fontes de receita, especialmente em um contexto pós-pandemia. No final chegou-se a conclusão que diversificação das receitas como arrendamento de espaços no aeroporto para comercio e a otimização de custos como implementação de automação de processos para redução de mão de obra são estratégias que podem ser implementadas para o aumento da eficiência numa infraestrutura aeroportuária. Embora existam estudos sobre aspetos individuais da gestão aeroportuária, há uma lacuna na compreensão integrada de como a gestão de despesas e a geração de receitas contribuem para a sustentabilidade económica. Este estudo visa ajudar a preencher essa lacuna, oferecendo insights práticos para gestores aeroportuários e contribuições teóricas para académicos e pesquisadores